O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Armação de Pêra: Artesanato local

Dois Artesãos de Mão Cheia

Num mundo em acelerada mutação, os valores e as raízes tradicionais estão cada vez mais esbatidos na nossa memória colectiva.

O artesanato assume-se muitas vezes como a presença viva da nossa herança cultural.

A Vila de Armação de Pêra tem no seu seio excelentes artesãos dos quais hoje destacamos dois pescadores reformados, que com a sua experiência e habilidade constroem réplicas perfeitas de embarcações características do Algarve.

Muito obrigado António Prudêncio e Casimiro Prudêncio pelo sublime trabalho de criação manual. Assim a terra saiba estar à sua altura, preservando para memória futura os lugares comuns da sua origem e fundação!





Casimiro Prudêncio




2 comentários:

Tânia Oliveira disse...

São o exemplo da riqueza patrimonial que representa a presença dos pescadores na vila de Armação de Pêra.

Uma comunidade que não se resume aos pescadores que actualmente exercem a profissão.

O corredor de pesca, é a alma de Armação de Pêra.

Massena disse...

Concordo com a Tânia Oliveira e endereço daqui os meus parabéns aos artesãos que aparecem nas fotos do post pelo seus trabalhos, mereciam ser expostos à população!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve