O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Silves, o lixo e a verdade que não se varre para debaixo do tapete
No passado dia 29 de julho de 2025, publicámos aqui na nossa página o artigo “Lixo, Tarifas e o Futuro que (não) Queremos”, onde analisámos a gestão dos resíduos sólidos no concelho de Silves e apontámos falhas graves que continuam a manchar a imagem do município – e, pior ainda, a afetar a qualidade de vida de quem cá vive e de quem nos visita.
Entretanto, recebemos uma mensagem privada de um leitor que questiona as críticas feitas no nosso artigo. O leitor, que optou pelo anonimato, diz que as nossas afirmações “não são verdadeiras” e defende que a atual presidente, Dr.ª Rosa Palma, e a vereadora com o pelouro dos resíduos, Eng.ª Luísa Conduto, salvaram Silves de uma “desgraça” deixada pela direita após 16 anos de governação. Alega ainda que foram compradas novas viaturas de recolha de lixo e contratados mais trabalhadores, o que, na sua visão, mudou radicalmente o cenário.
📄 Nós respondemos com factos – e fazemos isso publicamente.
Hoje, partilhamos aqui o relatório oficial da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) sobre o município de Silves. O documento não é nosso, não é de “oposição” e não é “opinião”: é uma avaliação técnica e independente.
E o que diz o relatório?
👉 Diz que as “bolas vermelhas” (os indicadores negativos) são mais do que muitas.
👉 Diz que, se um antigo comentador televisivo atribuísse uma nota, dificilmente Silves passaria de um 5 em 20.
Perante isto, deixamos uma pergunta que o relatório não responde, mas que todos em Armação de Pêra e nas freguesias vizinhas sentem na pele:
❓ Se tanto foi feito, porque é que as ruas continuam atulhadas em lixo, verão após verão?
🌊 Armação de Pêra é uma montra do concelho. No entanto, todos os anos, turistas e residentes deparam-se com contentores a transbordar, sacos acumulados, mau cheiro e imagens que não dignificam Silves nem o Algarve.
📢 Criticar não é atacar. Criticar é exigir melhor.
Publicamos este relatório da ERSAR para que os silvenses possam ver com os próprios olhos – e para que a discussão sobre os resíduos deixe de ser uma guerra de narrativas e passe a ser um debate sério, baseado em evidências.
Porque, no fim do dia, o lixo não mente.
Etiquetas:
lixo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Correio para:
Visite as Grutas

Património Natural
Sem comentários:
Enviar um comentário