Quase todos nós já tivemos uma chamada de um telemarkting publicitário e quase todos nós tivemos de nos dirigir a uma empresa com quem contratamos um serviço e fomos atendidos por um “call center” qualquer, sitiado muitas vezes em Cabo Verde ou em qualquer outro pais.
Sabemos assim todos ao que a redução de custos de exploração pode conduzir, mesmo para empresas que facturam biliões e auferem lucros fabulosos.
Mesmo assim, estas empresas consideram que o cliente consumidor não merece uma assistência à altura das suas necessidades, mas aquela que o melhor custo pode proporcionar. E não tardam aí os computadores a responder em substituição das operadoras de telemarkting...
Meio a brincar, meio a sério, recebemos uma sugestão de uma visitante do blog, que considera ser possível “inverter os termos ao quadrado divisor” levando os serviços “automáticos” a terem, também eles, respostas automáticas.
Para quem tiver a paciência de se “vingar”, aqui deixamos a sugestão:
Cliente – Estou!
Vodafone – Está? Estou a falar com o senhor Nuno?
Cliente - Sim...
Vodafone - Sr. Nuno, como vai? Aqui é da Vodafone e estamos a ligar para lhe apresentar a promoção Vodafone 1.382 minutos, que oferece...
Cliente - Desculpe (interrompe), mas com quem estou a falar?
Vodafone - O snr está a falar com Natália Bagulho da Vodafone. Eu estou a ligar-lhe para...
Cliente - Natália, desculpe-me, mas para minha segurança gostaria de conferir alguns dados antes de continuar com a nossa conversa, pode ser?
Vodafone - ...Sssssim, pode...
Cliente - A Natália trabalha em que área da Vodafone?
Vodafone - Telemarketing Pró-Activo.
Cliente - E tem número de funcionária da Vodafone?
Vodafone - Desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
Cliente - Então terei que desligar, pois não estou seguro de estar realmente a falar com uma funcionária da Vodafone.
Vodafone - Mas eu posso garantir...
Cliente - Além disso, sempre que tento falar com a Vodafone sou obrigado a fornecer os meus dados a vários interlocutores.
Vodafone - Tudo bem, a minha matrícula é Vodafone-6696969-TPA.
Cliente - Só um momento enquanto verifico.
Cliente - ...??? (Dois minutos mais tarde) - Só mais um momento, por favor.
Vodafone - ...??? (Cinco minutos mais) - Estou sim?
Cliente - Só mais um momento, por favor, estamos muito lentos hoje cá por casa.
Vodafone - Mas, senhor... (Um minuto depois)
Cliente - Pronto, Natália, obrigado por ter aguardado. Qual é mesmo o assunto?
Vodafone - Aqui é da Vodafone, estamos a ligar para oferecer a promoção Vodafone 1382 minutos, pela qual o Sr. fala 1.300 minutos e ganha 82 minutos de bónus, além de poder enviar 372 SMS totalmente grátis. O senhor estaria interessado, Sr. Nuno?
Cliente - Natália, vou ter que transferir a sua ligação para a minha mulher porque é ela quem decide sobre alteração de planos de telemóveis.
-Por favor, não desligue, pois a sua chamada é muito importante para mim...
(Pousa o telemóvel em frente ao leitor de CD´s, coloca a música "Quero cheirar teu bacalhau" a tocar em repeat mode e vai beber um cafézinho...)
Naturalmente que este plano será válido não só para a Vodafone. Pode experimentar com a TV CABO, Clix, Optimus, Cabovisão, etc..etc...etc...
O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
É o que irei fazer da próxima que me ligarem. Obgdo pela sugestão. Mas é que vai ser mesmo...
Enviar um comentário