O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 18 de outubro de 2009

Ranking das Escolas Secundárias

Foi divulgado pelo Ministério da Educação o ranking das escolas secundárias. Este ranking baseia-se única e exclusivamente nas médias que os alunos finalistas do ensino secundário (12º ano) obtiveram nos exames nacionais no ano lectivo 2008/2009.


Classificação de exame (CE) - média das notas dos exames nacionais
Classificação final de disciplina (CFD) - representa a média das classificações finais (composta pela notas de frequência e de exame) a todas as disciplinas

Seguindo este critério só três escolas da nossa região se encontram entre as cem melhores. Duas escolas públicas e uma privada, são elas a Escola Secundária Júlio Dantas situada no concelho de Lagos classificada em 71º, o Colégio Internacional de Vilamoura classificado em 75º e a Escola Secundária Poeta António Aleixo situada no concelho de Portimão classificada em 85º.

As restantes escolas secundárias da nossa região não estão lá muito bem posicionadas neste ranking nacional.

A Escola Secundária de Silves encontra-se mal classificada tanto a nível nacional, onde ocupa o 400º lugar, como ao nível da nossa região onde ocupa o 12º lugar.



A construção deste ranking depende exclusivamente das notas e foca-se nas competências académicas, não reflecte aspectos importantes para o desenvolvimento integral dos alunos, mas deve ser um indicador a ter em conta na reflexão que deve ser feita pelos professores, encarregados de educação, alunos e sociedade em geral do nosso concelho.

13 comentários:

Anónimo disse...

Esse ranking é muito relativo. Existem escolas com diferentes níveis de exigência e a Escola Secundária de Silves é uma escola bastante exigente. O problema não está na escola nem nos professores, está nas condições que o concelho oferece aos alunos. Não querendo falar na falta de condições que a escola oferece porque segundo sei a mesma terá obras e o facto de a escola estar a cair de podre não influenciar directamente o rendimento dos alunos, posso referir que os alunos de Armação de Pêra têm de apanhar um autocarro às 7h10 todas as manhãs para chegar a Silves às 7h30 e ficar até às 8h25 à espera que a primeira aula comece. Sendo que a Câmara em nada tem a ver com a empresa transportadora, EVA, e sendo que vários pedidos de reformularem os horários dos autocarros já foram feitos e a empresa considerar não ser rentável para ela fazer circular um autocarro mais tarde, não será da competência da CMS (que de certeza que está a dar desta situação que dura há muitos anos), colocar um dos tantos autocarros que usa para transportar a 3ª idade a festas ao serviço destes alunos?

Sónia Oliveira disse...

O Problema dos transportes vem já de muito longe, ainda muita gente se deve lembrar que antes de se fazer a EB 23 de A. de Pêra, iamos para Silves nesse mesmo autocarro das 7.10 logo a partir da 4ª classe.

Mas o problema da escola de Silves, não se resume aos alunos de Armação de Pêra, apesar de que alguns "Silvenses" e outros até se aproveitavam da "fama" dos alunos de Armação para se "esticarem" um pouco...

A interligação da escola com a comunidade e sempre de estrita comunicação entre os pais, é uma tarefa árdua e que muitas vezes não é bem sucedida, por culpa de todos os intervenientes.

Não se pode colocar de fora os profesores, como profissionais da educação têm sempre a sua quota parte da culpa.

Quanto á degradação da escola em si, penso também ser um factor negativo, pois os alunos devem sentir-se bem no ambiente escolar e aí cabe ás autoridades locais, colmatar essas lacunas, quer a nível dos transportes quer a nível do bem estar na escola.

Há que trabalhar!

Cumprimentos,

Sónia Oliveira

Lagoense disse...

A Isabel Soares quer lá saber dessas coisas, agora que tem tacho para mais 4 anos.
Pelos vistos, a gente do concelho de Silves nunca mais abre os olhos. Tem o que merece.

Anónimo disse...

Isabel Soares vai começar a colocar parquímetros por toda a cidade e não só.
Os parquímetros foram adquiridos antes das eleiçoes e estiveram guardados num armazém à espera dos resultados.
Preparem-se

Serafim disse...

Ah bom, quanto ao assunto Isabel Soares o pessoal só têm o que merece... falam, falam, falam, chega a hora da verdade, e a mulher, sem ler nem escrever, sem fazer nada de jeito, lá ganha as eleições... das duas uma, ou o pessoal fala muito e têm todos telhados de vidro e vão comer à mãozinha dela como os pombos, ou são todos os masoquistas aleijadinhos da cabeça!

Quanto à situação dos alunos de Armação de Pêra pegarem o autocarro às 7h10m para estarem às 7h30m em Silves e só começarem as aulas às 8h25m já era assim em 93/94 e nessa altura já a senhora tava no concelho directivo e tava pouco se importando com os jovens de Armação!

Uma coisa é certa, os meninos bonitos de Silves tinham a escola à porta de casa e tinham sempre os melhores horários, entravam mais tarde ou saiam mais cedo, e os de fora, Armação, Messines, São Marcos, Tunes, Algoz, entravam sempre cedo e saiam sempre à última hora, com buracos de horas seguidas no horário... Sempre foi assim... Uns com tratamento de elitistas e os outros com tratamento de coitadinhos...

Maria Albertina disse...

Tenho mesmo muita pena, que todos estes problemas não incentivaram as pessoas a sairem de casa para votar.
Assim teremos mais do mesmo, a prepotência que esta senhora demonstrou estes últimos tempos, era merecedora de uma corrida parecida com a da sua colega de Felgueiras.
Devemos manter estes contactos nos blogs, mas sinceramente nem escrevam o nome da Senhora aqui, ela não merece!

Anónimo disse...

Muitos dos alunos que chegam ao ensino secundário provenientes do ensino básico não tem preparação, desta forma como é que um professor do secundário consegue que esses alunos tenham boas notas?

Tânia Oliveira disse...

É uma realidade,a tendência é para piorar.Em Armação de Pêra ,os alunos que estão no ensino básico tem agora uma interrupção que compromete o trabalho dos professores e o rendimento dos alunos.
O almoço na escola ao lado,faz com que o tempo para a refeição seja muito mais longo,a interrupção das aulas às 11.00 da manhã não benificia em nada os alunos,a deslocação implica o envolvimento diário de professores e auxiliares,as crianças ficam mais irrequietas,diminuindo o tempo de aulas da manhã,tempo esse que fica irremediavelmente perdido.
Todos estes problemas tem solução se houver vontade de os solucionar.
A solução que encontraram foi a ampliação do refeitório da escola ao lado,não era por ai,continuamos com o problema,agravado agora pelo facto de já estarem 2 turmas de crianças no antigo edificio da escola primária,separadas da restante comunidade escolar.
A quem serviram as obras de ampliação do refeitório da EB 2/3?
Fica a pergunta,os problemas ficaram,cresceram.
Terá de haver,de futuro, vontade de encontrar soluções que realmente resolvam os problemas que temos.
Cumprimentos
Tânia Oliveira

Anónimo disse...

Até parece que a culpa dos alunos não estudarem é da falta de refeitório.
Se os pais se preocupassem com os seus filhos e os não deixassem andar à balda bem calar tinham melhores notas e melhor comportamento.
E não andavam a prejudicar os alunos que querem estudar.

Paciência de Job disse...

Até parece.Boa.
Ò anónimo,tenta ,vais ver que consegues.

O Homem Invisivel disse...

O candidato LUis pelo PS à Junta raramente o vejo por aqui. Depois admira-se de não ser eleito. Quando chegarem as próximas eleições lá vai aparecer outra vez?

Anónimo disse...

Bem se vê quantos pais é que aparecem nas reuniões

Anónimo disse...

E porque é que os professores não querem ser avaliadaos

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