O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ARMAÇÃO: OBRAS IMPRÓPRIAS PARA FOTOGRAFOS!


Recebemos um mail de um cidadão que denuncia uma situação deveras suspeita.
As suas palavras, que transcrevemos, são tão elucidativas quanto a sua conclusão:


“Sou fotografo amador e vim passar um fim de semana em Armação em casa de amigos. Fiquei deveras surpreendido com as obras que se prolongam pela marginal e aproveitei a oportunidade para fazer uma fotos para a posteridade (daqui a uns anos serão raras). Mais surpreendido fiquei quando um trabalhador-estrangeiro (ucraniano?) ficou todo empertigado comigo, dizendo que era proibido fotografar.

Quando cheguei a casa, contei o caso ao meu amigo Pedro que logo se foi sintonizar nesse blog, enquanto me referia que vocês têm fotografado as obras e tem levantado algumas questões sobre a fiscalização e más práticas construtivas.

Percebi logo onde o trabalhador queria chegar e decidi-me a relatar o sucedido para V/ conhecimento e denúncia cívica, como sugerem ao longo do v/ Blog.

Isto sucedeu, em frente ao Minigolf e é caso para perguntar: será que os trabalhadores estavam a cumprir todas as regras de boa construção?
Obrigado pela atenção que puderem dar ao assunto que penso ser de interesse.
Carlos Manuel Lopes”

Parece-nos que o blog CIDADANIA tem tido os seus visitantes e que as criticas apontadas estão a produzir efeitos!

Não sabemos se os melhores efeitos: boas práticas construtivas, correcção de más-práticas, fiscalização atenta e preventiva?

Sabemos para já que alguém deu instruções aos trabalhadores para proibir fotografias!

É que elas, mesmo depois de tapadas as valas, retratam o que ficou por baixo!

7 comentários:

Anónimo disse...

Coração que não vê coração que não sente

Anónimo disse...

Conversa da treta

Anónimo disse...

Ó adelina, não é a Isabel que está a fazer as obras.é o empreiteiro.

Anónimo disse...

Era interesante que a oposição questiona-se o executivo camarário para verificar se estão a ser feitos os ensaios conforme está definido no artigo 141º. do Regulamento Geral de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais (Decreto Regulamentar n.º 23/95, de 23 de Agosto) e o estabelecido na Norma NP-EN 1610, que indica dever ser feita uma inspecção final e ensaios às redes de drenagem gravitica depois do enchimento da vala contemplando os seguintes parâmetros:
· Inspecção visual;
· Estanquidade;
· Enchimento da vala.

Os métodos que devem ser utilizados para avaliar os parâmetros referidos são:
· Inspecção vídeo (CCTV);
· Ensaio de estanquidade.

Anónimo disse...

Oh sr(a) Cusca!
Você que parece até perceber disto...afinal mete os pés pelas mãos e vice versa!
Então você não sabe que todas as obras públicas, nomeadamente, empreitadas, têm um caderno de encargos e uma fiscalização por conta do Dono da Obra, que neste caso é a Câmara Municipal, e que essa fiscalização terá, necessáriamente, que elaborar relatórios escritos com fotografias e ou mesmo vídeos da evolução dos trabalhos, de forma a ficar demonstrado que os trabalhos são (ou foram) executados de acordo com o caderno de encargos. É isto que cumpre executar em qualquer obra pública.
A proibição de fotografar é um fait-divers qualquer,uma vez que não existe legislação que proíba fotografar, na via pública, seja o que for.
A oposição poderá questionar o executivo camarário, neste e em todos os outros assuntos que sejam coisa pública. Neste caso concreto, poderá começar por solicitar os tais relatórios da fiscalização, confrontá-los com o caderno de encargos e especificações técnicas e, posteriormente, concluir sobre eventuais não conformidades.
Se isto não está a ser feito assim, então a história será outra, e já não está cá quem falou!
Cps, o autor.

Anónimo disse...

Não há qualquer base legal para a proibição de fotografar locais públicos, estejam em obras ou não.
Se o caso relatado é verídico, impõe-se saber quem instruíu o operário, para os efeitos convenientes, a começar pela denúncia pública.
Que me lembre, nem na "longa noite fascista" se proibiu alguma vez quem quer que fosse de tirar fotografias na rua.
Onde isto está a chegar...

Anónimo disse...

já agora ponham tambem essa proibição no estacionamento junto ao pingo doce para ninguem tirar fotos ao lixo que anda por aquele chão

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve