O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO

23 de Abril é Dia Mundial do Livro.

Comemora-se desde 1996 e por decisão da UNESCO.

A esta data está também ligado um costume Catalão de os homens oferecerem rosas às mulheres e receberem em troca livros.

Shakespeare e Cervantes, faleceram a 23 de Abril de 1616.
Dizem as estatísticas que os inquiridos que afirmam ler livros eram em 1983 de 41,7%. O número subiu em 1995 para 53,9%. Mas infelizmente em 2000 os que se afirmam leitores já são menos de metade dos portugueses (44,3%).

Ou as estatísticas mudaram de método ou o esforço que andamos a fazer para promover a leitura não anda a resultar.

E dessa população que diz ler, só pouco mais de metade (58%) estava a ler no momento em que foi inquirida.

Em números redondos só cerca de um em cada cinco portugueses é que anda a ler.

Esta é a pura e dura realidade.

Mas o tempo dedicado à leitura também tem vindo a baixar.

Deste já tão reduzido número de leitores, os que dedicam à leitura 3 ou menos horas por semana, eram 62% no ano de 2004 e baixaram para 60,9 no ano de 2005.

O número médio de livros lidos no ano de 2004 foi de 8,5 livros. Comparando com a média de livros comprados que também é de 8, ficamos com um problema a resolver.

Será possível que as bibliotecas só tenham sido responsáveis por 0,5% da leitura?

Sabemos das margens de erro das sondagens e até se compreende alguma incorrecção nas respostas que tenderão a valorizar a leitura e até a afirmação de compra.

Nesta suposição também deve estar alguma parte da explicação.

Mas mesmo assim a quota parte das bibliotecas na leitura é muito pequena.

Temos que assumir que há mais algo a fazer para além do muito que já vem sendo feito.

Por exemplo, uma biblioteca em Armação de Pêra. O Casino tem espaço de sobra para isso!

Fontes:

http://www.iplb.pt/pls/diplb/!main_page?levelid=234

http://www.apel.pt/default.asp?s=12159&ctd=1436

4 comentários:

adelina capelo disse...

Bem podem agradecer à Dr.ª Isabel Soares que com a construção da biblioteca contruíbuiu para a divulgação do livro e estimulção da leitura

justiçeira disse...

AQUI FALA-SE DE ARMAÇÃO DE PÊRA Ó NÓDOA SEM PÊLO!

adelina capelo disse...

Oh Justiceirinha e isto não acontece em Armação de Pêra?

«Silves Tour» marcha em prol da luta contra o cancro da mama




Silves
«Silves Tour» é o nome dos passeios de solidariedade, em prol da Associação Laço e da luta contra o cancro da mama, que se vão realizar pela primeira vez no dia 3 de Maio, Dia da Mãe, com início às 10 horas, em vários pontos daquele concelho.

Programado para este dia está uma Marcha-Passeio e um Passeio de BTT, que têm como objectivo angariar fundos para a aquisição de equipamentos auxiliares para o rastreio do cancro da mama, na região do Algarve.

No acto da inscrição, que deve ser feita até sexta-feira, dia 24, no Sector de Desporto da Câmara, nas Juntas de Freguesias e escolas do concelho, os interessados podem escolher entre duas opções.

A primeira custa cinco euros e inclui a participação em ambos os passeios, com bicicleta própria, seguro de acidentes pessoais, t-shirt e boné.

A segunda exige o pagamento de 50 euros, dando o direito de fazer parte do Passeio de BTT, seguro de acidentes pessoais, t-shirt, boné e, ainda, uma bicicleta e um capacete. Tudo isto será entregue no dia do «Silves Tour», entre as 8h00 e 9h30.

A iniciativa, de cariz não competitivo, é aberta a homens e mulheres com mais de 10 anos e tem como ponto de partida vários locais, tais como o Pavilhão Desportivo de Armação de Pêra, as Piscinas Municipais de Silves, e ainda, as Juntas de Freguesias de Alcantarilha, Algoz, Pêra, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Tunes.

Feita a inscrição e prontos a pedalar, os percursos de BTT têm como destino a cidade de Silves e serão orientados por indicações dos guias.

Enquanto uns andam sobre rodas, outros irão marchar num passeio que terá percurso de seis e dez quilómetros. Ao longo da caminhada, os participantes encontrarão placas de orientação.

A organização vai acompanhar as pessoas em viaturas de apoio para tomar conta de problemas técnicos e abastecer os participantes com alimentos sólidos e líquidos.

No percurso vai estar, também, uma ambulância para tomar conta de qualquer eventualidade.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara de Silves, com os apoios da Associação Laço, do «barlavento», da Rádio Algarve FM e o Canal do Sul.

Para quem quiser saber mais informações acerca do «Silves Tour» pode contactar a Divisão de Desporto, Juventude e Acção Social através do contacto 282440270.

Anónimo disse...

25 de ABRIL SEMPRE

No próximo dia 25, pelas 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Silves reunirá o seu plenário para uma sessão evocativa desta data histórica.

Pela 1.ª vez, desde a Revolução, realizar-se-á uma sessão da AM de Silves com estas características.

Silves, pelo seu passado de lutas anti-fascistas, merece esta EVOCAÇÃO.

Por esta razão, o Bloco de Esquerda que, pela primeira vez, tem representação na Assembleia Municipal de Silves, apresentou proposta para a realização desta sessão, aprovada pelo plenário Municipal.

Sem dúvida que esta sessão seria ainda mais digna se a população comparecesse e mostrasse quão presente ainda se encontra a memória da REVOLUÇÃO DE ABRIL, já que as esperanças por concretizar ainda são muitas.

Bloco de Esquerda, Núcleo de Silves

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve