O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

2ª Reunião de comerciantes de Armação de Pêra

Promovida pela Associação Amigos de Armação



No próximo dia 23 de Abril, pelas 21.00 horas, irá realizar-se na sede do Clube de Futebol “Os Armacenenses”, uma reunião aberta a todos os comerciantes interessados.
_______________________________________



Há muito que pensamos e até já o referimos por aqui, lá pelos idos de 2008, que os comerciantes de Armação deveriam formar uma ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, a qual, eventualmente, poderia congregar os comerciantes de Alcantarilha e Pêra, (ultrapassando-se de vez a visão que não alcança mais que o próprio umbigo, típica do individualismo filho de um quadro de miséria onde os nossos pais nasceram, mas que, em boa verdade e em termos relativos já não nos caracteriza hoje) ganhando dimensão e peso político para defesa dos legítimos interesses económicos de quem trabalha e vê o resultado do seu suor malbaratado pela negligência, incompetência, obesidade, diletantismo ou voracidade fiscal por parte dos que nos governam local ou nacionalmente.

Sabemos como a nossa economia é exígua, os recursos naturais relativamente parcos e quanto a nós, o seu principal activo são as pessoas.

De entre estas, as empreendedoras, em qualquer domínio, são imprescindíveis ao desenvolvimento. E sucede que, segundo os dados do último Eurobarómetro, a vontade de trabalhar por conta própria dos portugueses é superior à média europeia que é de 45% e a daqueles 78%. Se se conjugarem estes indicadores com o peso que representa o emprego na despesa pública, que tanto deprime esta economia, poderíamos concluir, no plano lógico, que a concertação dos interesses em presença é possível, residindo nos timings respectivos o seu sucesso.

O tecido empresarial português, como de resto o europeu, é profundamente animado pelas micro, pequenas e médias empresas e o seu peso, nas mais diversas escalas, é, invariavelmente, esmagador.

As associações empresariais têm assim, para além das sinergias que a união permite no seu interesse e das suas actividades, a suprema função de aproximar a lei e a intervenção do Estado na economia das condições ideais de articulação de todos esses factores, no interesse geral.

A lei não é um fim em si mesma. É um instrumento das sociedades civilizadas e organizadas para, com exclusiva obediência aos princípios enformadores da constituição material de um Estado de Direito, regular, em beneficio da comunidade, os seus múltiplos interesses e altera-se as vezes que forem necessárias até o conseguir.

Todos os meios legítimos são por conseguinte desejáveis para aproximar o poder político dos cidadãos em geral e dos agentes económicos em particular, visando o aperfeiçoamento da acção do Estado e a melhoria das condições de desenvolvimento e consistência das actividades económicas e por aí, da imprescindível prestação das PME’s, em sede de economia e responsabilidade social.

Não é expectável que as PME’s de per si reúnam condições para o fazer!
Compete às associações desses múltiplos interesses constituírem-se como interlocutores válidos, o que só será possível atingir com percursos de responsabilidade, conhecimento, missão e credibilidade.

Ao Estado competirá construir com elas, ajustadamente, os quadros legais que se imponham. É para isso que ele existe!

Mas disto, a C.M.Silves e a sua Presidenta, jamais perceberão!

Porém, uma UNIÃO COMERCIAL(de Armação de Pêra, ou de Armação, Pêra e Alcantarilha) pode fazê-los entender! Lá isso pode... Bastará tocar-lhes onde dói mais...

20 comentários:

Anónimo disse...

AH! AH! AH! esta associação não representa nada!

Luís Ricardo disse...

Não é necessário que seja representativa para si! é fundamental é que esta ou outra qualquer, defenda os interesses dos comerciantes de Armação de Pêra que estão a ser espoliados pela Câmara de Silves.
Se para si a representatividade mede-se pela bajulice ou pelas "bocas" mandadas a destempo, deixe-se estar por ai no seu lugar de bufo e protegido da "patroa".
Queiram os comerciantes de Armação de Pêra, unir-se e defender os seus legítimos interesse, e a Associação dos Amigos de Armação, ao promover este encontro estará a prestar um serviço de inestimável valor, na defesa dos vivem e trabalham nesta terra. Objectivo para que foi criada.

Anónimo disse...

Cantas mas não encantas.
Não foi criada para quem não tem vida própria poder andar entretido ?

Teresa C.P. Silva disse...

A quantidade de idiotas que comenta este blog já está para além do normal.
Aos anónimos atrás deixo uma sugestão: leiam, instruam-se ou então vejam-se ao espelho para terem um grande susto.
Não seria de a administração do site pensar nalguma censura prévia?
Deixamos a sugestão.Obrigada.

Anónimo disse...

Deixo à sra. D. Teresa um poema de um homem simples,mas que descreve bem esta associação dos amigos,que a meu ver não passa de uma mentira.
Sabe D.Teresa,não basta saber ler,temos também de saber interpretar o que lemos,temos também de ter noção que só conseguimos ver aquilo que sabemos.

Sei que há certos embusteiros
Que a mentir com habilidade,
Parecem mais verdadeiros
Que os que dizem a verdade

Por isso a mentira gira
E,quando a gente a reconhece,
Até parece mentira
O que a mentira parece.

Um afirma que é capaz,
De fazer isto, e aquilo...
E nós ficamos em paz
Quando acabamos de ouvi-lo.

Responde o outro a dizer
Que ainda tem mais juizo
E que é capaz de fazer
Desta vida um paraiso.

Vem outro lá mais atrás
Frisando os mesmos assuntos,
Que afirma e jura que faz
Mais do que eles todos juntos.

E eu digo como plebeu
Ocultando as minhas penas:
Mal de mim se não for eu
E o resto são cantinelas.

C. Domingos Baeta

Luís Ricardo disse...

E é exactamente por só saber interpretar aquilo que sabe, que deveria ter mais humildade e aprender com quem sabe, eu sei que a ignorância é atrevida, mas ter consciência da sua ignorância constituiria um grande passo na direcção da sabedoria.

Anónimo disse...

E quem sabe?
E quem deveria ter mais humildade e aprender com quem sabe?
E porquê, no seu atrevimento,me está a chamar ignorante?
O sr. Luis já deu o grande passo na direcção da sabedoria?
Sabedoria é assunto sério. Considera ser necessário ser sábio para perceber o óbvio?
A associação dos amigos é uma mentira,a mentira tão bem retratada no poema do sr. Baeta.
Procure saber que começa a ver.

Luís Ricardo disse...

" E ERRO VULGAR CONFUNDIR O DESEJAR COM O QUERER. O DESEJO MEDE OS OBSTÁCULOS, A VONTADE VENCE-OS" da sabedoria de Alexandre Herculano.
Por mais que você afirme que a Associação dos Amigos de Armação, não existe, ela existe!. Incomoda-o, porque põe a nu, os seus interesses obscuros, espúrios e obscenos. Seus de mais alguns chicos-espertos, que recorrendo à "cunha", à trafulhice e ao compadrio, procuram usufruir abusivamente dos bens públicos em detrimento do interesse da comunidade. Ao recorrer a versos de cariz popular, com conteúdo contraditório, reflecte bem a sua incapacidade de ordenar ideias claras, sem as confundir com os seus desejos ansiosos.
A Associação existe. A reunião de apoio aos comerciantes fez-se, e o que era o mais importante! conjugar e ordenar os problemas que mais afligem os comerciantes SÉRIOS, desta terra, foi conseguido. "Uma maçã podre, só apodrece as outras, se estiver na mesma vasilha". Felizmente a separação já foi feita.
O óbvio para si, seria a remoção dos incómodos e engulhos que a existência da Associação lhe causa. Não é necessário ser portador de grande visão para ver que, as suas ambições gananciosas e obscuras, acabarão por ser desmascaradas e estão condenadas ao fracasso. Tenha a Associação e os seus associados e amigos, longa vida e vontade crescente para o desmantelamento do oportunismo e da corrupção em Armação de Pêra.

Anónimo disse...

O sr. acredita no que está a dizer, está visto,são as suas necessidades.Eu também acredito no que estou a dizer.
Desejos ansiosos revelados, com toda a sua cólera,bem visivel nas palavras que por aqui deixa.
Se o sr. tivesse alguma capacidade para desmantelar a corrupção e o oportunismo, que mandam em Armação,já se teria notado,não lhe parece?
Desculpe ,mas Armação de Pêra necessita de muito mais,não passam de um grupo de pessoas com pouco que fazer e com muita vontade de provar que valem qualquer coisa,fracos objectivos para tão grandes problemas.
Incómodo não,caricato,tão fraco como o que contestam,que absurdo.

"...o impulso do homem em direcção ao eterno e o carácter finito da sua existência,entre a «preocupação» que é a sua própria essência e a inutilidade dos seus esforços."

Luís Ricardo disse...

Se acha, e eu também acho, que Armação de Pêra necessita de muito mais, esforços e pessoas, para combater a corrupção que por aqui grassa. Faça qualquer coisa de objectivo e assertivo contra a sua existência. Não denegrindo qualquer atitude que se faça nesse sentido, que se combate os males que a nossa sociedade enferma. Será por despeito? ou frustração? que age dessa maneira?.
Sejam lá quais forem os estados de alma que atormentam a sua pessoa, o facto é que objectivamente está a favorecer as actividades que diz também estar contra. Ou todos esses desabafos não passarão meros espasmos de uma necessidade de afirmação pessoal?
Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir.

António Calmeiro disse...

O snr. anónimo, apesar de ser inimigo da associação revela ter alguma coisa na cabeça e vontade de por os pontos nos is. Pergunto-lhe, porque não se associa e faz inverter o rumo que critica?Ser democrata impõe esforçar-se para fazer prevaleçer os seus pontos de vista.
Não será altura de se associarem esforços dos de boa vontade, em vez de se debaterem com peixeirada que nada adianta e só desmotiva quem gostaria de fazer alguma coisa?

Anónimo disse...

Ó sr. António,o que essa associação pretende é lutar pelo poleiro,na C.M.S.,são cheios de boas intenções,como os que lá estão,mas as boas acções ficam pelo caminho.
Não lhe parece familiar?
Estão pouco preocupados com Armação de Pêra,querem mama,trabalhar é cansativo.
É altura de se associarem esforços dos de boa vontade e dos de bom carácter.
Essa associação é uma mentira.

Luís Ricardo disse...

Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
Oscar Wilde
Se em vez de procurar denegrir as pessoas que não lhe agradam ou que põem em causa os seus desígnios, as julgasse pelos suas atitudes e acções, talvez ai encontrasse os motivos de dignidade e carácter que a defesa de Armação de Pêra exige.
Eu sei que as suas afirmações não passam argumentos mal engendrados para justificar a sua aversão a quem se opõe à corrupção e compadrio, que você tão bem se aproveita.
A defesa de Armação de Pêra, faz-se, apoiando a suas justas causas, independentemente dos protagonistas que se propõem a lutar por elas.
Escusa é de se mascarar de "trabalhador" ou pessoa de"carácter" para dar ar de importância, que não a tem.

Anónimo disse...

Sr.Luis os julgamentos ficam para o si.
O sr. é um sabichão,pelos vistos.
Pois se as minhas afirmações não passam de o que quer que seja que o sr. decidiu,pois não faça caso,mas gostei do termo ,protagonistas,muito adequado.
O sr. conhece os protagonistas do filme,associação dos amigos?
Mas que grupo de estrelas,parecem abelhas de roda do mel.
Tenho a maior simpatia por quem se opõe à corrupção,mas não esqueça que para isso teriam de dar o exemplo,antes de tudo.
Ainda não entendeu????

Luís Ricardo disse...

Não confunda o acessório com o essencial!!!!
O essencial é a luta contra a corrupção!!!
O acessório são os epítetos que você pretende colar às pessoas.
As suas atitudes serão meritórias, desde que os objectivos mereçam o aplauso e o apoio das pessoas justas e honestas.
Sou sócio e dirigente da Associação Amigos de Armação e não lhe admito que ponha em causa a minha honestidade nem a minha integridade moral. A minha luta é pela dignificação dos armacenenses e de Armação de Pêra em particular.

Anónimo disse...

Ora bem,então é também uma abelha,não ia desistir da politica?
Não admite?
Que interessante,continua sem perceber,lá está o sr. a ser desonesto no diálogo,conversa de pobre de espirito.
Vindo de si ,chega a ter piada,então onde encontrou a ofensa?
Pois é sócio e dirigente de mais uma bela me.. que apareceu por Armação,o que vale é que os Armacenenses já não acreditam em nada mesmo.

Ganzada Alcoviteira de Alma Empobrecida disse...

Dignificação dos Armacenenses,imaginem só,dos Armacenenses associados?
São umas piadas giras.

Anónimo disse...

Nestes comentários verifica-se que se os da associação não prestam, os anónimos ainda prestam menos. Mesmo que tenham ambições politicas os da associação, pelo menos vê-se fazerem alguma coisa por isso. Já os anónimos mal educados só contribuem para reforçar a importancia da associação pois em terra onde nada se faz e até se tem raiva de quem faz, quem fizer um centimetro, palmilha um kilometro.
Tenham portanto juizo as más linguas porque não têm qualquer moral para criticar porque nada fazem e ainda desdenham de quem faz.
Miséria é o que é.

Chouriçosoueu disse...

Para completar isto que por aqui vai, digo que é bem visível quanta amizade vai aqui por armação de pêra,Amizade baseada no desaforo e na troca de conversa agressiva da parte de ilustres amigos é uma verdadeira mostra da boa condução do processo dessa tal amizade,como é possível tanta vontade de bater no mundo em vez de se sentirem palavras que conduzam a actos correctos e proveitosos para todos? Dúvido seriamente de tanta amizade ilustrada por balões de banda desenhada sem os rostos dos protagonistas que por serem tão agressivos melhor será não vê-los. Complicado gerir e digerir tudo que por aqui se l|e sem ficar com um certo mal estar, por se perceber a hipocrisia e o descaramento de falar do bem comum,falando ao mesmo tempo da moral de cada um, colocando-a em causa, quando ficamos sem perceber nada daquela de quem por aqui agride e vomita palavras azedas, carregadas de ódios que se soltam em diarreias verbais.

Chouriçosoueu disse...

Para completar isto que por aqui vai, digo que é bem visível quanta amizade vai aqui por armação de pêra,Amizade baseada no desaforo e na troca de conversa agressiva da parte de ilustres amigos é uma verdadeira mostra da boa condução do processo dessa tal amizade,como é possível tanta vontade de bater no mundo em vez de se sentirem palavras que conduzam a actos correctos e proveitosos para todos? Dúvido seriamente de tanta amizade ilustrada por balões de banda desenhada sem os rostos dos protagonistas que por serem tão agressivos melhor será não vê-los. Complicado gerir e digerir tudo que por aqui se l|e sem ficar com um certo mal estar, por se perceber a hipocrisia e o descaramento de falar do bem comum,falando ao mesmo tempo da moral de cada um, colocando-a em causa, quando ficamos sem perceber nada daquela de quem por aqui agride e vomita palavras azedas, carregadas de ódios que se soltam em diarreias verbais.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve