O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DIREITINHO MAS NADA CERTINHO!

A propósito dos comentários de um visitante recente


O nosso penúltimo post foi objecto de um comentário que nos prendeu especialmente a atenção.
Tratou-se do visitante que se auto apelidou de “certinho e direitinho”!

Porque teceu algumas considerações que merecem esclarecimento, passaremos em revista as suas afirmações mais candentes e tentaremos esclarecer o nosso visitante quanto a alguns aparentes equívocos acerca da natureza deste sitio.

Impõe-se antes de mais agradecer as felicitações pela criação do blog, o qual diz seguir com curiosidade desde há muito. Bem haja portanto!

Importa no entanto sugerir que reveja o teor dos posts, desde o seu inicio, para que, livremente, possa concluir que este sítio é clara e assumidamente politico.

Não politico no sentido partidário do termo, que o não é, mas sim no sentido do livre, autónomo e militante exercício dos poderes de cidadania.

Permita-nos a oportunidade de recordar o que a este propósito pensa Kant.

“Para Kant, cidadania é o mesmo que autonomia, aquilo que permite conciliar a ordem com a liberdade e que só pode efectivar-se através da subversão do direito. É a submissão à autoridade que cada um dá a si mesmo, pelo que importa rejeitar a liberdade sem ordem (anarquia), bem como a ordem sem liberdade (despotismo). Porque cada homem é um fim em si mesmo e nunca pode ser um meio que justifique qualquer fim que lhe seja alheio.
Assim, o contrato social constitui uma simples ideia da razão, um mero princípio a priori, uma pressuposição lógica e não um facto histórico ou empírico. Aliás, o “contractus originarius” não é o princípio que permite conhecer a origem do Estado, mas como ele deve ser. Mais: o contrato social é a regra e não a origem da Constituição do Estado; não é o princípio da sua fundação, mas o da sua administração e ilumina o ideal da legislação, do governo e da justiça pública. Nestes termos, proclama o contrato social como o contrato originário pelo qual todos os membros do povo (omnes et singuli) limitam a sua liberdade exterior, em ordem a recebê‑la de novo como membros da comunidade, isto é, do povo olhado como Estado (universi). Na sua base, há um pactum unionis civilis que trata de organizar uma multidão de seres razoáveis e de instaurar um ser comum, o qual constitui uma espécie do imperativo categórico do político. Deste modo, o direito público é o conjunto das leis que necessitam de ser proclamadas universalmente para se gerar um estado jurídico. É um sistema de leis para um povo, isto é, uma multiplicidade de homens ou uma multiplicidade de povos que, estando numa relação recíproca de uns para com outros, têm necessidade, para poderem usar do seu direito, de um estado jurídico dependente de uma vontade que os unifica, isto é de uma constituição.
Logo, o Estado como república, como dizia Rousseau, é acção do todo sobre o todo, o tal ser comum feito de uma multidão de seres razoáveis. É, nas palavras de Raymond Aron, a colectividade considerada como um todo. Ou, para subirmos à perspectiva de Kant, um Estado-razão, o tal contrato original pelo qual todos os membros do povo limitam a sua liberdade exterior, em ordem a recebê-la de novo como membros da comunidade, o povo olhado como universalidade.”

É assim, com estranheza, que tomamos a sua “descoberta” acerca da natureza politica deste sítio, “acusação” esta da qual nos confessamos desde já como “culpados”!
Já quanto ao pretenso propósito exclusivo de “atacar” a Senhora Isabel Soares, que também consta do libelo acusatório, a justificação é um pouco mais extensa.

Na verdade a destinatária de muitas das nossas criticas é a Presidência da Câmara de Silves, ou melhor a responsável primeira pela gestão da autarquia, por virtude das funções e poderes que exerce, ou não exerce e pelas escolhas que faz.

De facto a Senhora Isabel Soares não passa duma expressão conjuntural no exercício do poder concelhio do qual Armação de Pêra é destinatária.

E é precisamente nos caminhos da defesa dos interesses de Armação de Pêra que nos cruzamos, inevitavelmente, com a Câmara de Silves, com a sua (hoje) Presidenta e sobretudo com a sua gestão negligente e irresponsável desta Vila, “pérola” na expressão que utilizou.

Com efeito, de Armação de Pêra os seus bisnetos continuarão a ouvir falar, o mesmo não se podendo dizer de Isabel Soares, a qual, perdendo as eleições, como se espera, ou impedida de se recandidatar por atingir o limite legal de mandatos, ninguém mais se lembrará! Vai uma aposta?

Mais tarde refere acerca da (im)parcialidade do blog e do dever de “aplaudir” os criticados quando fazem bem, dando-lhes a palavra em posts que pugnassem em sua defesa.

Somos sensíveis ao tema da imparcialidade!

De facto não temos dado expressão ao pensamento Soarista! No entanto, cremos que justificadamente!

Em primeiro lugar porque não sabemos o que isso é!
Em segundo porque, a existir pensamento soarista, desconhecemos a sua fonte e ou expressão publica!
Em terceiro porque, apesar de termos bem evidenciado quer no inicio quer no fim do blog, o nosso endereço electrónico, nunca recebemos qualquer pedido de publicação que fosse expressão desse pensamento e desejo, com excepção da “famigerada terrorista” Adelina Capelo, que nos vai privilegiando com a sua presença tão frequente quanto fundamentalista nos comentários aos posts.

Já quanto à acusação de falta à verdade, esta é injusta e infundamentada.
Na verdade a actividade deste blog não é profissional, não visa cobrir acontecimentos e por isso mesmo é extremamente cuidadosa na invocação de factos cuja verificação não seja absolutamente objectiva. Por isso não desvendamos factos, nem damos cobertura ou fundamento a rumores. Limitamo-nos a exprimir opinião sobre factos cujo verificação é habitualmente, pacifica. Dai o total despropósito da acusação!

Quanto às observações que faz acerca da vocação de Armação para sustentar o resto do concelho, quanto a nós por incompetência patente da governo do mesmo, rejeitamos liminarmente tal concepção, como igualmente o seu conceito de progresso soarista, pelo que não nos merecem mais comentários!

Por tudo isto, o nosso visitante, será “direitinho”, mas de certeza que não é "certinho"!

30 comentários:

Luís Ricardo disse...

Este espaço cumpriria os seus objectivos se todos os seus visitantes e participantes comungassem no objectivo que deveria ser comum "Discutir e defender o melhor para Armação de Pêra", sem sofismas nem formas menos educadas a roçar o arruaceiro, nota-se que este tipo de atitudes é utilizado a coberto de anonimatos ou pseudónimos que mascaram os reais interesses dessas figuras encapuzadas. O livre exercício da Democracia implica a assunção clara por cada interviniente, e per si, das suas opções políticas, das suas opiniões fundamentadas sobre os temas em discussão e nunca! aceitaremos a veborreira intimidatória, arrogante e prepotente com que algumas dessas figuras embuçadas, vêm a terreiro tentar impor arbitráriamente aquilo que o livre pensamento, a discussão esclarecida e bem fundamentada rejeita. É pois, de salutar atitude esta clarificação de princípios e separação de águas. Só os que temem o livre exercício de cidadania, da discussão e confrontação de diferentes opiniões e pontos de vista, tentam divirtuar o debate livre e aberto, utilizando o insulto e arrogância do poder que disfrutam e querem manter a todo o custo. Viva a liberdade de pensamento e de expressão! Bem hajam e vamos debater o tudo o que seja de interesse para esta terra e suas gentes.
Luís Ricardo

António dos Caliços disse...

Certo, Luís Ricardo.
Mas convém separar as águas e não meter tudo no mesmo saco.
Quem abriu as hostilidades - com abjectas referências a familiares dos comentadores - foi, precisamente, quem você parece querer defender. De tal modo que me fica a dúvida sobre se defensor e defendido não serão uma só e a mesma pessoa. É cá uma ideia...

Certinho e Direitinho√ disse...

Exactamente quem abriu as hostilidades?!...eu não ofendi ninguém,apenas disse que as coisas positivas também deveriam ser lembradas e discutidas,e fui atacado e ameaçado de todos os lados.
Claro que dei resposta,que mais poderia fazer,se a minha intenção inicial nunca foi a de atacar ninguém!
Quanto ao autor do blog,palavras muito bonitas,muito sàbias mas continuo sem perceber o porquê de me fazerem alvo da vossa revolta politica,sim politica!
Pois se a liberdade de expressão e opinião é um direito democràtico aqui no seu espaço,assim como o afirma também o Sr.Luis Ricardo,qual é o problema de eu apresentar a minha opinião sincera?...fui logo identificado como lacaio da Sra.Soares e etc...
Os blogues são criados para este efeito penso eu,mas este parece ser sò para filhos e enteados,mas não seja por isso,depois de ver que o seu autor chegou à triste decisão de me dedicar um comentario,depois de tanta pouca vergonha que tenho visto escrita neste espaço por outros visitantes,que por certo também têm direito à sua opinião,mas que se safaram do fardo de levar com um texto a si dedicado com expressões e exemplos "extraordinàrios",que,na verdade nada têm a ver!
Não sei se agradeço a dedicatoria,se apenas a ignoro,uma coisa é certa o nome deste espaço não deveria de ser Cidadania,porque é uma palavra muito forte e responsàvel para quem a utiliza somente para fins politicos e parcias.
A defesa da liberdade de expressão deve ser preservada por qualquer autor de blog,a sua incompreensivel decisão de responder ao Sr.certinho e direitinho mostra a verdadeira essência do seu projecto.
Tenho pena,pois visitava com assiduidade este espaço,compreendia as criticas que fazia e acompanhava com interesse as suas ideias quanto ao futuro do concelho.
Nunca pensei que pudesse responder directamente a um visitante,definitivamente quebrou uma regra sagrada que penso era uma das mais importantes para defesa da cidadania do seu blog.
Continuo a desejar-lhe sorte e sucesso,mas claro fico com a ideia de que os seus futuros visitantes terão que apoiar as suas decisões.
Não responderei a mais ninguém dos seus "fiéis seguidores",pois parece que depois de tudo o que me disseram,eu é que sou o idiota!
Fica aqui o meu ultimo comentario e a minha ultima visita a este blog.

Anónimo disse...

"Hoje Um antigo arquitecto da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Jorge Contreiras, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de corrupção passiva para acto ilícito, branqueamento de capitais e abuso de poder, por ter aprovado ilicitamente projectos da autoria do seu próprio gabinete de arquitectura"
Em Silves tais projectos são assinados por colegas de ofício.

Luís Ricardo disse...

Eu não sei quem abriu as hostilidades nem estou interassado em saber, só sei que fui interplado pelo pelo pseudónimo "Certinho e Direitinho" logo após à publicação de uma página que enviei, de uma forma estúpida, apelidando-me de algo que não sou, se com isso se queria dizer que me conhecia, considero a forma desilegante e pouco educada. Creio saber quem é a figura que se esconde no anonimato de um pseudónimo e referi-me a ela com as considerações que merece, e revelando uma pequenininha parte da personalidade e conduta desse inimigo de Armação de Pêra, se a carapuça não lhe serve, apresente-se de cara aberta.Fazer o papel de vítima, após um processo de difamação e afirmação que tem seguido, é próprio dos fracos e dos cobardes. Se realmente que discutir a bondade ou não das medidas deste executivo camarário para Armação de Pêra e os Armaceneses, faça-o então apresentando os argumentos do julga ser a bondade dos factos ou actos que defende e estaremos aqui para civilizada e educadamente discutir-mos as razões ou erros da sua argumentação, mas não se esqueça que o mote é a defesa de Armação de Pêra e nunca os interesses menos claros de quem quer que seja.
Arrogâncias e imbecilidades estarão fora do léxico de um blogue que se pretende de cidadania, debate, democracia e defesa dos interesses sociais e sobretudo de Armação de Pêra. Meditem sobre o que vos proponho e vejam se encaixa nos vossos objectivos.

Sónia Oliveira disse...

BRILHANTE CONCLUSÃO:

Não responderei a mais ninguém dos seus "fiéis seguidores",pois parece que depois de tudo o que me disseram,eu é que sou o idiota!

__________________________________

Não quero de maneira nenhuma, que esso sr. me responda, até porque com os conhecimentos demonstrados no post anterior, vê-se perfeitamente o meio onde está inserido!

Contudo e apesar de achar que o autor do blog também lhe deu demasiada importância, visto que o sr. direitinho, não se identificou claramente, é importante saber o que pensam estes apoioantes de IS, pois ficamos com uma ideia do que são capazes e de como são imaginativos...

Esse para mim foi um ponto positivo, para além de que bastou aparecer uma associação ainda que recente os deixa de cabeça perdida e já os apanhou em diversas mentiras!!!

___________________________________
AVISO: Estou apenas a falar em meu nome e não da associação à qual também pertenço e que irónicamente IS é associada!!!
___________________________________

Não queira Sr. certinho ficar com os louros todos, também o autor fez menção da "D. Adelina Capelo", que como é óbvio nem sequer me merece comentários...

Precisamos de pessoas com ideias próprias e de futuro, quando falo de futuro não é por 5 ou 10 anos é por mais, o que este executivo tem feito "quanto a mim", é um desperdicio dos dinheiros que lhe têm sido atribuídos e que poderiam servir para realizar muito mais do que o que tem sido feito.

É por isso que frequentemente mencionamos os concelhos vizinhos, no entanto logo se aproveitam estes defensores para procurar, nos vizinhos também algum defeito..

O que me faz lembrar quando se questionam as crianças da escola sobre o seu comportamento, de imediato encontram um colega que faz mais travessuras!

Não sei o que teria sido deste concelho sem IS, no entanto sei o que os outros evoluiram e não é concerteza a coçar a cabeça que os problemas se resolvem.

A vontade que sinto que é preciso alternar o poder, é porque está, como se pode constatar com os vicíos que em nada nos favorecem nem até para a própria democracia, todos temos o direito de contra-argumentar opiniões, com civismo e educação.

O problema de IS é esse mesmo, não poder haver opiniões contrárias e o excesso de favorecimentos pessoais que tem feito ao longo destes seus mandatos estão á vista de todos.

Quem se opõe é que está errado, daí o medo e o sentimento de impotência, face a este tipo de pessoas que não merecem e não tem capacidade para ocupar os cargos que ocupam.

Pois não defendem os interesses sequer daqueles que os elegem, quanto mais dos outros!!!

Pela postura tomada pelo Municipio face á providência cautelar interposta pelos Amigos de Armação, que é o caso que tenho conhecimento mais directo e em que a Presidente omite aos vereadores documentos, (sendo este caso uma agulha no palheiro) eu nem quero imaginar o restante.


Sinto-me envergonhada perante pessoas que usam os dinheiros PÚBLICOS para atingir a própria população.

São estas pessoas que JÁ GANHARAM!!!

F****

Deveriam era ter vergonha na cara.

E isto não é para me darem resposta, esta é a minha opinião!!!!!

Cumprimentos,

Sónia Oliveira

Maria Albertina disse...

A Isabel Soares desconsidera Armação de Pêra, porque apesar de existirem 10.000 fogos, só há 3.000 votantes! Mas, se esses 3.000 votantes lhe virarem as costas como ela bem merece, e os Messinenses despertarem para a vida, e os Silvenses se indignarem também contra ela! As eleições estarão perdidas para essa Sr.ª e a sua pandilha...

António dos Caliços disse...

"Eu é que sou o idiota", diz o Certinho e Direitinho.
Tem toda a razão e não serei eu quem lha vai tirar.

movimento anti esgoto na praia disse...

Onde é que podem ser consultadas as últimas análises químicas feitas à água da praia de Armação de Pêra. Estamos perante um atentado à saúde pública e ninguém faz nada? onde está o vosso amor pela terra?

Zezito disse...

Perguntem à ARH e à CMS!!! É estranho, o apoio de praia ainda não abriu e a praia está aberta com agua poluída!!!! Onde está o cumprimento da promessa da Soares que ia fechar a praia!?? Ah, é verdade, estamos em ano de eleições...

Anónimo disse...

Com a praia aberta ou fechada, as análises deviam existir e os respectivos resultados deviam estar afixados, para que o público tivesse a possibilidade de conhecer a qualidade da água.
É um assunto que deve merecer a melhor atenção aos Amigos de Armação, pois, se essa informação existir poderá ser um factor de mais valia.
Um amigo

adelina capelo disse...

Segundo a lei quem tem autoridade para fechar as praias por causa dos esgotos é a delegada de saúde e ao que sei ela tem vindo a Armação várias vezes na semana e a praia continua aberta.
Para aqueles que não conhecem as análises os boletins estão bem afixados no Mercado.
Só não vê quem é cego ou não quer ver.

Anónimo disse...

Cegos ou não cegos, quem quizer ir à praia tem que ler o Blogue e depois, passar pelo mercado para saber se a água está boa.
Aliás, qualquer pessoa que entra na água apercebe-se de que esta está turva e de que existem detritos em suspensão.
A informação deve estar afixada na praia para que as pessoas a possam consultar.
Não acha bem D. Adelina?
Um amigo

adelina capelo disse...

Toino
A água está turva porque está levante.
Mas se está com medo que alguma alga o "coma" mal por mal fique a ler o blogue.

Anónimo disse...

Olha, Osga Capelo, a água está turva porque tem m.... em suspensão.
Toino

movimento anti esgoto na praia disse...

Adelina, é bom existirem quadrúpedes como tu para animar estas tardes cinzentas de verão.
1º- As análises são afixadas na lota;
2º- A última análise afixada é de 08 de Junho com data de colheita a 03 de Junho. dá-me o teu email e eu envio-te uma fotografia que acabei de tirar no local;
3º- A praia de Armação de Pêra têm restos de merda a boiar na água;
4º- A água está branca mesmo quando não está levante;

Deixem de atirar areia para a cara das pessoas e levantem-se da secretária, peguem no carrito da câmara e venham a Armação ver o que se passa, é para isso que lhes damos de comer ao fim do mês.

adelina capelo disse...

A NÃO PERDER.

“Dia do Município” CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES PROMOVE ESPECTÁCULO DO PROJECTO “AMÁLIA HOJE” EM ARMAÇÃO DE PÊRA

2009-9-6 A Câmara Municipal de Silves (CMS) traz até à Praia dos Pescadores (junto à Lota), em Armação de Pêra, no próximo dia 06 de Setembro, pelas 22h00, o projecto “Amália Hoje”, liderado pela vocalista dos The Gift, Sónia Tavares.
Este espectáculo, do grupo que mistura as sonoridades pop, rock e hard rock numa homenagem à grande diva do fado, é gratuito e insere-se nas comemorações do “Dia da Cidade”.

Zé da Praia disse...

Uma miséria, esse grupo "Amália Hoje".
Confrange a falta de pudor com que tal gente, sem o mínimo talento, se apropriou do nome de Amália para fazer dinheiro.
E é indigna a decisão da Câmara de trazer essa m... à Praia dos Pescadores, dissipando uma verba que bem podia ser utilizada para limpar a m. que abunda na mesma praia.

adelina capelo disse...

Deixa lá Zé especialmente para ti vou pedir que eles cantem o fado do ciúme.

Zé da Praia disse...

Ó d. adelina capacho, V. conhece-me de algum lado para me tratar por tu?

Sónia Oliveira disse...

Temos de aproveitar os últimos eventos Soaristas.

Afinal nós é que pagamos a sua campanha, aproveitem também os da oposição, seria giro virem todo cada um com a sua bandeira.

Finalmente o Dia da cidade vem a Armação de Pêra com alguma coisa que se aproveite, cheios de dividas mas felizes.

Ó Adelina pede antes o Fado da despedida...

Cumprimentos,

Sónia Oliveira

adelina capelo disse...

Sónia

Como hoje estou bem disposta a ti te dedico o fado do Anjo Inútil

Sónia Oliveira disse...

Muito obrigada pela sua simpatia, lá estarei então, olhe eu levo uma T-shirt Azul.

Não se esqueça de dedicar para todos ouvirem.

Muito obrigada,

The Punisher disse...

Depois de desfilar no Carnaval, depois de marchar no Santo António, depois de comprar um carro eléctrico para a via pedonalizada... tudo para comprar mais uns votos, a Dona Soares acha que dando musica aos armacenenses, compra definitivamente os seus votos!

Olhe Dona ADELINA CAPELO, peça mas é aos musicos para tocarem os Vampiros, do grande Zeca Afonso, a letra adeqúa-se perfeitamente à Dr.ª Soares e sua pandilha...

A estupida disse...

Menina,de certeza que jà vendeu apartamentos desses "blocos de betão" que tanto reclama,não?
Enquanto deram lucro tudo bem.

Fiquei contente ontem quando li estas frases no blog dos amigos de Armação:

""Armação de pêra está cada vez maior e num dia tão especial toda a vila deve estar em comemoração.""

Và là que admitem.

Anónimo disse...

Campismo em São Marcos
A autarquia de Silves pretende construir um parque de campismo e caravanismo municipal na aldeia de São Marcos da Serra.


Segundo a presidente da autarquia, Isabel Soares, "o objectivo é avançar com a obra no próximo ano". O parque, que se encontra actualmente em fase de projecto, ficará situado junto à ribeira de Odelouca, num terreno onde existe muitas oliveiras.

"Este equipamento contribuirá para atrair mais turistas e para a dinamização da economia do interior do concelho", diz a autarca, adiantando que a autarquia também projecta a criação de uma praia fluvial naquela zona.

Tânia Oliveira disse...

Armação de Pêra está cada vez maior,o crescimento da vila não é contudo significado de qualidade de vida para quem cá vive o ano inteiro,nem para quem escolhe armação de Pêra como destino de férias.

Ao longo de 12 anos, Isabel Soares não soube estar á altura do cargo que representa.

Muitos "blocos de betão" ,nenhuma preocupação pela construção de espaços públicos que pudessem dar qualidade de vida, tanto a quem reside ,como a quem visita a Armação de Pêra.

Isabel Soares deixa em Armação de Pêra,como por todo o concelho, problemas por resolver.

Escolas que não respondem ás necessidades das populações,falta de estacionamentos,enfim,muito trabalho por fazer e uma câmara endividada.

As soluções existem,já não vão ser as ideais, serão as possiveis, diante do que restou dos 12 desastrosos anos.

Cumprimentos,
Tânia Oliveira

Sónia Oliveira disse...

Não só deram como vão continuar a dar...

E com as taxas altissimas que os Srs. continuam a aplicar ainda vão dar mais, no entanto não é um desnvolvimento sustentável, pois tudo o resto não acompanha!

Poderiam ir dar uma volta por este país fora e constatar o que municipios sem praia e sem as quantidades de imóveis a dar o rendimento que estes dão, conseguem fazer pelas populações, depois, só depois fale comigo.

Armação está cada vez maior é verdade todos vêm, no entanto, não se pode acordar só quando se quer votos, andaram livremente, fazendo o que queriam pois a maioria que vos demos assim o permitiu.

Tudo o que vier de positivo para Armação iremos sempre apoiar, porque queremos evolução, mas um simples evento, não passa disso mesmo, um simples evento.

Devo acrescentar também que eu e outros membros, em nome da Associação dos Amigos, pedimos para realizar eventos na Avenida.

No entanto o Sr. Vereador Rogério informou-nos através do Presidente da Junta que até a obra estar concluída, não poderiamos fazer nada, pois a Câmara ainda não tinha recepcionado as obras...

?????????????????????????????????

No entanto vamos estar presentes e espero, que a Adelina a Estupida e o direitinho se apresentem, apesar de calcularmos quem sejam...

Discutir estes assuntos pessoalmente é bem mais interessante!

Cumprimentos,

Sónia Oliveira

Anónimo disse...

Estes comentários estão num patamar elevadíssimo! Parabéns aos Armacenenses pelos cumprimentos e elogios partilhados. Afinal... quem vai ser presidente? A Zabelinha ou a Lisetesita? Hem?...

Zé Luís

Cão Guru disse...

Venha o diabo e escolha.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve