O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Maria de Lurdes Pintassilgo:Uma mulher de excepção!


No aniversário do nascimento de Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo (Abrantes 18 de Janeiro de 1930), entretanto falecida em Lisboa em 10/07/2004, é justo recordá-la, prestando-se assim uma merecida homenagem, à pessoa, à Mulher e à obra e à verdadeira excepção que o feminino constitui nos mais elevados cargos politicos!

Esta engenheira química, dirigente eclesial e política, pessoa de grande qualidade intelectual e profissional foi a única mulher que desempenhou o cargo de Primeiro-Ministro em Portugal, tendo chefiado o V Governo Constitucional, em funções de Julho de 1979 a Janeiro de 1980. Foi também a segunda mulher primeiro-ministro em toda a Europa, a seguir a Margaret Thatcher.

Acresce ainda o facto de ter sido dos muito poucos Primeiros-Ministros deste Pais (com Nobre da Costa e Francisco Pinto Balsemão)com uma sólida experiência profissional anterior, forjada na economia real.

De facto,em Julho de 1954, foi nomeada chefe de serviço no Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Companhia União Fabril (CUF), que aceitou pela primeira vez uma mulher nos seus quadros técnicos superiores. Trabalhou sucessivamente nas fábricas do Barreiro e nos Centros de Investigação de Sacavém e Lisboa. Entre 01.09.1954 e 30.10.1960, assumiu a direcção de projectos no Departamento de Estudos e Projectos da CUF, dos quais se destacam a edição da revista Indústria e a organização dos Colóquios de Actualização Científica, destinados aos quadros técnicos da empresa.

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve