O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.
sábado, 10 de outubro de 2009
De cavalo para burro!
O estudo desenvolvido pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior, realizado pelos professores José Ribeiro Manso e Nuno Miguel Simões, o qual vem aferir o nível de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar de cada um dos 278 concelhos do continente português, vem demonstrar aquilo que já todos intuiamos!
O nosso concelho tem vindo, claramente a regredir!
De 2004 a 2006 baixámos 22 pontos no ranking e somos hoje um dos concelhos algarvios com pior desempenho!
Seria bom que as "Adelina Capelo" deste concelho tirassem desse facto as devidas ilações!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
ó meus amigos! O povo deste concelho está todo "anestesiado" tal como a Adelina Com Pelo... querem lá saber do ranking... mas afinal o que é isso?... ahahah!....
Observador
Mas conhecem todos o tamanho do instrumento reprodutor do burro, não é verdade?
Pois isso chega para saber o que se quer ou, pelo contrário, o que se não quer. Certo?
Então porque não continuam a gritar e a distribuir flyers do ps na rua? só ouve e só recebe quem quer. Haja mesmo paciência...
Haja paciência para aturar a mesma campanha de má lingua de sempre.
A campanha PSD é baseada na difamação,nas calunias.´
Não respeitam ninguém,o que importa é continuarem no poleiro.
Finalmemte estão todos bem identificados,o cerco apertou de vez.
ARMAÇÂO DE PÊRA ESTÀ BEM?
PARA QUANTAS PESSOAS?
TENHAM VERGONHA!
Estão em pânico, afinal todos sabem agora, que a respeitada professora e presidente, não passa de uma arruaceira e mal educada.
Não respeita os restantes candidatos, pois ao chamar ignorante e sem experiência a pessoas que têm um nível académico superior ao seu é no minimo hilariante!
E mais, a única diferença é de que os outros candidatos, apesar de inexperientes, não levaram nenhuma "cábula" para a parte final do debate (coisas que não se vêm na rádio) e mesmo não sendo natural, não escondeu o nervosismo de quem tem muito a perder e de quem tem estado a gerir os dinheiros públicos de uma maneira menos correcta.
Por tudo isto e muito mais é que eu convicto CDU votarei Lisete Romão para a Cãmara Municipal!
Conte comigo Dra. Lisete o meu voto já é seu.
Nas eleições de 2005, verificou-se a passagem de testemunho em duas Câmaras – Faro e Vila Real de Santo António – respectivamente do PSD para o PS e do PS para o PSD.
Se se olhar para os resultados das Eleições Legislativas do passado dia 27 de Setembro constata-se que o Partido Socialista venceu em 15 dos 16 concelhos, mas as eleições a nível do Poder Local são bem diferentes, pois, recorde-se, em 2005 os socialistas elegeram seis deputados pelo Algarve, enquanto os social-democratas se ficaram pelos dois, enquanto nas Autárquicas desse mesmo ano o grande vencedor acabaria por ser o PSD. Pode concluir-se, pois, que são duas eleições distintas.
O que se verificou no decorrer dos últimos actos eleitorais de 2009 foi a emergência do Bloco de Esquerda que, em relação a 2005, aumentou sete vezes a sua votação no Algarve, votos que saíram do PS e de novos eleitores, o que, em abono da verdade, ainda não chega para eleger um presidente de Câmara.
Aliás, um dos principais pressupostos eleitorais dos bloquistas é retirar as maiorias absolutas existentes em alguns concelhos, o que também não é liminar que venha a acontecer.
Outro facto que se verificou no Algarve, nas Eleições Legislativas, foi a subida do CDS-PP, números que derivam sobretudo do descontentamento do eleitorado do centro-direita e que se deslocaram sobretudo do PSD.
Fazendo a extrapolação dos dados eleitorais das Legislativas, meramente de forma teórica e sem rigor científico, mas apenas e só como exercício simples à migração de eleitores, tendo em conta os resultados das Autárquicas de 2005, pode concluir-se que em quase todos os concelhos houve uma migração de votos do PSD para o CDS-PP, verificando-se fenómeno idêntico entre o PS e Bloco de Esquerda, com lucro para esta força política.
A CDU, coligação PCP/PEV, consolidou o seu eleitorado, com alguma subida em vários concelhos, embora em Portimão, Silves e Vila Real de Santo António tenha registado uma descida no seu número de votantes.
Em alguns concelhos, podem fazer-se leituras curiosas, como, por exemplo, em Albufeira, onde todos os partidos lucraram com os votos que saíram do PSD, e que se repartiram pelas restantes forças políticas.
Ou em Loulé, onde houve uma subida da CDU e do BE, e mesmo do CDS, com saída de votos do PSD e do PS, sendo certo que este foi o único concelho no Algarve onde os socialistas não ganharam.
Em Silves, os únicos partidos a registarem a perda de votos foram o PSD e a CDU, eleitores que se distribuíram pelas restantes forças políticas.
O que se poderá concluir com base na comparação dos dados das Autárquicas de 2005 e das Legislativas de 2009 é que o PSD foi o partido mais perdedor, em cerca de 30 mil votos, enquanto o PS cifrou a sua queda nos 15 mil.
A CDU, BE e CDS-PP registaram um aumento de votos, sendo notória a subida do Bloco de Esquerda, com mais de 25 mil, e o CDS-PP, com um aumento de 18 mil. Pode registar-se também o aumento do número de votantes, com mais cinco mil pessoas a votar.
Os resultados das eleições do próximo domingo são imprevisíveis, como em qualquer acto eleitoral, mas quase que é possível adiantar, conjugando os números obtidos por cada força política, e sabendo-se da empatia ideológica de cada uma delas, que a mudança de presidência nas Câmaras apenas poderá acontecer em três concelhos.
Mas tudo isto não passa de uma mera especulação, porque quem decide é o eleitor e o seu voto é pessoal e secreto.
Para mais dados sobre este tema, leia a edição impressa do jornal «barlavento» desta semana
Vocês devem ter ouvido outro debate só pode, ou então nem queriam acreditar que aquela voz esganiçada, inrritante e arruaceira era a da senhora que apoiam e não a de quem queriam. essas talas não vos andam a magoar a face?
A tua voz, anónimo, não se ouve no blog. É voz de burro e vem de família, certamente`.É por isso que zurras e obedeces cegamente à tua dona.
Oh tão querido. não precisavas de ser tão simpático, mas isso não deve ser defeito deve ser mesmo feitio e muita falta de chá.
beijinhos
Houve prepotência por parte do actual presidente da junta de Pera ao praticar um acto ilícito, em periodo de proibição de actividade política visível,retirando o Placard da candidata do PS à Junta do local onde estava colocado hà um mês e perante a admiração da população.Isto é um acto ilícito e vai ser apresentada a respectiva reclamação por parte da população. têm medo???
Acto ilícito? ai ai... nada disso e vocês sabem-no bem
O Fernando Santiago quando falou da obra que fez em Armação esqueceu-se de referir a esplanada do Jimy!!!! Ou será que também foi uma empreitada de obras públicas adjudicada por ajuste directo pela Artista Arruaceira Portuguesa Isabel Soares!?? A Madrinha dos Vigas D´Ouros e das PLMJs!!!
Isabel Soares fica descansada, vou votar LISETE ROMÃO! E amanhã vou ao lar buscar a minha mãe e as amigas para irem todas votar na Lisete! Vais ter concorrência! O teu amigo Provedor da Misericórdia de silves, e que deste um tacho ao filho, nem vai conseguir enfiar os velhos todos na carrinha!!! A isto chama-se elite silvense...
oh chicote, estava aqui a pensar e a herbalife deve ter um bom remédio para a asia
A Adelina com Pelo por esta hora deve andar rouca e coxa, coitada... mas não foi bem como queria.... desta vez tem que ficar sem a maioria, ó D. Adelina... com Pelo.
Observador
e a Isabel não fez um terço da campanha que vocês fizeram, imagina se fizesse.
Ah ah ah ah .. não fez? Por onde andou, Anónino(a)? Ah,ahahahah
Enviar um comentário