A correlação entre o bem-estar e a riqueza
O gráfico apresenta a correlação entre o índice "Better Life" e o PIB.(Economist)
Há mais de 70 anos que os economistas utilizam o PIB como indicador para medir a riqueza dum país. Este indicador tem limitações pois não tem em conta, designadamente o esgotamento dos recursos naturais e exclui os serviços não pagos, como por exemplo o voluntariado.
Em 24 de Maio a OCDE lançou um indicador alternativo, para medir o bem-estar e aplicou-o aos 34 países membros.
Esta ferramenta interactiva permite aos utilizadores alterar o peso de cada sector de acordo com sua própria visão da sua importância.
O dinheiro pode não comprar felicidade. Mas ajuda muito!
O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário