O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Deriva do Litoral

por Valdemar Rodrigues, Professor Universitário



Arrastadas pela inexorável corrente legislativa bruxelense, vêm de algum tempo a esta parte dando à costa notícias inusuais sobre a situação “insustentável” das praias concessionadas de Itália; sobre a tendência ucraniana de ir a banhos embriagado - o que constitui um grave risco para a segurança marítima – ou sobre a inevitável necessidade de transformar certas zonas da costa em luxuosos condomínios privados de forma a assegurar a necessária qualidade, segurança e “sustentabilidade” das praias.

3 comentários:

Tânia Oliveira disse...

A praia dos pescadores ,sem dúvida a praia que reune melhores condições em Armação de Pêra,pela facilidade de acesso e pela próximidade e quantidade de comércio na zona e o mais importante,por ser a única em toda a vila a ter balneários públicos(da C.M.S.).São mesmo ,mesmo, públicos.

Só necessita mesmo, que a nossa presidente cumpra o que prometeu para a praia recuperar a qualidade que perdeu com a construção da "barraca maldita",levar o apoio que deu, a quem dele precisou, para bem longe da praia dos pescadores.

A nossa oposição que se mexa,mexam-se senhores e senhoras,senão o sr. dr. Rogério pinto acaba com a vila de Armação de Pêra de uma vez por todas.
A última vez que falei com esse "sr. dr.",disse-me que a praia dos pescadores só estaria limpa quando deitasse o edificio da lota abaixo,ficou muito indignado quando lhe perguntei se ainda tinha mais amigos que queriam abrir restaurantes na nossa praia,estava connosco o Miguel do Divespot,que lembrou, e muito bem,que seria o edificio da lota uma excelente sede para os pescadores e para promover as actividades turisticas relacionadas com o mar,mergulho grutas,etc.
O sr. dr. Rogério Pinto nem respondeu,mas parece-me uma boa ideia,não acham????

Devolviam os balneários à vila,para serem usados pelos utentes da praia,promoviam o património natural e dignificavam toda aquela área que bem precisa.

Fica a sugestão,a qualidade e segurança das nossas praias deve ser uma prioridade,cada vez mais dependemos do turismo.
Quem sabe conseguiam criar um motivo válido para visitarem a vila fora da época alta.

Anónimo disse...

Deixa as pessoas trabalhar e ganhar a vida não seja invejosa.

Tânia Oliveira disse...

Identifica-te palerma,os invejosos são estes tristes projectos de gente,instalaram-se em locais públicos,em prejuizo de todos os que ali estão, por direito,desde sempre.Por pura inveja e pior ,FALTA DE VERGONHA!!

O que vale é que está à vista o que são, espelhado na pobreza e mau gosto,que revelam diáriamente nas atitudes que vão escapando.

Ainda ter a pretensão que alguém os pode invejar,é hilariante,são os tais,"pés rapados" de que o sr. Adelina falava,disso nunca vão passar.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve