O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Armação de Pêra: Como a internet pode demostrar a incompetência de quem nos governa


No estudo divulgado no final de Dezembro de 2008, realizado sobre eGovernment Local em Portugal, das 4261 juntas de freguesia existentes, apenas 1243 tinham sítios na internet.

Passados dois anos verifica-se existir uma evolução notória no que toca às juntas de freguesia que já tem o seu sítio na internet mas são ainda muito poucas aquelas que tiram partido das funcionalidades do mundo online.

A maioria das juntas de freguesia nos seus sítios só presta serviços essencialmente de informação na maioria dos casos não permitem a interacção nos dois sentidos, como o preenchimento e entrega de formulários e/ou consultas ao estado dos processos.

A freguesia de Armação de Pêra infelizmente é uma das freguesias que ainda não tem o seu sítio na internet.

Não encontramos outra razão a não ser a incompetência de quem nos gere, para não termos ainda em funcionamento o nosso sítio, pois freguesias do nosso concelho com menos população e com recursos financeiros mais escassos já os têm em funcionamento.

Temos um exemplo de boas práticas aqui mesmo ao lado, a freguesia de Alcantarilha, que tem um sítio onde se pode obter um conjunto de informação sobre a freguesia e mesmo fazer download de formulários, não apresenta ainda a vertente interactiva, permitindo que a população tenha acesso aos documentos e possa preencher requerimentos ou fazer pedidos sem se deslocar à sede da junta e algumas das funcionalidades estão desactualizadas como a apresentação dos documentos de apresentação de contas, mas mostra que o seu presidente tem outra atitude face à comunicação com os seus eleitores.

São estas as palavras de João José Palma dos Santos no sítio Junta de Freguesia de Alcantarilha.

Na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Alcantarilha, venho convidar-vos a percorrer através do nosso site, os caminhos que vos levam a conhecer a nossa Freguesia, mostrar o que fomos, o que somos e aquilo que temos para vos oferecer.Alcantarilha, com 25 Km2 , bem no coração do Algarve, a três quilómetros da Praia de Armação de Pêra e da Praia Grande – Pêra, hoje avança em busca do progresso, para que alcance novas condições de vida com segurança e estabilidade em busca de um futuro melhor.

Hoje, Alcantarilha é essa simbiose do domínio dos tempos, um misto do passado e do presente a erguer as novas pontes do futuro e da esperança, como tem sido nos últimos tempos o promissor Parque Industrial e Comercial.

O Turismo tem sido igualmente um grande factor de desenvolvimento local que tem vindo a crescer, em função do seu Parque Aquático e de Campismo, das unidades de Turismo Rural na qualidade que oferecem e também o Golfe.

A florescer está também o Turismo Cultural face à oferta do seu património Histórico- Cultural.Não podemos também esquecer as lendárias Alfarrobeiras, Oliveiras, Amendoeiras e Figueiras, que constituem o essencial da nossa paisagem.

É precisamente com os aromáticos figos, amêndoas e alfarrobas, que fazemos os melhores doces da Região.Vem juntar-se também a produção de citrinos, esta em grande crescimento o que faz deles os melhores do País.

Desfrute desta viagem através dos sistemas de informação dos organismos, como factor de modernização e transparência, utilizando cada vez mais o nosso Balcão Virtual, que está à vossa disposição a partir desta inovação do site.

Para terminar, direi que vós estais a navegar num site de uma Freguesia que personifica o futuro, que é exemplo de como deve funcionar uma Autarquia, baseada no progresso e nas novas tecnologias.

Seja bem vindo, dê a sua opinião positiva ou negativa e divirta-se navegando no nosso web-site.

Obrigado.
João José Palma dos Santos
Presidente da Junta de Freguesia de Alcantarilha .

4 comentários:

Anónimo disse...

Belinha

Dizias tu que elas se cansavam que esta coisa do blog acabava depois das eleições.
Olha, isto só acaba quando arranjares a sede para a associação já te disse várias vezes resolve isso e vais ver.

Tânia Oliveira disse...

As sedes,não esquecer que a da junta de freguesia está primeiro depois a da Associação de pescadores.
Depois ainda há mais,mas é surpresa...

Façam uma sede para a junta de freguesia da vila,isto é uma vergonha!

Se uma delas sou eu,garanto-lhe que não me canso.

Anónimo disse...

Alcantarilha... é Alcantarilha!Não há muita parra e pouca uva, mas sim muito trabalho e pouca conversa! Aqui é tudo ao contrário...Mas o pessoal gosta! Se não não votava sempre na mesma conversa!

Anónimo disse...

Parece que quanto menos comunicação se fizer nesta terra melhor, vivemos todos de costas viradas, até porque não há demonstração de existir qualquer organização a funcionar como freguesia no curso da vida desta, logo não à nada a transmitir ao mundo.
À, não esqueçam temos um dos representantes oficial desta freguesia, um menino prodigio da informática, pedeu toda a paixão ou agora o poder é maior paixão.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve