O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

A coisa, aqui em Pêra, está preta!


Senhor Presidente da Câmara Municipal de Silves

Sou visita habitual da vossa freguesia de Pêra, onde tenho uma casa alugada na Rua António Mascarenhas Cochado, nesta mesma rua junto à igreja matriz quando foi posta à venda a casa, agora em construção, contactei os anteriores proprietários para possível compra, mas desisti porque fui informada que não poderia efectuar grandes obras. No entanto, agora deparo com uma construção que viola os princípios do vosso Plano Director Municipal, bem como da Constituição da Republica, pois o princípio da igualdade não se verifica para todos os habitantes circundantes da Igreja Matriz.

Esta construção ocupa até espaço da via pública, bem como em altura sobrepondo-se a todas as casas envolventes, também ficando a 2 metros da entrada da igreja (onde estão os 50 metros do PDM?), dizem os nativos de Pêra que nem as procissões têm espaço para passar.

Questionámo-nos, em Pêra, o porquê da autorização para esta construção, o que está nela envolvido - a proprietária estrangeira de nome Marie Claire (?),entre outros - , pois se até aqui uns tiveram que retirar telhados, outros manter telhados, etc., mas sempre com vista a respeitar as regras impostas. Há toda uma série de questões que se colocam, especialmente porque há tratamento desigual para situações idênticas.

Sendo que a conservação do património desta Vila tem sido com muito orgulho mantido. É da responsabilidade do Senhor Presidente da Câmara manter a autorização de tal ignomínia, pois a obra continua a avançar.

Senhor Presidente de forma a minimizar a degradação do património desta terra, apelamos à vossa intervenção na defesa de um bem que a todos pertence, e cujas regras de reconstrução têm sido por todos respeitadas. A lei deve ser aplicada de igual modo para todos.

Cumprimentos,
Maria Teresa da Silva

5 comentários:

Anónimo disse...

Exª senhora

Será que que ainda não reparou que o problema e sempre do outro, segundo andei a indagar a culpa é da Cultura e não da Câmara.
Além disso o Srº Presidente anda muito ocupado a matar os mosquitos, que para bem da população não tinham dengue. mas as babas e comichão ninguém me tira só o gel...
Com a historia dos mosquitos quem se salvou foi a farmácia que estava em Alcantarilha e agora já está em Armação de Pêra. Só espero que o Srº Presidente não tenha posto uma "cunha" para a deslocação.
Parece que mais logo armação tem mais farmácia por cada habitante residente que a própria capital, lisboa

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Santos

Anónimo disse...

A Sr.ª não arranjou os contatos adequados na CMS, por isso a sua pertensão não foi avante.

Zé do Bidé disse...

Este pessoal da câmara tem muito gosto arquitectónico. sem dúvida, uma obra de arte que as gerações futuras hão-de venerar para sempre!

Rui Neto disse...

Hão-de vir charters de chineses, só pa vir ver esta obra carismática... tudo isto é deveres lamentável!!!

Anónimo disse...

vai uma aposta como nada vai ser feito???? Paga-se a multa por estar uns cm's a mais e mais nada.... Em Alcantarilha aconteceu a mesma M***a!!!!!!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve