O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Caracterização do cidadão "Político", segundo um aluno do 9º ano

2 comentários:

Robespierre disse...

Felizmente que a máquina da propaganda politica não consegue corromper jovens como o que delineou estas curtas frases para dizer o que pensa de políticos (independentemente do partido que integram)! Esperemos que jovens como este possam fazer a diferença num futuro próximo, pois caso contrário será impossível evitar o caos que se avizinha...

Anónimo disse...

Alicoop congelada

Os trabalhadores da Alicoop – Cooperativa de Produtos Alimentares do Algarve foram ontem informados da necessidade de suspenderem os contratos de trabalho e de serem encerradas quase todas as lojas Alisuper, de forma a não aumentar a dívida da massa insolvente até à realização da Assembleia de Credores, que deve ser marcada por um juiz para daqui a um mês. Estas medidas de excepção devem ser implementadas na próxima semana.

A falta de acordo entre os principais credores para viabilizar o plano de recuperação económica do grupo obriga a decisões "dramáticas" no imediato. No entanto, José António Silva, presidente da Alicoop, mantém a esperança: "Hão--de aparecer soluções." O plano de recuperação exige da Banca uma ‘injecção’ de 5,5 milhões de euros. O BCP está de acordo, mas a CGD não se pronuncia e arrasta na indecisão o BPN e o BPI.

Refira-se que, de acordo com o plano, a empresa é viável com a mudança para uma marca internacional e que esta injecção de capital é reembolsável. O grupo tem 440 trabalhadores, 81 lojas Alisuper próprias e garante mais de 150 postos de trabalho indirectos. É o caso de Mário Santos, 44 anos, concessionário de um talho num Alisuper. Já sabe que vai fechar: "O que vou fazer à minha vida?", questionava, por entre lágrimas.

O desânimo era notório à saída da reunião geral de trabalhadores realizada ontem na sede da Alicoop, Silves. "Acho que não há solução", lamentava Bárbara Estevão, funcionária há 12 anos. "Estamos apreensivos", acrescentou Eugénia Miguel, há 22 anos na empresa. Os trabalhadores reúnem para decidir na próxima quarta-feira.

PORMENORES

DÍVIDA

O grupo tem dívidas de 80 milhões de euros. O fundo de garantia salarial vai até Fevereiro, mas aumenta a dívida. Daí a opção pela suspensão dos contratos.

DESEMPREGO

Os 1,2 milhões de euros pedidos à CGD no plano de viabilização representam metade de um ano de subsídios de desemprego, diz o sindicalista António Goulart.

GOVERNO CIVIL

Realizou-se ontem à tarde uma reunião no Governo Civil de Faro para esclarecer dúvidas com técnicos da Segurança Social e fundo de emprego.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve