O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 17 de março de 2010

CONCURSO DE IDEIAS


A sociedade civil é muitas vezes acusada e outras tantas com razão, de alheamento e falta de participação.

A classe politica no poder, queixa-se disso, pela surdina, assumindo um papel tutelar desta “piolheira” (o povo, parafraseando El Rei D. Carlos) e encarrega-se de, em seu entender, prover a esses défices.

Esta atitude é, segundo o mesmos, publicamente assumida como penosa. No entanto é-lhes profundamente útil pois, “quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é parvo ou não tem arte”, e o ditado faz, no seio da classe politica, escola, com muita facilidade o que não aconteceria se o número de actores em cena fosse outro, isto é, se os cidadãos interviessem em maior número (participação) e sobre cada vez mais questões que o justificam.

Participar, proactivamente, é concretizável através de iniciativas como aquela a que um conjunto de cidadãos chamou de Amigos de Armação o que tem, por isso mesmo, uma importância ímpar neste contexto.

Realmente do que mais falta existe no mercado comunitário é a iniciativa cívica dos actores da sociedade civil.

O Estado, tentando, muitas vezes, suprir este défice, tem iniciativas cívicas, que dificilmente convencem e até fazem, outras tantas vezes, parecer que a iniciativa e a acção do Estado são uma e a mesma coisa. Em prejuízo da autonomia da sociedade civil que deste modo continua a parecer incapaz de se auto determinar e decidir, por si, o seu destino e o da comunidade.

É neste enquadramento que tomamos a liberdade de sugerir ao único movimento de participação que conhecemos em Armação de Pêra – a Associação Amigos de Armação – a concepção, iniciativa, divulgação,promoção e organização de um CONCURSO DE IDEIAS, que vise arrolar um conjunto de soluções para problemas presentes, com que o comum dos cidadãos se confronta, na Vila, no concelho ou mesmo no pais.

De facto, os concursos de ideias vão sendo uma realidade progressivamente mais usada porquanto se revelam muito produtivos. São organizados em função de critérios especificos em função dos interesses prosseguidos por cada organização que os promove.

Estamos certos que os Amigos de Armação saberão dar a mais este iniciativa, se a adoptarem, a dimensão e divulgação de que a mesma carece para ter alguma expressão em sede de resultados e que desse CONCURSO DE IDEIAS resultarão novas “bandeiras” para, todos, nos batermos pela sua implementação.

Constituiria, a ser adoptada a sua realização e sem se pretender “descobrir a pólvora”, um estimulo importante à comunidade para a Participação e, provavelmente, um contributo para o desenvolvimento da mesma em harmonia.

Assim tenhamos a cooperação e o concurso da energia que os Amigos de Armação têm posto naquilo por que se batem!

18 comentários:

Maria Manoel disse...

Acho a ideia otima. Podiam fazer parceria com a escola e realizar uma coisa em grande.

Fernando M. disse...

Mas ideias sobre quê. Não pode ser sobre tudo... têm de especificar numa area

Paciência de Job disse...

à Associação não faltam ideias,falta seriedade,está cheia de anjinhos que continuam a acreditar que o crime compensa.

António Calmeiro disse...

Esta paciência parece muito desesperada para o meu gosto.Se decidir trabalhar com a associação ou sem a associação mas em prol da terra talvez lhe passe o stress...

Paciência de Job disse...

Quase nada do que parece corresponde à realidade, muito em breve vai perceber,isso lhe garanto.

Paciência de Job disse...

Essa do prol está gira,é só para quem pode,e mais nada.
Não me digas que és como a outra idiota que pensava que Job,neste contexto, significava trabalho,hilariante!
A mulher é parva todos os dias.

Anónimo disse...

Quem se dá ao "luxo " de chamar parvo a quem trabalha... ou é burro ou lhe veste a capa fazendo-se passar uma qualquer personagem angelical. Verdade se diga, que já nem os anjos enganam ninguém, basta olhar-se-lhes para o chão que sobrevoam e tira-se-lhes o retrato. Os anjos não se deixam fotografar, mas os novos anjos mesmo que tenhamos falta de vista.
Trabalho não envergonha. Burrice, vigarice, idiotice, e faz de conta que são os "máiores"...nada mais errado. Gentinha com conteúdo adulterado.

ectyryl disse...

Quem se dá ao "luxo " de chamar parvo a quem trabalha... ou é burro ou lhe veste a capa fazendo-se passar uma qualquer personagem angelical. Verdade se diga, que já nem os anjos enganam ninguém, basta olhar-se-lhes para o chão que sobrevoam e tira-se-lhes o retrato. Os anjos não se deixam fotografar, mas os novos anjos mesmo que tenhamos falta de vista...vêmo-los e bem.
Trabalho não envergonha. Burrice, vigarice, idiotice, e faz de conta que são os "máiores"...nada mais errado. Gentinha com conteúdo adulterado.

Anónimo disse...

Sabes lá o que é trabalho,não passa de uma pobre alma penada.
Sempre o mesmo discurco,vê-lá se mordes a lingua, ainda o engoles e vira-se o feitiço contra o feiticeiro.

Vaievoltacáteespero disse...

UAU!
QUE BELO TRABALHO AQUI VAI!
ISTO É QUE É CIDADANIA DA IDEAL!
UNS DIZEM MATA-SE E OUTROS LOGO DIZEM ESFOLA-SE.
BONITO MESMO!
ISTO É NESMO UMA AFIRMAÇÃO DE CIDADANIA EXEMPLAR.
FEITIÇOS E FEITICEIROS É MESMO UM BELO ASSUNTO PARA POLITIQUICE, E OS ADULTOS NUNCA MAIS CRESCEM!

Anónimo disse...

Desliga o caps lock,ó projecto de cidadão,grita que isso passa.

PEPSILINE disse...

O anónimo como sabes tanto de gritar e passar? Se calhar já andas há tanto tempo nesse exercício e te dás tão bem, que aconselhas isso a quem te apetece.
Projecto de cidadão és mesmo tu, porque ainda não passaste da fase do conselho sem conteúdo. Trata-te e convence com outros argumentos.

Eterno Candidato disse...

Sabias que andam à rasca porque se querem livrar de ti mas tem medo da reação?
Fica-te onde estás agora é tudo o que alguma vez vais ter,e quando estiveres aflito,grita!

Siril disse...

Ó Boca linda!Ó Boca linda!Que é isso do à rasca? É alguma espécie dew novo cozinhado? Deve ser uma receita de condimentos picantes. E "da reação" é o quê? Será a sobremesa? Que divertido! Isto é mesmo o jogo do idéia puxa idéia. E são estas as pessoas que se dizem a fazer parte de uma cidadanis correcta.Ó Boca linda!

Eterno Candidato disse...

Estás com dificuldades, ó rapaz,é tudo simples português.
Sei que te estás a sentir importante com esta pequena atenção que te estou a dispensar ,mas assim não dá,é que se nota muito a estupidez que te domina o pensamento.
Então parecias qualquer coisita,e no final,isto???
Pensar por contágio,conduta ofensiva,demagogia de 5ª categoria,cobardia.....
Ó rapaz,na tua idade é grave,vê se te orientas.

Cidadanis correcta para ti também.
Receberás em dobro o que me ofereceres,sou generoso,que que queres.

Miaumiau disse...

Generosidade pagã apregoa e descredibiliza, mas que queres sou generoso também. Dficuldade demonstras tu qe já nem consegues dominar o palavreado agressivo e o discurso enraivecido e nada construido em vivências qe valham a pena dar credibilidade. Demagogia de quem tem a mania de que qualquer rédea curta na linguagem já o torna muito importante. Como é fácil distinguir a brutalidade, estupidez e diarreia verbal de uma qualquer outra coisa bem mais interessante e de acordo com o tal de civismo. Pobreza de atitude essa de se julgar tão inteligente!

Eterno Candidato disse...

É realmente facil distinguir a brutalidade,é por isso mesmo que nunca vais conseguir atingir os teus obscuros propósitos.

A tua brutalidade têm fama por Armação,onde todos antecipam ,com razão, a tua estupidez,a mim bem me avisaram.
Está à vista,o que é.
Mas o inteligente que não precisa de ninguém e trata com desprezo e revolta quem o rodeia não sou eu.
O homem que considera os Armacenenses parvos,não sou eu.
És mendigo da tua vaidade,palerma.

Bem sei o que queres,mas estás conspurcado,não é assim que gostas de dizer?
Quando estás numa das tuas ridiculas crises de exibicionismo,tipicas da pequenez de quem se procura afirmar.
És uma comédia ,ó rapaz,na tua idade é complicado.

As campanhas de criminalização,que servem para isolar quem se insurge contra o poder instalado,tão postas em práctica pela nossa querida presidente,afinal também servem a quem a critica.
Tudo vai ser esclarecido,depois grita,como costumas fazer.

Cidadanis correcta para ti também.
Receberás em dobro ,ó rapaz.

Jovem Armacenense disse...

Eu a pensar que os 17 comentários que vi quando li o post do blog eram sobre ideias para a vila... afinal são um bando de parvalhões a mandarem-se calar uns aos outros, como se isso afecta-se alguém... Epah utilizem os mails para isso... agr nao venham para um local de meter komentarios a posts que verdadeiramente interessam para se tentarem ofender uns aos outros..

Isto assim não anda, não.


A propósito do concurso, está muito bom... é um questão de criar um local (real ou virtual) onde as pessoas pudessem "despejar" as suas ideias para que essas possam ser diskutidas, mas klaro sobre um determinado tema, para que não haja muita dispersão...

Cumprimentos

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve