O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

“Nenhum partido fez o diagnóstico sério do país”

Em entrevista ao Diário Económico, António Barreto dá-lhes pela medida grossa:

..."Quando a crise económica e financeira rebentou, os países mais afectados criaram pacotes de emergência para salvar as economias, os bancos e as empresas. Nos senados e nos parlamentos, Governos e oposição discutiram exaustivamente como canalizar as ajudas financeiras e que empresas nacionalizar."

"Em Portugal não chegou a haver um debate sério sobre o pacote de medidas" e na Assembleia da República "houve berraria pegada, de manhã à noite". A comparação é feita por António Barreto e ilustra aquilo que para o sociólogo é a falta de respeito que os deputados portugueses têm pelo Parlamento e pelos cidadãos que os elegeram.

4 comentários:

adelina capelo disse...

Mais uma chapada naqueles que só sabem dizer mal e não são capazes de apresentar um unico projecto com pés e cabeça!!!!!!

Silves já tem estratégia para afirmar o concelho fora das portas algarvias



Uma Villa de Inovação e Desenvolvimento, uma plataforma logística que abrange três freguesias, a reconversão da Fissul e o desassoreamento e limpeza extensiva do rio Arade são alguns dos projectos vão permitir que o concelho seja um pólo de atractividade.

O que é preciso fazer para tirar partido das potencialidades e afirmar um concelho no contexto nacional e internacional?

Em Silves, a resposta é clara e foi apresentada, na sexta-feira, na Fábrica do Inglês: atrair investimento, apostar nos pontos fortes e melhorar os fracos, conhecer as mais-valias. Mas estes são apenas alguns dos passos que definem o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Silves (PEDS), elaborado pela Câmara Municipal.

E para Isabel Soares, presidente da Câmara de Silves, não restam dúvidas de que o plano é uma forma de «apontar um caminho para o desenvolvimento», devendo o PEDS «funcionar como uma referência orientadora». Foi essencial, por isso, definir uma visão para o futuro de Silves, bem como os pilares estratégicos que estabelecem linhas orientadoras para as principais actividades do concelho.

No entanto, de todos os projectos que o PEDS engloba, destacam-se os que são considerados âncora, como a criação de uma Villa de Inovação e Desenvolvimento, um Observatório do Risco e Escola de Prevenção e Segurança (protecção civil), a implementação da Acessibilidade e Mobilidade para todos e a qualificação e diversificação da oferta turística.

Por outro lado, há a reconstrução do Fissul, porque o concelho não dispõe de equipamentos multiusos competitivos para responder, por exemplo, às exigências do turismo de negócios.

O estudo «Algarve – Meeting Industry» apresentado em Junho, referia que Silves estava em 11º lugar a nível de capacidade de lugares em formato de plateia, com três espaços e 360 lugares, muito distante dos primeiros da tabela: Loulé (14 mil lugares) ou Portimão (11 mil).

Há ainda a Plataforma Logística que abrange três freguesias e permitirá que o concelho seja um ponto central no Algarve, destacando-se a pretensão da influência sobre a Andaluzia, em Espanha.

Não fica esquecido também o desassoreamento do rio Arade, uma obra que Isabel Soares acredita que, se não for realizada como previsto, até poderia ser assumida pela autarquia, porque a autarca tem «a certeza de que as despesas da obra são pagas com o próprio desassoreamento».

A presidente garantiu, entretanto, que sabe que o IPTM já «adjudicou, após a análise das propostas apresentadas, o projecto de execução da obra. Segundo informações do IPTM, até ao final do ano, o projecto de execução estará pronto».

Mas há muitos outros projectos ligados aos sete pilares do desenvolvimento estratégico (turismo, cultura e património, agricultura, silvicultura e vitivinicultura, ordenamento do território e sustentabilidade ambiental, inovação, conhecimento e logística, o comércio, restauração e serviços, e cultura cívica, educação e desporto).

O objectivo é promover, qualificar, diversificar e apostar nas actividades ligadas aos sete sectores que poderão vir a ser a sustentação do concelho.
Para elaborar o PEDS, Isabel Soares afirmou ter havido um longo percurso.

«Foram realizados mais de 300 inquéritos à população, dois fóruns de sustentabilidade e desenvolvimento, três dias de trabalho de campo com cada presidente da Junta de Freguesia», bem como reuniões com o executivo, dirigentes e Assembleia Municipal.

Por outro lado, o PEDS teve em conta outros estudos e instrumentos como a Estratégia de Lisboa, o QREN, o PNPOT, o Protal ou o PENT.

Anónimo disse...

Simplesmente F A N T Á S T I C O.
Desta vez é que é a sério.

Tony dos Cachorros disse...

Não tenho palavras... E andaram eles a perder tempo com balelas para anunciar com pompa e circunstância, por causa das eleições, essa bacurada!!! Ó triste país... Não seria preferível fazer um plano para acabar com o lixo que inunda Armação de Pêra?!? Para tapar os buracos das ruas do interior da Vila? Para mudar a calçada das ruas interiores da vila, como a Gago Coutinho, onde todos os dias caí uma pessoa de terceira idade no chão? Sejam objectivos, deixem-se de palhaçadas fúteis...

adelina pelo de cão disse...

Adelina, esqueceste-te do esgoto a céu aberto que a Villa ganhou ali em frente ao Hotel Garbe aos sábados de manhã. Tudo porque o engenheireco que anda aos beijinhos com a porca não fez o seu trabalho e deixou o empreiteiro fechar as condutas frente à imobiliária Era completamente entupidas de pedras de calçada. Enfim, talvez tenha algo a ganhar com as reparações! O resultado de tão eficiente gestão? Ainda as obras do programa polis aguardam a chegada do mes de setembro e da pomposa pandega que a gorda lá quer fazer com os cumplices e já andam a reparar e a abrir buracos em frente ao Hotel Garve, uma calçada com 1 mês. Ah grande CABRA!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve