O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 17 de outubro de 2010

Plano Director Municipal do Município de Silves: um caminho para a insanidade ou para a sustentabilidade?



A Câmara Municipal de Silves realiza uma Sessão Pública de Informação e Participação, promovida no âmbito da Revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Silves, no próximo dia 22 de Outubro, pelas 20h30, na Fissul.

Na revisão que está em curso gostaríamos de ver esse plano não como um instrumento de ordenamento do território, que não faz mais do que verter numa planta os vários “interesses dos particulares”, mas um instrumento que permita gerir um território, promovendo o desenvolvimento sustentável deste concelho.

Atravessamos tempos difíceis não só na economia e nas finanças, mas na organização social e na base ecológica, cada vez temos uma maior dificuldade em reconstruir os custos, por isso ou nós como humanidade conseguimos controlar esses custos ou vamos ser confrontados a médio prazo com problemas cada vez mais graves para o qual provavelmente não conseguiremos encontrar soluções fáceis.

A questão que devemos colocar é como vamos conseguir do ponto de vista civilizacional avançar com sustentabilidade, já que nos encontramos a braços com uma crise em que o problema é o excesso de despesa e não a falta de procura.

Um plano director nos dias de hoje não pode ser elaborado utilizando as “receitas de ontem”. Uma transição para um futuro sustentável requer novas formas de pensar e de governo do concelho, associados a novas tecnologias.

No futuro próximo vamos estar, sem margem para dúvidas, perante um conjunto de constrangimentos e desafios associados às mudanças climáticas e à escassez de recursos naturais.

Daí que este plano deva ser enformado de novos conceitos que integrem as novas realidades, como a sustentabilidade, o urbanismo bio-climático a morfologia urbana e os balanços energéticos, os fluxos e economia energética, o ciclo urbano da água, o uso do solo e sustentabilidade os transportes e a energia.Ponto!

Continuar com as práticas costumeiras nesta matéria é garantir o mesmo resultado a prazo, isto é, o agravamento suicidário das condicções que queremos ver arredadas do planeta, do país e do concelho. É insanidade!

2 comentários:

Corre Costas disse...

Conceito de PDM, para a Câmara Municipal de Silves e os promotores imobiliários - Construtores - É a forma legal para em todos os espaços -rurais,naturais, públicos, etc - construir novos mamarrachos"

Anónimo disse...

Bom, eu estive lá. Não foi dito nada de concreto e, nem sei porque é que se realizou aqula reunião, se , de concreto, nada havia a dizer " ainda". Achei interessante o facto da sala estar repleta de gente que identifiquei como: construtores em busca de novos filões para construir; donos de terrenos desejosos que os mesmos fossem considerados zona de construção para irem pensado nos montantes a pedir pela sua venda, arquitectos, e o mais interessante, um fiscal da Cãmara ( que TODA a gente conhece - por boas ou más razões), tentando descobrir a sua nova área de actuação. Fantástico! Só para analisar a plateia , valeu a pena a " seca".

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve