O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pêra ameaçada por autarquia acéfala: Morte à apatia das populações!

Tem gerado alguma controvérsia uma construção em Pêra que não respeitou o PDM, quer na volumetria, quer na proximidade (cerca de dois metros) da Igreja matriz.

Dizem os amigos de Pêra, residentes ou visitantes habituais, que se trata de uma aberração imperdoável e absolutamente impensável nos dias que correm.

Os responsáveis da autarquia, técnicos, vereadores e presidente, não pensam o mesmo e, vai daí, licenciaram uma obra que faz, a qualquer cidadão-comum com um sentido estético mediano, dar voltas ao estômago.
Em Silves há decisões que revelam a inteligência dos asnos.

Pergunta-se a tais alimárias se alguma vez visitaram a obra que licenciaram? E, se o fizeram, o que acharam do resultado ?

Desconhecemos se tal licenciamento se encontra dentro da legalidade, mas ainda assim, a lei não se limita a prever metros e ângulos, a lei, outras leis hierarquicamente superiores, preveem princípios que condicionam todos os metros e ângulos. Por isso, estamos firmemente convictos que esta construção é ilegal.

A não ser que se anteveja demolir a igreja matriz para a construção de duas torres gémeas. Talvez nesse caso deixassem de existir impedimentos a esta e outras aberrações.

Pêra conserva espaços significativos, apesar do seu desenvolvimento do tipo silvense, com a harmonia original e a pacatez de um lugar que atravessou épocas incólume aos atentados ferozes das últimas décadas. Armação de Pêra foi sendo tragada e Pêra, rural e acoitada no interior, sendo esquecida.

Parece que finalmente foi descoberta como potencial objecto da degradação típica de um modelo de desenvolvimento caduco que a autarquia de Silves e seus Presidentes acolheram com entusiasmo e até militância, insistindo na sua permanência apesar das evidências da sua obsolescência.

O período que atravessamos, fértil em alterações pessoais e sociais, as verdadeiramente necessárias mais distantes, as atabalhoadas mais prementes, pode ajudar a alavancar uma mudança nos cidadãos do concelho: pôr um fim na apatia!

Isto não vai lá sem a participação, denúncia, insistência e determinação dos cidadãos.

Dizerem com empenho às administrações que compactuam com o dano estético, com o desrespeito e a ameaça permanentes ao património e com eles cavarem, para todos, um caminho abrupto para o empobrecimento do que dispomos para encarar o futuro: NÃO! CHEGA!

Nas circunstâncias em que o pais se encontra, qualquer diminuição gratuita da riqueza nacional deve ser considerado crime de lesa pátria!
Impõe-se calcar bem fundo os actores do passado a as suas politicas do vale tudo!

Reeleger esta gentalha é suicídio, para além de evidente masoquismo!

10 comentários:

amigo do coração disse...

Rogério
No inicio ainda acreditei que ias ser capaz de fazer diferente da nossa amiga a Belinha.
O tornado foi uma boa oportunidade,que aproveitas-te como ninguem.
Julgavamos que as coisas iam ser fáceis e as eleições eram favas contadas.
Mas vieram os mosquitos, a venda da praia de armação, o edifício em cima da igreja em Pera.
E assim se perde umas eleições.
Não quero acreditar que podemos perder Armação para um desconhecido.

Holligan do Raio Azul disse...

Falta o Rogério e o Ricardo revelarem aos Armacenenses que vão dar 300 mil mocas para o Silves Futebol Clube ter um relvado artificial da UEFA... ao que parece já em Setembro... enquanto isso os Armacenenses ficam a sonhar com um Centro Desportivo prometido em 2009 e que agora não passa de um campo de cricket para paquistaneses e indianos!!! Moços e Braders tirem as palas dos olhos... mekie!??

Anónimo disse...

Leis... Ordem... Cumprir....
nah isso para os outros, este pessoal que anda com as favas na mão na esperança que o povo continue com palas nos olhos e só vote laranja,porque a cor é agradável já passou de moda!

Espero que o povo lhes dê aquilo que merecem e que vão "TRABALHAR" para outras bandas!

São buracos demais e quando mais andamos mais buracos são descobertos!

MóSSE vamos correr questa gente daqui...

Armacenense Puro disse...

É para já brader... pessoal do Raio Azul ninguém vota nos PSD´s e nos PS para a Câmara, e muito menos PSD para a freguesia de Armação de Pêra!!!

Anónimo disse...

realmente votar CDU ou BE faz muito mais sentido.. aliás, sentido até pode fazer, peso político é que não faz nenhum.. é a mesma coisa que votar em branco: é difícil serem eleitos e à pala deles em Setembro há-de ser mais do mesmo (PSD) tal como nas últimas eleições para a junta.. usem a cabeça braders que é pra isso q ela serve, ou então depois quando isto continuar tudo laranja logo choram..

Margarida disse...

A obra em Pêra é pura incúria no cumprimento da própria legislação. Nada interessa a defesa dos valores culturais das populações.
Temos que exercer o nosso direito de cidadania. Está consagrada na Constituição. Denunciar é nosso dever. Obrigada!

maria do carmo disse...

Mas esta mitigada indignação pública perante tanto desaforo contem um perigo muito sério: a democracia está em perigo, quando ouvimos tais escândalos e encolhemos os ombros, cientes de não atingirem quem mais deveriam estar expostos à censura coletiva: o presidente da câmara de Silves, que aprovou o projeto, assim como o presidente da junta de Pera que nada fez, mesmo quando instigado pela população.

Luís disse...

Para acabar com esta palhaçada toda, votarei Rosa Palma... os outros já não me enganam mais!!! Força Braders, Rosa Palma é que é e o resto é conversa!!!

Anónimo disse...

votem Rosa Palma sim.. é tão vereadora quanto o Serpa mas a diferença que há entre eles é que o Serpa tem ajudado muita gente do concelho (ALICOOP, por exemplo - já que gostam tanto de ler blogs, experimentem ir dar uma olhadela ao dele) e a Rosa Palma não tem feito nada! tá à espera que o barco afunde para depois ser ela a salvadora da pátria (como se isso fosse possível..). não esqueçam que as Torre do Alto da Torre foram prendinha de quando a CDU lá esteve!

anónimo disse...

O Serpa tem ajudado muita gente do concelho?!? respeite as pessoas que trabalharam na alicoop e que foram sujeitas ao jogos exibicionistas dos políticos do PS e do PSD... uma vergonha, só reuniões para exibicionismos bacocos, e nas quais nunca vi resolvida a minha situação, a qual mais confusa ficava... se tivesse ficado à espera do que o Serpa dizia no seu Blog hoje já não teria tecto nem comida para os meus filhos!!! Tenha respeito Sr. anónimo, não me use a mim e aos meus colegas para tirar dividendos políticos... já chega tudo aquilo que tive de suportar!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve