O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ABC de uma Bandeira Azul arriada definitivamente, triste estória pela pena dos co-autores Isabel Soares e Rogério Pinto




Armação de Pêra e Praia Grande, as duas praias do concelho de Silves, não vão hastear definitivamente a bandeira azul.

Porquê? Em resultado da contaminação bacteriológica das suas águas e areias!

E qual foi a causa? Tratou-se da infecção provocada pelas águas degradadas que despejam as Lagoas de Alcantarilha/Pêra e da Boca da Alagoa!

E a quem incumbia zelar para que isso não sucedesse: à Câmara Municipal de Silves!

E quem são os primeiros responsáveis da Câmara Municipal de Silves e pelo sucedido? Isabel Soares e Rogério Pinto!


Até quando permitiremos que a irresponsabilidade e a incompetência continuem a fazer história (triste) neste concelho?

10 comentários:

Anónimo disse...

Não entendo como é que duas pessoas que não tem nada a ver com este assunto podem ser responsabilizadas.
Antes de publicarem estas atoardas, deviam consultar a legislação.
Verificariam facilmente que a responsabilidade é da ARH

Corre Costas disse...

Coitadinhas dessas pessoas, a serem responsabilizadas pelos esgotos a céu aberto, por uma ETAR da responsabilidade da câmara de Silves, que trabalhando deficientemente durante anos provocou um crime ambiental: a morte das Lagoas de Armação de Pêra e dos Salgados -Boca D' Alagoa- Com que então é ver a legislação! Já estão assessoriados por alguma equipa de advogados? Isabel Soares e Valentina Calixto, são um duo que se completa muito bem! uma atira a pedra e a outra esconde a mão!

Anónimo disse...

Não sei do que falam, tenho visto lá as bandeiras... e são por acessibilidades, não por questões ambientais. Não sabem não falem. Este blogue só critica, nunca apresenta uma solução.

weissmuller disse...

o anónimo das 10,28 sabe ler?
Dá-se um caramelo a quem acertar.

weissmuller disse...

o anónimo das 10,28 sabe ler?
Dá-se um caramelo a quem acertar.

Anónimo disse...

Como é que a água e a areia Praia Grande estão contaminadas e as respetivas da Praia dos Salgados não estão? Esta tem Bandeira Azul. Dão-se alvissaras a quem descobrir a razão deste fenómeno e conta falar em marés e correntes.

Corre Costas disse...

Quero as alvissaras!
Na praia dos Salgados as descargas são feitas atravéz de um emissário submarino que as despeja a 200m da costa. Na Praia de Armação de Pêra (pescadores) e Praia Grande as descargas dos esgotos na Ribeira de Alcantarilha, são feitos pela abertura da duna e correm diretamente para o mar.

Anónimo disse...

O corre costas fala do que não sabe. Porque será que a lagoa dos Salgados esteve vazia em Julho e sem chuvas nem entradas de águas do mar ela encheu em Agosto? O emissário está roto? Aonde se localiza a Praia Grande? Faz fronteira com que praias? 200 m impedem a contaminação de praias? O menino não tem direito às alvissaras! Tem de estudar mais.

Corre Costas disse...

O Anónimo - chico-esperto - quer baralhar e trapalhar.
A Praia Grande, fica na margem esquerda da Ribeira de Alcantarilha, toda ela contaminada por esgotos urbanos; tal como a Praia de Armação de Pêra que fica na margem esquerda da dita vala de esgotos - a Ribeira de Alcantarilha. A estrumeira líquida - chamada de Lagoa dos Salgados - fica nas traseiras das dunas e sem qualquer contato com as areias das praias e as suas águas putrefactas ficam por ai estagnadas. Em junho a dita lagoa quase secou, porque a massa líquida, já com algum tratamento feito pela nova ETAR da Guia, foi utilizada na rega do golf. Em agosto, as descargas foram maiores e a relva estava a secar, por isso voltaram a regar com a água da rede. A central de bombagem para o emissário submarino, fica junto ao parque de estacionamento da Praia dos Salgados.

Anónimo disse...

A Praia Grande localiza-se entre a Ribeira de Alcantarilha e a Ribeira de Espiche. Tal como a Ribeira de Espiche não foi aberta ao mar num dado período também a de Alcantarilha não foi no mesmo período. A afetação seria a mesma.
Um dos contentores tem razão. O do lixo.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve