O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Nunca é de mais recordar (sobretudo à C.M.Silves)que Armação está no séc.XXI e não na Idade Média!!



Este ano, a Feira Medieval de Silves dedica cada um dos seus dias à recriação dos mais importantes períodos históricos da sua história medieval, por entre a animação da que foi Shilb, a Bela, uma capital onde se entrecruzaram culturas, religiões, artes, muito comércio e até batalhas.
(Observatório do Algarve 05.08.10)

A Idade Média (400 a 1400 d.C.) foi um período de 10 séculos sem avanços sanitários. Lixo de todo tipo acumulava-se nas ruas, facilitando a proliferação de ratos e criando problemas sérios de saúde pública – um dos mais graves foi a epidemia da peste bubónica,também conhecida por peste Negra, que só na Europa, dizimou entre 25 a 75 milhões de pessoas.

A Feira Medieval de Silves, este ano numa versão neo-realista, começou por recriar um ambiente medieval em Armação de Pêra, Vila do concelho, onde o lixo prolifera pelas ruas e os esgotos vêm à superfície, tudo na expectativa de recriar um verdadeiro ambiente medieval.

Não se poupa a esforços a autarquia silvense para dar o toque de realismo necessário ao sucesso da invocação da idade média que aquela Feira pretende ser.

O mesmo não se pode dizer do investimento e dedicação daquela autarquia ao conceito de Vila turística, plena de património natural, em pleno século XXI, que Armação de há muito é, apesar do autêntico boicote que a gestão autárquica, diletante e irresponsável que prima pelo abandono, objectivamente constitui!

Teremos de esperar por uma Feira Romana que invoque a presença dessa civilização de referência em Silves, para eventualmente virmos a ter uma cloaca central em Armação de Pêra e por via do espectáculo, poder a Vila vir a dispôr de um saneamento à altura das necessidades.

Sim, porque só pela via do showbusiness tal poderá vir a acontecer!

3 comentários:

Anónimo disse...

Para a feira nunca falta o dinheiro. Para o resto é que são elas...

adelina capelo disse...

Um entupimento nos tubos de esgoto provocado pelas porqueiras que os turistas deitam para lá já parece um grande problema.
Vão para a praia apanhar o Sol e há noite vão ver a feira mediaval um espectáculo inolvidavel.

Anónimo disse...

Vai tu com a tua pré -histórica presidenta,não se esqueçam dos ridiculos Pintos,muito medievais também.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve