O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 10 de outubro de 2009

De cavalo para burro!


O estudo desenvolvido pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior, realizado pelos professores José Ribeiro Manso e Nuno Miguel Simões, o qual vem aferir o nível de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar de cada um dos 278 concelhos do continente português, vem demonstrar aquilo que já todos intuiamos!
O nosso concelho tem vindo, claramente a regredir!
De 2004 a 2006 baixámos 22 pontos no ranking e somos hoje um dos concelhos algarvios com pior desempenho!

Seria bom que as "Adelina Capelo" deste concelho tirassem desse facto as devidas ilações!

16 comentários:

Anónimo disse...

ó meus amigos! O povo deste concelho está todo "anestesiado" tal como a Adelina Com Pelo... querem lá saber do ranking... mas afinal o que é isso?... ahahah!....


Observador

Catarina Louro disse...

Mas conhecem todos o tamanho do instrumento reprodutor do burro, não é verdade?
Pois isso chega para saber o que se quer ou, pelo contrário, o que se não quer. Certo?

Anónimo disse...

Então porque não continuam a gritar e a distribuir flyers do ps na rua? só ouve e só recebe quem quer. Haja mesmo paciência...

Tiago disse...

Haja paciência para aturar a mesma campanha de má lingua de sempre.
A campanha PSD é baseada na difamação,nas calunias.´
Não respeitam ninguém,o que importa é continuarem no poleiro.
Finalmemte estão todos bem identificados,o cerco apertou de vez.
ARMAÇÂO DE PÊRA ESTÀ BEM?
PARA QUANTAS PESSOAS?
TENHAM VERGONHA!

Paral adormecido disse...

Estão em pânico, afinal todos sabem agora, que a respeitada professora e presidente, não passa de uma arruaceira e mal educada.
Não respeita os restantes candidatos, pois ao chamar ignorante e sem experiência a pessoas que têm um nível académico superior ao seu é no minimo hilariante!
E mais, a única diferença é de que os outros candidatos, apesar de inexperientes, não levaram nenhuma "cábula" para a parte final do debate (coisas que não se vêm na rádio) e mesmo não sendo natural, não escondeu o nervosismo de quem tem muito a perder e de quem tem estado a gerir os dinheiros públicos de uma maneira menos correcta.

Por tudo isto e muito mais é que eu convicto CDU votarei Lisete Romão para a Cãmara Municipal!

Conte comigo Dra. Lisete o meu voto já é seu.

Anónimo disse...

Nas eleições de 2005, verificou-se a passagem de testemunho em duas Câmaras – Faro e Vila Real de Santo António – respectivamente do PSD para o PS e do PS para o PSD.

Se se olhar para os resultados das Eleições Legislativas do passado dia 27 de Setembro constata-se que o Partido Socialista venceu em 15 dos 16 concelhos, mas as eleições a nível do Poder Local são bem diferentes, pois, recorde-se, em 2005 os socialistas elegeram seis deputados pelo Algarve, enquanto os social-democratas se ficaram pelos dois, enquanto nas Autárquicas desse mesmo ano o grande vencedor acabaria por ser o PSD. Pode concluir-se, pois, que são duas eleições distintas.

O que se verificou no decorrer dos últimos actos eleitorais de 2009 foi a emergência do Bloco de Esquerda que, em relação a 2005, aumentou sete vezes a sua votação no Algarve, votos que saíram do PS e de novos eleitores, o que, em abono da verdade, ainda não chega para eleger um presidente de Câmara.

Aliás, um dos principais pressupostos eleitorais dos bloquistas é retirar as maiorias absolutas existentes em alguns concelhos, o que também não é liminar que venha a acontecer.

Outro facto que se verificou no Algarve, nas Eleições Legislativas, foi a subida do CDS-PP, números que derivam sobretudo do descontentamento do eleitorado do centro-direita e que se deslocaram sobretudo do PSD.

Fazendo a extrapolação dos dados eleitorais das Legislativas, meramente de forma teórica e sem rigor científico, mas apenas e só como exercício simples à migração de eleitores, tendo em conta os resultados das Autárquicas de 2005, pode concluir-se que em quase todos os concelhos houve uma migração de votos do PSD para o CDS-PP, verificando-se fenómeno idêntico entre o PS e Bloco de Esquerda, com lucro para esta força política.

A CDU, coligação PCP/PEV, consolidou o seu eleitorado, com alguma subida em vários concelhos, embora em Portimão, Silves e Vila Real de Santo António tenha registado uma descida no seu número de votantes.

Em alguns concelhos, podem fazer-se leituras curiosas, como, por exemplo, em Albufeira, onde todos os partidos lucraram com os votos que saíram do PSD, e que se repartiram pelas restantes forças políticas.

Ou em Loulé, onde houve uma subida da CDU e do BE, e mesmo do CDS, com saída de votos do PSD e do PS, sendo certo que este foi o único concelho no Algarve onde os socialistas não ganharam.

Em Silves, os únicos partidos a registarem a perda de votos foram o PSD e a CDU, eleitores que se distribuíram pelas restantes forças políticas.

O que se poderá concluir com base na comparação dos dados das Autárquicas de 2005 e das Legislativas de 2009 é que o PSD foi o partido mais perdedor, em cerca de 30 mil votos, enquanto o PS cifrou a sua queda nos 15 mil.

A CDU, BE e CDS-PP registaram um aumento de votos, sendo notória a subida do Bloco de Esquerda, com mais de 25 mil, e o CDS-PP, com um aumento de 18 mil. Pode registar-se também o aumento do número de votantes, com mais cinco mil pessoas a votar.

Os resultados das eleições do próximo domingo são imprevisíveis, como em qualquer acto eleitoral, mas quase que é possível adiantar, conjugando os números obtidos por cada força política, e sabendo-se da empatia ideológica de cada uma delas, que a mudança de presidência nas Câmaras apenas poderá acontecer em três concelhos.

Mas tudo isto não passa de uma mera especulação, porque quem decide é o eleitor e o seu voto é pessoal e secreto.


Para mais dados sobre este tema, leia a edição impressa do jornal «barlavento» desta semana

Anónimo disse...

Vocês devem ter ouvido outro debate só pode, ou então nem queriam acreditar que aquela voz esganiçada, inrritante e arruaceira era a da senhora que apoiam e não a de quem queriam. essas talas não vos andam a magoar a face?

chicote disse...

A tua voz, anónimo, não se ouve no blog. É voz de burro e vem de família, certamente`.É por isso que zurras e obedeces cegamente à tua dona.

Anónimo disse...

Oh tão querido. não precisavas de ser tão simpático, mas isso não deve ser defeito deve ser mesmo feitio e muita falta de chá.
beijinhos

Anónimo disse...

Houve prepotência por parte do actual presidente da junta de Pera ao praticar um acto ilícito, em periodo de proibição de actividade política visível,retirando o Placard da candidata do PS à Junta do local onde estava colocado hà um mês e perante a admiração da população.Isto é um acto ilícito e vai ser apresentada a respectiva reclamação por parte da população. têm medo???

Anónimo disse...

Acto ilícito? ai ai... nada disso e vocês sabem-no bem

Pescatore disse...

O Fernando Santiago quando falou da obra que fez em Armação esqueceu-se de referir a esplanada do Jimy!!!! Ou será que também foi uma empreitada de obras públicas adjudicada por ajuste directo pela Artista Arruaceira Portuguesa Isabel Soares!?? A Madrinha dos Vigas D´Ouros e das PLMJs!!!

Isabel Soares fica descansada, vou votar LISETE ROMÃO! E amanhã vou ao lar buscar a minha mãe e as amigas para irem todas votar na Lisete! Vais ter concorrência! O teu amigo Provedor da Misericórdia de silves, e que deste um tacho ao filho, nem vai conseguir enfiar os velhos todos na carrinha!!! A isto chama-se elite silvense...

Anónimo disse...

oh chicote, estava aqui a pensar e a herbalife deve ter um bom remédio para a asia

Anónimo disse...

A Adelina com Pelo por esta hora deve andar rouca e coxa, coitada... mas não foi bem como queria.... desta vez tem que ficar sem a maioria, ó D. Adelina... com Pelo.

Observador

Anónimo disse...

e a Isabel não fez um terço da campanha que vocês fizeram, imagina se fizesse.

Anónimo disse...

Ah ah ah ah .. não fez? Por onde andou, Anónino(a)? Ah,ahahahah

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve