O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

AS “NOSSAS” FURNAS! UMA MARAVILHA NATURAL DE PORTUGAL?

Segundo o jornal “O Algarve” de 21 de Janeiro de 2010 “Os 17 quilómetros que constituem a orla costeira do Concelho de Lagoa são candidatas ao Concurso “7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL”. “confiamos de que esta candidatura permitirá dar uma visibilidade acrescida, ao litoral, sensibilizando a população para a importância deste espaço, não só como um local privilegiado para o lazer/actividade turística mas também para a necessidade da sua preservação em face do seu indiscutível valor ambiental”, dizem os responsáveis da autarquia.

O Algar Seco está incluído nesses 17 quilómetros é “a face visível de uma estrutura geológica mais vasta”, sendo “atravessada por cavernas, fendas e cavidades de todas as formas, que constituem abrigo para uma diversidade de seres vivos”. Os vencedores deste concurso serão conhecidos durante o ano de 2010, numa data em que a organização “New 7 Wonders Portugal” antecipa todo o movimento global em torno da eleição das “7 Maravilhas da Natureza”.

Quer venham a ser eleitas como uma das sete maravilhas naturais de Portugal quer não, a iniciativa da Câmara de Lagoa parece-nos de louvar e, na medida do possível, apoiar.

De uma beleza impar, este património natural, tão intimo dos armacenenses, constitui um “ex libris” da Vila, conhecido desde sempre como “As Furnas”, mas hoje talvez mais tratadas de “Grutas” ou faladas pelo inglês “Caves”.

Não estando esquecidas, há muito bom armacenense que não as conhece ou, conhecendo-as, não as visita há décadas. De facto são os visitantes, de fora, sobretudo estrangeiros que, enquanto “ viajantes profissionais” não “perdem pitada” de qualquer sitio que visitem.

Não foram, no entanto, poucos os turistas estrangeiros que, mostraram desconhecer por completo este património natural, bem como a possibilidade de ser visitado através de um agradável passeio marítimo ao alcance de qualquer bolsa.

Estas visitas às grutas são asseguradas pelos pescadores que, durante o verão vêem o seu rendimento acrescido do resultado desta prestação de serviços cujo volume poderia ser substancialmente aumentado, face à importância estética e ambiental daquele património natural e à natural curiosidade dos visitantes, “profissionais” ou “amadores” que, muito pouco têm mais para visitar na nossa Vila.

Quando temos escrito acerca do que resta à economia de Armação de Pêra e ao seu futuro, que é o de ser melhor, isto é promovendo-se a requalificação da qualidade da nossa oferta turística, queremos referir-nos a exemplos como este.

De facto, sendo as grutas um património natural de uma extraordinária e rara beleza, único nas cercanias da Vila, e o seu acesso feito por via marítima por prestadores de serviços (pescadores) da terra e tendo a Vila no período do Verão, um enorme fluxo de turismo, como compreender que esta prestação de serviços, que tem patentemente uma substancial margem de progressão, não esteja/seja devidamente publicitada, através de veículos de informação de qualidade que estejam visíveis a qualquer potencial consumidor?

É claro que os pescadores individualmente considerados não poderão suportar os custos de uma campanha de informação qualificada, como também é claro que os painéis publicitários gigantes plantados pela Vila fora se destinam à promoção da Câmara de Silves ou a campanhas eleitorais e não a promover os interesses turísticos da Vila.

Que fazer então? Ficamos de braços cruzados?

Um dos efeitos que pensamos poder esperar da Associação Amigos d’Armação é exactamente o de congregar vontades em torno de projectos que se destinem a resolver problemas concretos e desenvolver aquele trabalho comunitário, a que em geral as comunidades portuguesas ainda não se habituaram, sempre necessário a atingir um resultado útil ou necessário!

Desafiamos assim publicamente a AAA a gerar uma dinâmica tendente à criação, produção, afixação e divulgação de cartazes ou outros veículos de informação e publicidade, visando o incremento das prestações de serviços de visita às grutas!

Para legitimar o desafio que tivemos o arrojo de lançar e para demonstrar a nossa convicção na utilidade da iniciativa, bem como o nosso próprio empenhamento no mesmo, gostaríamos de oferecer à AAA o cartaz que de seguida publicamos para estimulo da empreitada, da autoria de um colaborador habitual deste blog. E cuja arte final para impressão será produzida logo que o solicitem.

Agora, se assim o entenderem e aceitarem o repto, resta-lhes deitar mãos-á-obra!

23 comentários:

Tânia Oliveira disse...

Um desafio que vamos aceitar concerteza.
O património natural da vila é uma das principais preocupações da Associação,tudo começou por ai.

Os pescadores e todos os assuntos com eles relacionados deveriam ser uma preocupação de todos os Armacenenses.São eles a identidade da vila,o que ainda resta de caracteristico em Armação de Pêra,o resto está irremediavelmente destruido pela forma negligente como temos sido "desgovernados".

Acredito que a sensibilização de todos para a importância da presença dos pescadores em Armação de Pêra assim como para a proteção do patrimópnio natural da vila, passa pela proximidade entre as pessoas,pela comunicação,o resto acontece naturalmente.
Muito simples...

Obrigado,
Tânia Oliveira.

Anónimo disse...

Até onde pode chegar o desplante de certas pessoas.
Nunca fizeram nada por Armação, a única coisa que andaram a fazer foi servirem de testas de ferro de meia dúzia de comerciantes que temem a concorrência.
Vem agora arvorar-se em defensores do património natural de Armação de Pêra e dos pescadores.
O que foi feito na praia para a recolha das artes de pesca até parece que foi a associação que fez e se calhar até construíram a fortaleza e a praia.

Tenham juízo.

Zé Vieira disse...

Mostra a cara ó charrouco!

Tânia Oliveira disse...

O que foi feito na praia sei bem como e por quem.A praia dos pescadores é um local de trabalho,o meu local de trabalho.
Tenha o anónimo juizo,respeite o próximo,seja um cidadão com rosto.

Não tentem transformar um local que sempre pertenceu aos pescadores em mais uma zona de especulação para defender interesses de particulares pouco interessados com a sustentabilidade da vila.

O sustento de muitas familias está em cima daquela areia,à mercê de anónimos, pouco escrupulosos,de actos de vandalismo da parte de quem está disposto a defender os seus interesses a qualquer custo.

Até à próxima,
Tânia Oliveira.

Anónimo disse...

Antes ser charrouco do que ser outra coisa!

Tânia Oliveira disse...

O que foi feito na praia dos pescadores para a recolha das artes de pesca foi um desperdicio de dinheiros publicos,foi mais uma exposição da irresponsabilidade de quem gere as situações em Armação de Pêra.

Caso o sr. ou sra. anónimo não saiba,fica a informação: foram feitas caixas de madeira para guardar as redes,caixas que,chegaram à conclusão,não serviam para absolutamente nada,não foram consultados os pescadores,que sabem melhor que qualquer outra pessoa o que é mais adequado para poderem trabalhar.

Conclusão, as caixas foram levadas de Armação de Pêra,não sei para onde,o dinheiro gastou-se e os pescadores ficaram na mesma.

Quando necessitar de mais esclarecimentos em relação à praia dos pescadores,disponha,não fale de assuntos que não conhece e que merecem a atenção de todos.

A situação dos pescadores de Armação de Pêra é bastante delicada,nada do que foi feito até aqui os defendeu como merecem.

Uma profissão dura,pouco respeitada,com muito poucas compensações face ás dificuldades que enfrentam.

Se os pescadores estão dispostos a passar pelas dificuldades próprias da profissão,que em muitos casos foi imposta pelas circunstâncias da vida,mais ninguém tem o direito de levantar-lhes problemas, muito menos, por pura ambição pessoal.

Este ano tem sido particulaermente duro,estamos há practicamente três meses sem rendimentos,neste caso não há subsidios nem apoios de nenhuma espécie,no entanto nenhum quer deixar de ir ao mar,quando o mau tempo for embora,a vida continua.

São gente de trabalho que merece ser respeitada.

Cumprimentos,
Tânia Oliveira.

Luís Ricardo disse...

Ainda bem que a maravilhosa zona costeira que vai do "Barranco Vale do Olival até Ferragudo" foi incluída no concurso "7 Maravilhas de Portugal", pois, quanto a mim é a zona mais linda de todo o litoral algarvio. A Câmara de Silves, como todas as outras foi solicitada a indicar quais as mais importantes "Maravilhas Naturais" no seu concelho, escolheu para tal a "Lagoa dos Salgados", que muitos não sabem que é a responsável pela senilização da ribeira de Alcantarilha(Armação de Pêra) e da Boca da Alagoa, antigas maternidades piscícolas, hoje completamente sem vida piscícola. A celebre Lagoa dos Salgados é fruto de um processo artificial para acumulação dos resíduos líquidos (não tratados) da ETAR de Pêra, da responsabilidade da Câmara de Silves, que durante mais de 10 anos trabalhou deficientemente, enviando os esgotos quase sem tratamento para aquele lago artificial a que se passou a chamar "Lagoa dos Salgados", lagoa que nunca existiu, pois naquele sítio fica o Pixôrro, com valas de drenagem das águas pluviais e que no período de Estio servia de Aeródromo. Hoje, o chamado habitat de aves que proliferam vêm em busca dos detritos em suspensão nos esgotos provenientes da ETAR, que a Câmara de Silves se recusou a reparar, mesmo que para tal a Câmara de Albufeira tenha oferecido a sua disponibilidade para comparticipar nos custos. É pois, uma "Lagoa de Esgotos", que matou duas Lagoas naturais, a sua vida e a sua riqueza que a Câmara Municipal de Silves propõe como "Maravilha Natural do Concelho". Não é só a tristeza que sinto, é sobretudo a revolta pela incúria e falta de respeito pelo que nos foi legado pela natureza e preservado pelos nossos avós. A mistificação à volta deste crime feita pelas autoridades responsáveis, Câmaras Municipais, ARH, grupos ambientalistas etc é de um cretinismo maquiavélico, promovendo a observação de aves que vêm comer os dejectos, escondendo os cadáveres das duas maternidades piscícolas assassinadas. Este é um bom exemplo das preocupações ambientais das entidades responsáveis pela gestão do nosso concelho nos últimos 12 anos e sobretudo pela sua ignorância sobre a Natureza e a sua preservação, para eles tudo o que mexe, nem que seja numa estrumeira, é a "Natureza na sua pujança" pobre ignorância, mas é um facto que vão enganando muita gente e destruindo muito do que é "NATURAL E MARAVILHOSO"

Ítamaro disse...

Fico admirado com tanta atenção a Armação de Pêra. Bom, admirado e bem admirado. Isto é política ou o quê?Ele é a praia e os pescadores. Ele é a lagôa e os esgotos. Ele é conversa, conversa, conversa e o resto fica onde? Por acaso não há aqui gente a promover o PS e a fazer rir a presidente do concelho? Que diabo! Precisam de se autopromover com tanta troca de conversa já conhecida e rebatida? Só conseguem fazer rir o pessoal. Estou gasto de tanta conversa fiada.
A senhora Tânia defende com unhas e dentes a praia e as pessoas de Armação. Olhem, se todos os gajos defendessem assim as coisas isto era muito melhor do que anda. Fala numa Associação. É uma Associação de quê mesmo? Já procurei a algumas peesoas e não sabem bem. Vou procurar melhor, pode ser que me digam mais. Fiquei curioso.

Ítamaro

Itimarati "O Louco"Rei dos Anões disse...

Snr Ítamaro,veja lá se de tanto rir ainda se engasga ao ponto de ficar com falta de ar...Porque não faz a agulha e vai até à guia ver as montras que deverá ser o seu passeio preferido? É lá que poderá distrair-se nas compras e desse modo preencher o vazio.

Viuva Desiquilibrada disse...

Ó louco,não sejas saloio,distrair no shoping,no shoping estamos sempre a dar com caras conhecidas,curiosos,que saloiada .
Distrair é no estrangeiro,uma boa viagem para arejar,eu gosto muito de fazer compras em Londres ou em Paris,que mediocridade,o shoping!!!
Mas não estavam a falar de esgotos e de pescadores?
Eu de esgotos pouco ou nada sei,de Armação de Pêra,também pouco ou nada sei,mas de pescadores gosto muito,tinha um vizinho cujo cão era pescador,eu gostava tanto do animal,nas minhas viagens,comprava-lhe umas roupinhas girissimas,o meu vizinho não me lembro o que fazia,era comunista,não gostava de falar com ele............
E que conversa é essa de ficar com falta de ar de rir,que estupidez,rir é o melhor remédio,quando estamos a lidar com a mediocridade humana........
Eu não estou bem,se não fosse o meu psicólogo........
Aconselho vivamente uma ida ao psicólogo e uma viagenzinha,distraiam e riam,afinal a vida dos outros não passa de uma comédia,a minha............
Tenho de ir,gosto muito de todos os que aqui participam,são uns queridos. ´

Time disse...

Queridos, queridos, queridos. São o máximo.Adoro.Adoro.Adoro. Lindos. Lindos. Lindos.
Então e quem ganhou o concurso de fotografia e de poesia?
Lindos. Lindos. Lindos.
Agente queria saber.
Ò Luís Ricardo, gosto do teu discurso, mas tens de abordar assuntos novos pá. Esses são já muito vistos. Ó pá, isso já foi chão que deu uvas. Tens de convencer com outros assuntos. Arranja outros e depois agente aguenta-te melhor.
Ítamaro que raio de nome é esse? Deixa lá. Agente também te aguenta.
Rasta parta. O que é isso de fazer a agulha ó Luís? Costumas fazer a agulha? Explica lá que raio de coisa é essa. Se calhar até é alguma coisa divertida. Vende-se? Compra-se? É o quê?
Ver as montras? Ainda se vão ver as montras? Não sabia que havia gente a ver montras. Devem ser muito pobres ou malucos para perderem tempo com isso. Os pobres ainda se percebe, mas se calhar não, porque nem se lembram das montras. Os malucos, não será bem maluqueira, será mais deixa passar o tempo que não sabemos o que havemos de fazer. São assim tipo olha, mas não vê nada. Agora essa de fazer a agulha será o quê?
Viúva? Estás linfa amor. Escreves mesmo com graça- Viúva, mas pouco.
Tânia, mas que senhora tão querida. Aguente-se minha senhora que a viúva parece adorar esta trapalhada que anda para aqui.
Ao dono do blog, digo que tem um blog espetacular mesmo e que depois deste vendaval que não pára há três meses, vamos ter aí uma Primavera espectacular. ainda bem que existe gente com um blog tão interessante.

Fazer a agulha

Anónimo disse...

Que boa disposição e que perspicácia.
Será a face oculta?

Luís Ricardo disse...

Sr TIME, O assunto que aqui trouxe não é novo nem velho, é actual, o Concurso Maravilhas de Portugal está em execução, a "Maravilha" escolhida pela Câmara de Silves continua lá com a mesma porcaria e os mesmos esgotos e mortandade, eu sei que o assunto o incomoda, mas eu não necessito do seu apoio ou que me aguente, tenha é coragem! endireite a espinha dorsal, como um ser independente e com vontade própria. Ganhe coragem para defender alguma coisa de justiça para esta terra e oponha-se às cretinices da sua "Madrinha", não traga para aqui essa conversa mole de xico-esperto que vai atrás do cortejo real apanhando as migalhas do festim.

Time disse...

Ó Luís! Não perca a compustura, se faz favor. Isto é um blog demasiado interessante para estar aqui a trocar conversa. Remeta-se lá ao seu discurso e não diga que não precisa deste ou daquele, porque precisa de toda a gente, ou então não lhe vale a pena andar a gastar o seu latim agora e sempre. Precisa do apoio de toda a gente, claro que precisa! Não deve estar a ver bema questão. Então só precisa em determinadas alturas e depois já não? Complicado este seu ponto de vista.

Luís Ricardo disse...

Preciso de todas as pessoas, mas não
me vendo por um prato lentilhas, tenho verticalidade e princípios, não estou aqui a mendigar o seu apoio ou de quem quer que seja, estou a comentar factos concretos que o senhor levianamente considerou se somenos importância. Eu sei porquê! incomodava-o a si e aos seus patronos. As verdades quando são duras tornam-se incomodas, agora tenta deslocar a conversa com laivos de boa educação, que a perdeu quando se sentiu incomodado. Tenho muita dificuldade em conviver com hipocrisias, sobretudo quando vêm eivadas de oportunismo. Os atentados que têm sido perpretados ao ambiente e recursos naturais de Armação de Pêra, são assunto demasiado sério para serem tratados como jogos florais ou de café.

TIME disse...

Ora aí está.Precisa de toda a gente, mas ainda assim o diz com pouca convicção, porque logo de seguida escreve com o que parece muita arrogância. Isso, doseado convinha, e dava-lhe mais credibilidade como cidadão empenhado que parece ou diz ser.

Luís Ricardo disse...

Será que você é gente? ou uma emanação de plasticina viscosa do oportunismo?. A minha afirmação pessoal não se faz na contagem de apoiantes ou seguidores, mas sim na justeza das minhas ideias e atitudes. Quero ser útil ao Mundo e à sociedade a que pertenço sem ter como objectivo final a recompensa em mordomias ou pedestais. A defesa de Armação de Pêra, seu património e seus interesses, são o lema da minha actuação como cidadão responsável e íntegro. Não me virão a rastejar como verme nas lamas da promiscuidade, nem a pactuar com o oportunismo camaleónico de qualquer candidato a prebendas ou tachos.

António disse...

Do que tem estado à espera?
Da sua justeza poucos se dão conta a não ser o sr.,não estará a ser pretencioso, sr. Luis?
Estou em Armação há muitos anos ainda não soube de nenhuma atitude que tenha tomado em defesa da sua tenha,aparece por aqui com falas que roçam o exibicionismo e que pouco de novo trazem em termos de abordagem.
Considera o facto de se candidatar à junta de freguesia,um acto de coragem e o suficiente em termos de atitude em relação à sua terra?
O insulto e a falta de humildade que revela no seu diálogo,talvez sejam o reflexo da sua própria revolta e nada mais.
Armação de Pêra precisa de muito mais,quanto ao seu valor,deixe que sejam os outros a reconhce-lo.

António disse...

Atitude que tenha tomado em defesa da sua terra,peço desculpa.

Luís Ricardo disse...

O que me levou a comentar esta noticia do blogue, foi o facto de um crime ambiental da responsabilidade da Câmara de Silves, ter sido proposto pela mesma como exemplo concelhio de "Maravilha Natural", facto que considerei do maior despudor e falta de respeito pela Natureza, pelo Ambiente e sobretudo por Armação de Pêra. Fui atacado por estar a falar de coisas passadas, o que me revoltou, pois a sua actualidade e acuidade são por demais evidentes. Sei da fonte original das criticas, como as não podem rebater utilizam o apoucamento como forma retirar importância aos factos.
Não considero ter sido candidato à Junta de Freguesia um acto de coragem, mas tão de cidadania, tal como os 12 anos em que fui membro permanente da Assembleia Municipal e que em todas a sessões pugnei pela defesa dos interesses de Armação de Pêra, bem como na Comissão Administrativa instalada após o 25 de Abril de 74. O que feito, escrito, lutado e defendido em prol de Armação de Pêra, não faz parte do meu feitio andar a propagar aos quatro ventos, não ando a mentir dizendo que fiz o que não fiz, como alguns protagonistas da nossa praça o fazem, para recolher louros e reconhecimentos indevidos. A verdade é como o azeite, virá sempre ao de cima, por muitos detractores que tentem alterar os factos para dai tirar dividendos.
Sobre a falta de humildade a que se refere, deverá estar a confundir com submissão ou falta de dignidade, dois atributos que me são caros, pois pela minha independência intelectual e pela minha dignidade como pessoa não admito a qualquer pseudo- intelectual com sintomas de amnésia interesseira que ponha em causa o meu bom nome, e que depois se arme em vitima da sua própria argumentação.

António disse...

Não estou a confundir sr. Luis,é como lhe digo,fica essa impressão.
A actualidade do assunto,é um facto, enquanto estiver por resolver.
Quanto aos intelectuais e aos pseudos,infelizmente não é necessário formação superior para detectar os problemas de Armação de Pêra,nem para fazer alguma coisa para os resolver,aos que ainda tem solução.
O sr. usa metáforas confusas,será por ser intelectual,não vejo nem necessidade nem utilidade neste hábito.
O tempo tudo mostra,é o grande aliado da verdade.

Tomás Tudela disse...

O que para aqui vai!
Sr.º Luís, até pode ter razão, mas de facto começa sempre por responder atacando quem a si se lhe dirige. Afinal em que ficamos? Quer fazer o favor de não mostrar a face oculta que todos temos e que deve ser privada, ou o senhor quer mesmo revelar-se e nada deixar por descobrir? Não precisamos de saber tudo, vamos sabendo aos poucos, é mais interessante e não magoa ninguém nem a si o fazem. Desculpe lá, até parece que estou a fazer a vez de um padre de uma qualquer freguesia. Espero que o senhor seja um bom cristão, tal como eu, mas não vou à missa aos Domingos. Só sou devoto de nossa Senhora de Fátima a quem ce por coisas lhe peço que olhe para toda a gente sem excepção.

Luís Ricardo disse...

Vou por um ponto final à minha intervenção no tema em discussão, não por o tema não ser de interesse, mas porque as opiniões divergentes, não o são por mera semântica mas pelo conteúdo e substancia dos assuntos em causa. Eu não admito que a opção deliberada da Câmara de Silves, que executou um crime ambiental ao matar toda a vida piscícola das lagoas de Armação (Alcantarilha) de da Boca da Alagoa, deixando a funcionar em condições deficientes a ETAR de Pêra, permitindo a criação artificial de uma lagoa de esgotos, permitindo que diariamente sejam lançados para o mar, através de um emissário submarino e que periodicamente sejam abertas as bocas das lagoas para que os esgotos corram livremente para o mar. A praia dos pescadores, por análises recentemente efectuadas, esta "Um perigo para a saúde pública" em virtude de estar bacteriologiamente infectada. Estes factos são muito graves, têm responsáveis e não podem ser tratados como meras opiniões pessoais ou fait-divers ao gosto de cada um. Fico revoltado quando a actualidade e o futuro de Armação de Pêra são tratados de forma tão leviana, procurando sempre o apoucamento da gravidade dos factos, ou assobiando para o ar como se nada disto pusesse em causa o futuro desta terra. Quando a entidade responsável pelo concelho vem propor como exemplo de boas práticas e defesa do ambiente, uma lagoa de esgotos (por si criada), para um concurso de "Maravilhas Naturais", o que está em causa não só a falta de respeito, é sobretudo a "Ignorância" sobre o que é ambiente e o que é natural e a preservar. A Praia de Armação de Pêra, já há bastantes anos que não ostenta o galardão que lhe confere prestigio e qualidade a "Bandeira Azul", sabem porquê? porque as análises revelam falta de qualidade
fruto destes focos fétidos e germinadores de doenças. Eu sei que não afino pelo mesmo diapasão de muitos dos comentaristas, mas esta é a minha visão crua e dura da realidade, Armação de Pêra tem andado a ser muito mal tratada, perante estes e outros factos não me calo, nem tenho conversas de amenização ou desculpa. Sei que não sou simpático para muita gente, mas divagar sobre o "sexo dos anjos" não faz parte da minha forma de ser. Peço desculpa se os incomodo, mas o que me preocupa é Armação de Pêra e esta gente sem escrúpulos que comanda os seus destinos

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve