O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O PÉ DESCALÇO AQUI TÃO PERTO !

Os dias parecem querer reter o sol e a praia vai sendo cada vez mais procurada. Estamos à porta de Maio e os feriados e pontes por certo irão trazer visitantes que procuram antecipar o verão, espraiando-se na Baía de Armação de Pêra.

Entretanto, as obras cuja utilidade, é bom que se reafirme, face à procura que a nossa Vila tem e ao essencial da sua economia, não está em causa, mas cuja implementação administrativa e execução deixam muito a desejar e muito mais a criticar, criam péssimas condições de locomoção em geral e de acesso à praia, em particular.

Geradoras de riscos múltiplos e variados as obras constituem um verdadeiro perigo para a circulação.

Apesar de estarmos no século XXI, no continente mais desenvolvido do mundo, num país cujos números o colocam entre os trinta mais ricos do mundo, onde a segurança se encontra consagrada como uma das grandes preocupações dos governos, continua a ser oportuno recordar um cartaz de outros tempos, dos tempos em que grande parte dos portugueses não tinha rendimento que lhes permitisse usar calçado.

A mensagem do governo civil do Porto, preocupado em evitar danos irreparáveis aos pés descalços, comuns à época, continua cheia de actualidade e utilidade, pelo menos nesta Armação Estaleiro onde os riscos de acidente se encontram generalizados por via da ausência de controlo e fiscalização da obra, cujo orçamento terá contemplado muitos milhares de euros para segurança (como é imposto pela lei) e não obstante serem pagos (mais cedo ou mais tarde) não beneficiam os transeuntes com condições mínimas de deslocação.


Neste concelho, em Armação de Pêra, em muito parece, não estarmos assim tão longe dos tempos do pé descalço.

8 comentários:

Anónimo disse...

MAIS VALE UM PÉ DESCALÇO SULCANDO A TERRA QUE O ALIMENTA... A UMA CABEÇA COBERTA DE OURO... FRUTO DE PISAR OS OUTROS
Do:http://omeurasto.blogspot.com/

Anónimo disse...

A forma como as obras estão a ser executadas é uma vergonha para qualquer empreiteiro, quem circula pela obra não distingue o que é estaleiro e via pública.


Será que a câmara de Silves não tem fiscalização?

Os vereadores não visitam a terra, se não a visitam deveriam visitar e ouvir os comentários que os estrangeiros fazem sobre ela.
Só espero que não venha a existir um acidente com um estrangeiro para acabar com o turismo e ficarmos reduzidos aos imigrantes.

Anónimo disse...

Não estranhem por a obra não ter segurança para os peões mas o coordenador de segurança ao que consta só aparece em armação para assinar os papeis e nem à obra vai para não sujar os sapatinhos.

O mesmo acontece com a Isabel Soares que se está barimbando para o pessoal de Armação, só cá aparece de camioneta com os jornalistas para fazer a propaganda e nem se digna a descer para ver o que cá se passa.

E mesmo quem cá vive e faz parte da vereação é vê-lo meter-se no pópó pago pelo povo.

adelina capelo disse...

e porque é que a Dra. Isabel e o sr Eng. haveriam de perder o seu tempo com coisas de pouca importancia? O que nos importa neste momento é a reeleição

adelina capelo disse...

Não briquem com coisas sérias.

A Dr.ª Isabel Soares se Deus quiser vai ser reeleita, o seu trabalho em Armação de Pêra e não só é reconhecido por todos.

Só não vê quem não quer, nunca se fizeram tantas obras em prol do povo de Armação a não ser nos seus mandatos.

Não sejam invejosos e reconheçam quem trabalha.

E já agora deixem-se de bricadeiras com o meu nome.

besugo disse...

Armação é para Isabel Soares um mealheiro e não passa disso mesmo.
É onde ela vem buscar o dinheirinho para depois gastar mal em Silves.

Anónimo disse...

Chamem lá Aventino à D.Adelina,

Ele bem se esforça mas, Armação já era. O "Apoio de Praia" traiu-vos.
Continunem a pagar o que devem (o IMI e o IMT arrecadados) a Armação.

Sardinha

Armacenense de Gema disse...

Esta Dona Capelo mete-me cada vez mais nojo.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve