Talvez agora perceba porque é que a sardinha não lhe sabe tão bem!
Rejeitamos, em média, 90(noventa) quilos de plástico por ano!
A Europa e os Estados Unidos vêm, no topo da lista desta média mundial!
Em Portugal apenas 5% (cinco por cento)do plástico utilizado vai para reciclagem. Do restante, o destino são os aterros, sendo que o resto vai parar ao mar.
O fundo dos oceanos está por isso transformado numa espécie de sopa de plástico, um problema a que os cientistas não sabem como pôr fim, garantindo que já hoje sofremos as consequências mesmo que não as sintamos.
Problema este cuja redução substâncial nós sabemos como empreender: sermos muito mais cuidadosos!
A utilização das praias pelos banhistas negligentes, dá um contributo importante para este cenário terrivel. Talvez seja de concluir, entre nós, com a extensão de areal que temos e a extraordinária afluência de banhistas, que:
- Não existem, habitualmente, caixotes de lixo suficientes para satisfazer as necessidades;
- Os que existem, não são vazados à cadência diária que a afluência e utilização justificam;
- Não são feitas campanhas de sensibilização eficientes sobre a matéria durante todo o Verão, como se justifica;
Sucede que responsáveis pela solução são os cientistas, os politicos que titulam o ambiente, as organizações ambientais, os municipios e todos nós consumidores de plásticos...
As acções de sensibilização podem e devem ser empreendidas pelas ong's, escolas, associações e também pelos municipios ou juntas de freguesia, mas também por todos e qualquer um de nós.
Em qualquer caso podendo exigir-se a qualquer um de nós um comportamento mais ecológico e amigo do ambiente, pode e deve-se, enquanto cidadãos-contribuintes perguntar que verba dos nossos impostos pagos nesta Vila de Luxo, destina a C.M. de Silves a Caixotes de Lixo e Campanhas de sensibilização para a higiene publica da Praia de Armação de Pêra?
Os eleitos são cidadãos como nós! Acontece é que foram eleitos exactamente para, profissionalmente, se ocuparem da gestão destes problemas e sobretudo para a sua resolução!
Que tarda!
6 comentários:
A junta de Freguesia já nem recebe as tampinhas das garrafas que seriam trocadas por cadeiras de rodas.
Dizem que tinham muito trabalho e não valia a pena.
É o presidente que temos.
Em Armação de Pêra e Olhos d'Água
Algarve: GNR detém seis pessoas
A Guarda Nacional Republicana de Faro anunciou este domingo a detenção de seis pessoas por furto de cobre em Olhos d'Água e Armação de Pêra e de outras cinco pessoas por condução sob o efeito de álcool.
Iniciativa apoia comércio local pelo 5º ano consecutivo CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES ORGANIZA FEIRA DOS SALDOS
A Câmara Municipal de Silves (CMS), em parceria com a Delegação de Silves da ACRAL, organiza nos próximos dias 30 e 31 de Janeiro, a quinta edição da “Feira dos Saldos”. A feira terá lugar na Fábrica do Inglês e os visitantes poderão encontrar produtos de cerca de 40 lojas, que aderem à iniciativa.
Esta é uma oportunidade de os comerciantes poderem escoar os produtos que têm a em stock e, também, de todos os visitantes poderem adquirir a preços muito aliciantes, produtos de excelente qualidade, que vão desde os móveis, vestuário/calçado, acessórios, decoração, panificação, papelaria, artesanato e informática.
A autarquia mobiliza os comerciantes e promove a iniciativa com o objectivo de estimular o comércio local e de incentivar os consumidores a frequentarem os estabelecimentos do concelho.
Durante este evento existirão vários momentos de animação.
Afinal sempre se vai realizar a feira dos Saldos.
Certos moços tem uma lingua muito comprida e falam do que não sabem.
Na Fábrica do Inglês,certos governantes tem um descaramento que ultrapassa todos os limites da decência.
Adelina, Adelina,estás bem melhor calada,então ainda achas que andamos todos a dormir?
Barlavento: Dois furtos travados em flagrante no mesmo dia
GNR apanha cobre
Dois furtos de fio de cobre foram travados pela Guarda Nacional Republicana em locais distintos e no mesmo dia. A detenção de seis indivíduos em flagrante delito foi possível graças ao alerta de um popular, num dos casos, e a um sistema de alarme que permitiu a rápida intervenção da GNR, no outro.
As duas acções ocorreram no sábado. A primeira, cerca das 10h00, foi no apeadeiro de Olhos d’Água (Albufeira), onde foram interceptados dois indivíduos, de 39 e de 45 anos. A detenção em flagrante delito foi possível porque um popular telefonou para alertar as autoridades. Os dois detidos, que estavam a furtar fios de cobre das instalações ferroviárias, foram presentes ao Tribunal de Albufeira, que os mandou em liberdade enquanto decorre o inquérito.
A segunda detenção ocorreu pelas 17h00 de sábado, próximo da fábrica de tijolo de Algoz (Silves). Quatro indivíduos, de 59, 45, 31 e 26 anos, residentes em Portimão e todos elementos da mesma família, incluindo um pai e dois filhos, foram detidos na posse de 300 quilos de fio de cobre, já colocados numa carrinha depois de furtados do interior de um contentor de armazenamento. O contentor estava ligado a uma central de alarme, que alertou a GNR em Armação de Pêra, desencadeando a operação de detenção em flagrante. Os quatro suspeitos são hoje presentes ao Tribunal de Silves.
Enviar um comentário