O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PEGADA ECOLÓGICA O QUE É E COMO É


A expressão Pegada ecológica refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. Este conceito, desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees, autores do livro "Our Ecological Footprint - Reducing Human Impact on the Earth", 1996, exprime a área da superfície terrestre produtiva necessária (solo e água) para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por um indivíduo, uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial.
A pegada ecológica é actualmente usada em todo o Planeta como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir o uso de recursos através da economia. É habitualmente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos

A pegada ecológica de uma população tecnologicamente avançada é, em geral, maior do que a de uma população subdesenvolvida.

O valor mundial médio da Pegada Ecológica é de 2,9 ha por habitante.Portugal tem uma pegada ecológica média de 4.4 hectares por pessoa.
Actualmente a Pegada Ecológica média mundial é 35% maior do que a capacidade de regeneração do planeta.
Ou seja, é necessário mais de 1 ano e de 4 meses para a Terra regenerar o que é utilizado e poluído num único ano.
O planeta em que vivemos já é pequeno demais e os recursos insuficientes para o padrão de vida que temos.
Face à área produtiva da terra, isto significa que, se todos os habitantes da terra consumissem como os portugueses, seriam necessários 2 planetas para manter a população.

Para que possam saber a vossa pegada ecológica aqui fica um dos muitos testes disponíveis.

Também poderá estimar a sua pegada ecológica em hectares no site da WWF, e veja quantos planetas Terra seriam precisos se todos tivessem hábitos iguais aos seus.

E sobretudo, faça por reduzi-la!

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve