Hoteleiros
europeus unem-se contra o Booking
Diversas associações
hoteleiras de países europeus estão a ponderar concertar posições a nível
europeu para tentar travar as cláusulas de paridade e as comissões cobradas
pelo portal Booking, que acusam de desrespeitar a concorrência.
In:Negócios
18 de setembro de 2017
Diversas associações
hoteleiras estão a ponderar avançar com um processo a nível europeu contra o
gigante de reservas online Booking por práticas anti-concorrenciais, escreve o
económico espanhol Cinco Días. O portal, que já conquistou, de
acordo com dados citados pelo jornal, uma quota europeia de 63% das reservas
online de hotéis, é acusado de forçar os hoteleiros a não baixar preços e a
cobrar comissões excessivamente elevadas.
De acordo com o Cinco Días,
esta plataforma irá ser alvo de uma queixa por abuso de posição dominante. O
jornal não precisa quais as associações em causa – nem quando é que planeiam
abrir esse procedimento a nível europeu.
O objectivo da queixa é
acabar com os dois principais entraves na relação entre hotéis e plataformas na
internet que os vendem: as cláusulas de paridade e as comissões. As cláusulas
obrigam os empresários do sector hoteleiro a praticar os mesmos preços para o
mesmo tipo de quarto em todos os canais de venda – ou seja, impedem-nos de
vender quartos mais baratos do que o Booking ou outras plataformas online.
Em 2015, França, Itália e
Suíça chegaram a um acordo com a plataforma em que esta se comprometeu a não
aplicar essas cláusulas num período de cinco anos – ficando sujeita a multas
milionárias caso desrespeite o acordo, prossegue o Cinco Días. Ainda assim, de
acordo com a AFP, esse compromisso é apenas parcial: os hoteleiros poderão
oferecer tarifas mais baixas que as do Booking através de outras plataformas,
como telefone ou e-mail. Na sua página, os preços terão de ser iguais aos do
Booking.
A autoridade da
concorrência francesa disse então que estas regras deveriam ser estendidas a
todos os países europeus.
Adicionalmente, os
hoteleiros querem que as plataformas electrónicas reduzam substancialmente as
comissões. Ao jornal, Ramón Estalella, secretário-geral da Confederação
Espanhola de Hotéis e Alojamentos Turísticos (CEHAT), diz que as agências de
viagem tradicionais cobravam uma comissão de 9%, e que as plataformas como o
Booking mais do que duplicam esse montante.
"Eles dizem que
cobram uma média de 15%, mas os nossos cálculos mostram que é 22%", afirma
Ramón Estalella, citado pelo Cinco Días. Trata-se de uma percentagem
"abusiva" e que trata da mesma forma casos diferentes, sustenta.
Maioria dos portugueses
compra alojamento na internet
Em Portugal, e de acordo com
dados do Eurostat, 53% dos cidadãos fizeram compras relacionadas com
viagens e alojamento em férias na internet em 2016, ligeiramente acima da média
europeia (52%) mas ainda longe do Luxemburgo, onde 76% dos cidadãos recorreram
a essa via.
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