O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

De tudo o snr. Rogério Pinto é capaz se o deixarem. Até acabar com a principal fonte de rendimento do Concelho: Armação de Pêra!


Armação de Pêra forneceu à imprensa nacional o combustível de que aquela não pode prescindir para viver!

Só os incêndios forneceram ainda mais combustível, permitindo aos jornais e televisões abastecer o público da quantidade de terror indispensável a manter o cenário de drama, a alienação do público sobre das causas que conduzem invariavelmente aos mesmos resultados ano após ano, entretendo o pagode, uma vez que estamos perante a indústria do entretenhimento e não de meios de comunicação social sérios, em face do elevado estatuto que lhe está consignado num Estado de Direito Democrático.

Recentemente o Ministro da Administração Interna terá invocado a culpa dos proprietários de terrenos que não cumprem o seu dever de limpeza das suas propriedades.

Esqueceu que o Estado é o principal proprietário rural do pais e descura sistematicamente a limpeza das suas matas!

Será possível? Não só é, como foi assim que aconteceu, continua acontecendo e, muito provavelmente, continuará a acontecer a uma das poucas riquezas nacionais: a floresta, entregue a irresponsáveis e incompetentes que têm poder suficiente para continuarem a devastar floresta e a ceifar vidas a quem trata das consequências.

Naturalmente com mais água que os incêndios, a ribeira de Pêra, Alcantarilha e Armação de Pêra, nem por isso deixou de “queimar” neste Verão já de si quente.

Primeiro queimou com os mosquitos e acabou (?) queimando com as bactérias!
Por aqui ficaríamos se fossemos como o homem que tem a elevada presença de espírito, chamemos-lhe assim, de se candidatar a principal responsável pelo futuro do concelho, sendo o principal responsável pela triste situação do concelho durante os últimos anos, e mais concretamente pelo estado de verdadeira calamidade ambiental, turística e económica a que, com negligência consciente, conduziu a “pérola” do concelho de nome Armação de Pêra.

Será possível? É, mas não só!

Numa verdadeira atitude anti-social, não só não pede desculpa a ninguém pelas omissões que conduziram à praga dos mosquitos e ao dano ambiental gerado na Ribeira em mais que justificado ato de contrição, como insiste em branquear a sua responsabilidade, diluindo-a no meio dos milhares de metros cúbicos de água contaminada que foram vertidos na Baía de Pêra originando, obviamente o hastear das bandeiras Vermelhas que se justificaram em resultado da conspurcação com milhões de bactérias, tão esclarecidamente ordenada pelo snr. Rogério Pinto.
O Cartão Vermelho foi motivado pelo primeiro a dever evitá-lo:Rogério Pinto!

Fazendo-lhe a justiça de ter tido a perfeita noção do dano que causava ao turismo da Vila, gostaríamos de saber que mal maior quis aquele senhor evitar em consequência da breve chuvada de hoje?
Mal maior esse que tem origem, certamente no mesmo rol de omissões  que têm como mesmo responsável primeiro: o snr. Rogério Pinto!

Para tapar o sol com a peneira e branquear um mal maior e a sua responsabilidade no mesmo por não intervir preventivamente nas respectivas causas!

O que haverá de comum entre o senhor ministro e o snr presidente da Câmara de Silves? E entre estes dois snrs e muitos dos eleitos?

É que todos eles intervêm atabalhoadamente, em estado de urgência, nas CONSEQUÊNCIAS dos problemas e nenhum deles trata de intervir nas CAUSAS dos problemas!

Para além de ser muito mais “rentável” intervir nas CONSEQUÊNCIAS dos problemas, porquanto dá para serem heróis que enfrentam calamidades, visibilidade e comunicação social, logo notoriedade; Intervir nas CAUSAS dos problemas dá trabalho, carece de competências que muitas vezes não têm e não dá qualquer visibilidade e por isso nenhuma notoriedade. Ameaça o seu futuro na carreira política!

A Lei da limitação dos mandatos é demonstração de tudo isto!

Feita por políticos que têm beneficiado da sua omissão por em consciência perceberem que os cidadãos-eleitores se encontram próximo do limite da sua tolerância e os casos limite de eleitos indignos proliferar nas páginas dos jornais pelas piores razões aconselharem a importância do sistema dar nota de alguma decência a preservar, mas com margem suficiente e intencional (só pode ter sido por dolo que o texto da lei contém normas equivocas) para alguns poderem gozar de excepções absolutamente intoleráveis face ao espírito da mesma Lei que é de, em nome da mais elementar saúde democrática, preservar!

Por isso costumamos dizer que a política em Armação e em Silves é farinha do mesmo saco!

Os mosquitos e as bactérias são só mais exemplos da leviandade e diletantismo com que se exercem cargos públicos.

Face às circunstâncias e à indisponibilidade de evidências sobre a reabilitação do sistema político – a qual não é de, lucidamente, esperar para os próximos tempos – impõe-se aos cidadãos eleitores apostarem o mais possível na mudança dos actores políticos (qualquer um que venha de novo apresentar-se-á como um risco menor face ao conhecido), mantendo porém e em qualquer caso, uma vigilância apertada sobre os eleitos o que só se consegue através da participação crescente em todos os assuntos públicos, manifestando as suas opiniões e, obviamente, passando a intervir nas CAUSAS, isto é participando nos partidos, nas associações, nas assembleias, aproveitando para influenciar as decisões antes delas se converteram em desastres como aqueles de que fomos vitimas este verão em Armação.

18 comentários:

Fieldy disse...

Enquanto o povo alienado continuar a votar em PSD e PS, não há maneira do nosso país ou concelho ir ao lugar! Com esta malta, é impossível gente séria assumir os cargos de responsabilidade... Portanto, o meu apelo é deixem de votar em PS e PSD, porque eles são os principais culpados da nossa desgraça e logo a seguir somos nós por insistirmos em votar na porcaria!

Luís Rodrigues disse...

É uma vergonha o que se passa neste concelho e quem ainda tem dúvidas de votar PS ou PSD espero que isto vos ajude.

Partilho com todos vocês a censura de que um munícipe foi alvo na página do Sr. candidato Fernando Serpa.

O administrador da página desse candidato bloqueou os comentários feitos e a permissão de voltar a fazer comentários na página dele como noutras páginas ligadas ao PS sem dar resposta nenhuma.

"Acho que deviam saber isto e saber também que mais pessoas minhas amigas também foram bloqueadas por expressar as suas opiniões.
Estes fascistas devem ser denunciados e estas acções usadas contra eles.
O comentário que gerou a minha exclusão foi:

"O caríssimo Sr. Vereador Fernando Serpa, durante os longos anos como vereador tem sido um marco na história do desordenamento urbanístico no concelho de Silves. Para além de ser um dos cúmplices da destruição da Praia Grande em Pêra. Esse projecto de urbanização que aufere viabilidade a um projecto que permite a valorização ilegítima de terrenos pertencentes ao Grupo Galilei.
O Sr. Vereador para além disto contempla na revisão do PDM do concelho as obras clandestinas dos seus amigos enquanto os cidadãos que queiram ver o PDM dos seus terrenos aprovados deslocam-se à Camâra de Silves e o PDM está sempre em processos de aprovações, nunca disponível a para se saber concretamente o que contempla o PDM numa específica área. O que preciso para ser seu amigo Sr. Vereador? Cliente dos seus serviços de advocacia? Está visto que os interesses dos seus clientes prevalecem sobre os interesses do Município de Silves e das suas populações e vem para aqui pedir votos. Há muito descaramento da sua parte. O candidato Fernando Serpa é um bom advogado e vereador em causa própria. Um candidato com princípios deontológicos e éticos um pouco dúbios!"

Chamam a isto confiança na mudança?!? Eu chamo isto mais fascismo!

Corre Costas disse...

Estes "Tretas" que aqui vêm "comentar" procurar denegrir pessoas têm as mãos e as consciências sujas pela defesa e promoção empolgadas com que têm defendido os crimes ambientais perpetrados no litoral do concelho de Silves. Têm defendido com unhas e dentes o crime que é a Lagoa/estrumeira dos Salgados, branqueando toda a actividade criminosa de Isabel Soares/Rogério Pinto versus ARH/Almargem, que mataram uma lagoa pujante de vida - a Boca da Alagoa -transformando-a numa fossa pestilenta. A ribeira de Alcantarilha segue para o mesmo caminho e com os mesmos protagonistas/criminosos, e estes senhores "comentadores/BE" que têm branqueado todos estes atentados, sem nada terem sugerido ou defendido para a limpeza das linhas de água e a exterminação do despejo de esgotos ou águas mal tratadas da ETAR, nas ribeiras. Fazendo até manifestações e abaixo-assinados defendendo a continuidade do crime na várzea do Pixôrro -talvez ao serviço do GES, o mesmo a que a Almargem se vendeu, vêm para aqui mandar "bocas" contra o Serpa, que defendeu pessoal e politicamente, em Março/Abril, a limpeza e requalificação da ribeira de Alcantarilha!!! como que adivinhando o crime ambiental e a destruição do turismo em Armação de Pêra!

Verdade Inconveniente disse...

Interessa calar, não é? Interessa empurrar as culpas para o outro lado da barricada... Agora, se alguém faz um comentário com informação pertinente, mas que não convém, toca a eliminar...(pode ser que ninguém note!)

Confiança na mudança? Se a mudança é trazer a PIDE de volta, NÃO, muito obrigado.

ze disse...

Talvez a mudança traga algumas supresas, espero bem q sim porque existem algumas pessoas envolvidas q não vão nas Tretas de muito menino bonito!!! E de fascismo está o país farto!!!

Corre Costas disse...

EH Lá que isto já vai de golpe de estado para o outro lado!!!! Estes "Lumpem" São cá uns agitadores sem rumo nem sentido!!!! fumem mais um charro e durmam!!!

The Punisher disse...

Ó Corre Costas agora é que te caiu a mascara! és um apaniguado do Serpa, portanto, és um dos caciques do Sócrates, Armando Vara, Luís Campos e Companhia Limitada! A tua credibilidade vale zero! Bem podes mandar bujardas contra a Isabel Soares e o Rogério Pinto, mas ao apoiares o Serpa e o PS, apoias mais do mesmo e por isso não passas de um velho jarreta com interesses pessoais a defender... é isso que se passa com quem apoia PSD e PS, tudo gente que pulula à volta da central de negócios e de interesses manhosos que são o PSD e o PS!

Outra coisa, o teu Serpa que é tão bom, tão bom, tão bom, em 16 anos de câmara, 16 anos de vícios, as únicas causas públicas em que se envolveu, fê-lo apenas por jogos de estratégia e aproveitamento político e eleitoral! Da sua acção nunca resultou nada de proveitoso para as gentes e o concelho de silves, e esta é uma verdade insofismável que nunca conseguirás rebater!

Passa bem Corre Costas!

Anónimo disse...

amigo do jimy
a mim custa-me a acreditar que o Rogério aguente até ao fim da candidatura.
eu acho que só ele é que acredita que pode ganhar...
ninguém levava a mal se desistisse...
em relação ao serpa parece um lambe botas na campanha ele passa e as pessoa dizem que grande lata...
enfim é bom vê-los sonhar.
com isto não estou a ser irónico.
eu gostava de ver o Rogério e o serpa perderem para ver se continuavam no politica...
quando caírem os dois juntos, acreditem que não sou só eu a abrir a garrafa de champanhe...
atenção que eu até sou do ps e vou votar ps na minha junta pela pessoa mas para a câmara abram os olhos ninguém devia votar psd e ps.

Anónimo disse...

Pois eu digo o contrário até sou PS e votarei PS para a Câmara, mas não para a Junta, não conheço o Paulo!
Desgosto estes bate bocas sem nexo!
mas decansem também não vou votar no Ricardo! Como não encontro candidato o meu voto para Armação será em branco. Pena que tanto o PS como a CDU não conseguiram, aliás acho que as 3 freguesias aqui vizinhas deveriam estar juntas!

Luis disse...

Subscrevo o comentário anterior!

Anónimo disse...

uma Vila como Armação merecia mais e melhor
e sinceramente já enjoam estes comentários repetidos sem dúvidas PS na Câmara! aqui na Junta ??????? más escolhas!

Anónimo disse...

Anónimo das 01:36, então quando o PSD ganhar recorde-me de lhe agradecer o voto em branco, ok? É que para fazer frente ao PSD em Armação todo o voto é importante, se acha que o 'não conheço o Paulo' é motivo credível para não votar nele.. Esforce-se por conhecer, que ele tem-se esforçado por se dar a conhecer.

Anónimo disse...

Em Armação, prefiro que ganhe o Paulo do que o Ricardo! Agora o Serpa na Câmara é que está fora de questão! Mais do mesmo é que não! O Serpa não é quem finge ser! está há 16 anos na câmara como vereador, a trabalhar em prol dos seus interesses, que são os interesses dos seus clientes do escritório de advocacia! Durante todo esse tempo o concelho ficou na merda! O quÊ que ele fez, enquanto advogado ,para travar a Isabel Soares?! Nada! Durante todo esse tempo aprendeu a ser igual a ela! A prova disso é a instrumentalização da voz de silves como jornal de propaganda de campanha do regime serpista! Só um cidadão menos esclarecido vota numa trampa destas!

Anónimo disse...

Não me parece que seja em meia dúzia de dias que se conheça uma pessoa...
Não conheço, não comento, não sou como os que por aqui passam a mandar bolas para o quintal...
ainda por cima anónimos, que sabe não serão os Pintinhos, que tão a ver o chão a fugir...

Anónimo disse...

Anónimo das 15:29, então nunca votou para eleições nacionais, suponho! Ou conhece de gingeira os candidatos em quem votou para PR ou PM? Trata-os por tu, querem lá ver.. Por amor da santa. Neste momento, votar branco é ajudar os Pintinhos. Tudo bem, em Setembro não vote PS porque não conhece o Paulo ou porque isto ou porque aquilo (desculpas, faz mais quem quer do que quem pode, e o anónimo não quer, é simplesmente isso que se passa), e depois, quando o PSD voltar a ganhar numa terra em que até uma cadeira vazia com um pano laranja ganha, depois logo chora. ;)

Anónimo disse...

Anónimo das 14.30, não fale do que não sabe. Até vereadores do PSD sairam a meio do mandado porque não concordavam com a Isabel! Havia de o Serpa, sendo PS, fazer melhor? Andaram a dormir 12 anos, votaram sempre na mesma merda e agora do nada acorda a acham-se donos da verdade!

Anónimo disse...

O voto em Fernando Serpa é um voto ignorante... as pessoas julgam que o Serpa é alternativa ao Rogério, mas não é, porque o Serpa consegue ser pior do que a Isabel Soares!!!

Se o Serpa fosse tão bom como o pintam, e defensor das populações como diz que é, digam-me porque é que em Silves e Messines não suportam o homem e não lhe passam cartão?!?

Acordem cambada... não se deixem ludibriar! Já bastou a truculenta da Isabel Soares!

Beatriz disse...

Vota CDU, a única força política de confiança!!!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve