O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O QUE TEMOS E O QUE NÃO TEMOS EM ARMAÇÃO!

Os armacenenses estiveram mais uma vez com o seu Carnaval: novos, velhos, homens ou mulheres, que arregaçaram as mangas e disseram presente, ajudando a construir as viaturas e mais tarde desfilando com vontade, entusiasmo e alegria contagiante, que a adversidade do tempo não fez esmorecer, mostrando que tem espirito e são capazes de organizar eventos com alguma dimensão relativa.

Disse outro dia o Vereador do PS, no seu blog, que “ “A Associação dos Amigos de Armação de Pêra” provou uma vez mais que pode liderar o ressurgimento da Vila. Todo o Voluntariado lá está como elemento determinante nessa caminhada. Estou, assim, convicto que o apoio institucional não faltará. Aliás, seria escandaloso se tal não acontecer.”

Simpática para a Associação, esta mensagem de estimulo!

CERTEIRA por um lado, quando associa esta comunidade de amigos da Vila a um certo ressurgimento da sociedade civil armacenense, de algum modo interpretando anseios, dinamizando vontades, em síntese: estimulando a participação e participando na solução de problemas concretos.

ENTUSIASMADA por outro, pois realmente, se todo o voluntariado está com a Associação dos Amigos de Armação, não sabemos e até, por principio, duvidamos, mas que constitui, de há muitos anos a esta parte, a única e consistente expressão do voluntariado de armacenenses com preocupações sociais e comunitárias, disso não temos qualquer dúvida.

E ABSOLUTAMENTE TEMERÁRIA por outro ainda na convicção que deixou do apoio institucional.

Na verdade, o apoio da Câmara Municipal à produção do nosso carnaval resumiu-se às tábuas, placas, tintas e balões para enfeitar os carros alegóricos que pelas nossas contas corresponderá a menos de 40 cêntimos por residente na freguesia, não esquecendo o apoio da Junta através o aluguer do armazém onde se montaram os carros alegóricos.

É apoio e os armacenenses agradecem, mas não podemos deixar de considerar, digamos que... insignificante se o compararmos com os gastos a que a C.M.S nos habituou em produções de idêntica natureza realizadas com o empenhamento da Senhora Presidenta.

De parabéns está, por conseguinte e por fim, a Associação dos Amigos de Armação, a qual, com recursos ínfimos conseguiu esta realização (mais uma) no interesse de todos em geral e do comércio local em particular.

Parabéns assim por tudo o que vimos e ainda mais pelo que ficou demonstrado, sobretudo aos mais cépticos, amigos do imobilismo, do compadrio, do temor reverencial perante Silves, dos arranjinhos pela surdina, numa palavra, das teias de aranha, que a associação pretende trabalhar para todos e com todos, com transparência e participação, pugnando ou propondo-se pugnar por interesses gerais vitais!
Estamos em crer que, justificadamente, será legitimo a Armação esperar mais destes Amigos!

Por tudo isto e por virtude do carácter absolutamente raro, em Portugal, das associações com actividade real nas comunidades e objecto em que se inserem, que a AAA, merecia das entidades responsáveis deste concelho outra distinção e apoio.

Mas para isso, teríamos de ter responsáveis, pelo menos tão grandes quanto os Amigos de Armação.

Mas esses, sabemos nós, armacenenses, muito bem, que não temos!
Por tudo isto foi temerária a convicção do Vereador do PS o qual, mais tarde, ainda no seu blog, veio a surpreender-se com a intenção da nossa esclarecida Presidenta de entaipar o Casino, não o cedendo, temporariamente, para sediar a Associação, identificando ainda uma “aversão” do “tipo embirração” que o executivo camarário tem manifestado pela Associação.

A nós, passe a imodéstia, tal atitude não nos surpreendeu...

De facto executivos desta laia, tratam aqueles que os fazem confrontar-se ou com a sua incompetência, ou com a sua arbitrariedade, ou com a sua negligência, como se de uma piolheira (parafraseando D.Carlos I, a propósito do povo) se tratassem.

São os mesmos que tratam adversários, isto é, quem se lhes opõe ou à sua gestão, legitima e abertamente, como inimigos!

É assim a rainha por vontade dos eleitores que, como tal, nos pretende tratar como súbditos esquecendo, na sua sobranceria, que somos cidadãos!

8 comentários:

Anónimo disse...

Isabel Soares obrigada a pagar indemnização a munícipe

Presidente condenada

A presidente da Câmara de Silves, Isabel Soares, foi condenada a pagar uma indemnização de 3500 euros por danos não patrimoniais e 120,89 euros por danos patrimoniais (despesas médicas) a um funcionário do tribunal da cidade por si denunciado ao Conselho dos Oficiais de Justiça, acusando-o de violar o sigilo de funcionário e o segredo de justiça.


A sentença, a que o CM teve acesso, data de 26 de Janeiro. "É injusto, mas vou pagar ainda hoje (ontem)", disse ao CM Isabel Soares. A autarca alega que apenas cumpriu o seu dever de denunciar um funcionário que usou meios do Estado (computador) para fins pessoais. O processo disciplinar consequente acabou arquivado.

O funcionário judicial difundiu um texto do blogue do ex-vereador Manuel Ramos, no qual este envolvia Isabel Soares em processos judiciais. E há quatro anos contestou uma obra frente à sua casa.

Tânia Oliveira disse...

Muito realista a sua análise,como sempre.
Quanto ao dr. Serpa e a todos os outros vereadores,só há uma observação a fazer :olhem para o exemplo dos Armacenenses,não se encostem às decisões da sra. presidente,trabalhem em prol da população.
Menos conversa,mais atitude !

Anónimo disse...

Esta condenação é de somenos importância, mas não deixa de reflectir a má formação da referida senhora, que depois, numa pirueta imediata revela todo o oportunismo e falta de personalidade que a compõem, ao afirmar que a sua atitude visava unicamente a defesa dos bens públicos. Fossem os tribunais mais lestos no julgamento dos processos pendentes sobre a Câmara e sua presidente e essa arrogância boçal própria de um novo-riquismo decrépito, deixaria de ser o absolutismo do "quero posso e mando" para vestir a figura de vítima injustiçada. Isto é gente perigosa, cujo o único objectivo de vida é a grandeza do seu ego, o poder e não olham a meios para atingir os fins!
Vejam só o exemplo do Sr José António Silva, principal responsável pelo desastre que assola os trabalhadores da Alicoop, que depois de os ter ameaçado e enganado, vem agora com todo o desplante do mundo dizer que os desgraçados, entalados pelos avales prestados, dentro de 16 anos seriam sócios de uma empresa falida, cujos activos já não chegam para pagar as dividas. Foi pensando no futuro dos trabalhadores que ele fez com que empenhassem os seus bens!!!!
Isto é tudo farinha do mesmo saco, têm lata desenvergonhada para passar da comédia ao drama, num ápice. São uns verdadeiros artistas. Mas cuidado...São perigosos!!!! e a justiça é tão lenta... que lhes vai permitindo a ocupar toda a boca de cena na sua representação populista e trágico-cómica até que algum juiz, institucional ou não, faça justiça pelos desvarios, habilidades e trafulhices de que estes verdadeiros artistas têm sido tão pródigos. A sua demagogia e populismo são traiçoeiros!!! mas está-lhes a faltar o poder e o dinheiro, para comprar os seguidores oportunistas ou enganados. Este Concelho e este pais bem precisava de se livrar de gente desta

Paciência de Job disse...

Bravo sr. anónimo,é que é mesmo assim como diz ser,uau!

Tó Neves disse...

Os meus parabéns ao munícipe que vergou a senhora Soares em Tribunal! Ridícula a afirmação da defesa dos bens públicos quando se está envolvida no Viga D´Ouro como pudemos ler na Voz de Silves...

Anónimo disse...

Já cheira mal tanta política barata.

Anónimo disse...

O problema é que esta política sai cara, sai cara ao munícipe, sai cara à dignidade das instituições e sobretudo sai cara aos imbecis que continuam a carregar com uma "santa" com pé de barro, que os faz vergarem-se como submissos rafeiros, cujo prémio por tão canina obediência, são as migalhas que o cortejo de vaidades vais esboroando para os famintos de alma e de espírito.Pobres dos ignorantes que ficam cegos com o poder, que vêm pelas candeias que lhe impõem e não percebem que " A politica é a ciência da liberdade"

Liliana de Silves disse...

Tanta palavra bonita para fazer tanta especulação política. Quanto a mim digo que poder por poder sempre era melhor ter na Câmara um partido mais dedicado às coisas do povo e do concelho. Sinceramente acho que não vai tardar muito para que isso aconteça. Eu por exemplo votei na Dr.ª Isabel Soares. Sempre tenho votado. Eu e toda a família, mas estamos sintonizados e não iremos votar mais. Porquê? É simples: não está a corresponder ao que esperávamos e o que não nos agrada abolimos daquilo achamos ainda ter liberdade para decidir. A Dr.ª é simpática, sorridente, mas falha em algumas coisas cruciais para a vila de Armação e não estou a vê-la mudar de idéias, porque é persistente naquilo em que acredita. Este ano pus-me a apreciar a propaganda eleitoral escrita, e estava quase um primor, mas havia lá falhas interessantes, que irão futuramente servir de lição para gentes de outras cores. Todos falhamos e às vezes nem nos apercebemos. Foi interessante verificar isso e especialmente vindo de um staf tão aplicado e diversificado. Cego é o poder. Isso dos políticos serem vitimas injustiçadas não existe. Agora é mais moderno serem vítimas por arrasto de situações de que até nem sabem nada. Agora injustiçados! Eles nunca sabem de nada, não fazem parte de nada, só fazem por bem e por isso não vítimas de nada. Pagam, e depois? Qual é o alarmismo? Donde sai o dinheiro? Que diferença faz pagar? Por acaso o dinheiro é deles? Claro que há sempre um dinheirito, como que uma atribuição anual, guardada nalguma gaveta logo no princípio de cada ano, que por acaso chega sempre para as despesas, mas não faz mal porque é um subsídio que terá vindo com ajuda dos contribuintes que são o tesouro da nação, e tudo pagam e não bufam. Não terá sido o caso da Sr:ª Presidente que acautela sempre tudo, e já devia estar a fazer o seu mealheiro privado de um euro diário das sobrazitas das suas comprinhas para uma situação de emergência. As boas donas de casa fazem assim, e acho que se calhar a Dr.ª também faz, e por estamos sempre preparadas para o que der e vier.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve