O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 6 de março de 2009

VOTE PELA TERRA



Dia 28 de Março participe na primeira eleição global, entre a terra e o aquecimento global.

Em Portugal a Hora do Planeta vai acontecer entre as 20h30 e as 21h30 em Lisboa e já conta com a adesão do Cristo-Rei, Ponte 25 de Abril, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão das Descobertas, Castelo de S. Jorge, Paços do Concelho, Museu da Electricidade e Centro Cultural de Belém.

Será que a Câmara de Silves e a nossa Junta de Freguesia, podendo, também vão aderir a esta iniciativa?

14 comentários:

Anónimo disse...

o vosso general carneiro jacinto diz no blogue dele que os seus apoiantes foram uns fracos; fracos ao ponto de não o empurrarem para uma candidatura independente; é mesmo próprio de fanfarrão que vos toma a todos por tolos; daqui a uns 2 anos quando voltar a precisar de vocês vão ver que voltarão a ser seres humanos extraordinários; para já são um bando de cobardes e fracos que levaram o genial carneiro jacinto a ser batido pelo ps local

Anónimo disse...

Não foi nada que eu já não tivesse aqui escrito.
Podem acreditar a maioria ainda vai ser mais absoluta.

Anónimo disse...

senhor Adelino Capelo, o senhor é a "coisa" mais irritante que leio por aqui....estamos todos CHEIOS das suas "tristes" intervenções.

Anónimo disse...

Misericórdia alvo de investigação
Os familiares de Matilde Augusta Paulo nem queriam acreditar quando foram avisados de que a casa da idosa, internada no Lar da Misericórdia de Alcantarilha, em Silves, estava vazia e à venda, sem o seu conhecimento. Depois de descobrirem que um funcionário da instituição tinha uma procuração em seu nome para se apoderar de tudo, apresentaram queixa na Polícia Judiciária (PJ) de Portimão.


A denúncia foi feita no dia 19 de Janeiro e, ao que o CM apurou, os investigadores já fizeram buscas na instituição de solidariedade social da Santa Casa, que mudou de direcção há dois meses. Existem fortes suspeitas de ter havido um esquema de ‘saco azul’, para onde foi desviado dinheiro e bens a outros idosos internados. Segundo fonte da PJ, "está ainda a ser investigado o envolvimento de uma funcionária de um Notário", que pactuou com a realização da procuração assinada pela idosa inválida.

"Fiquei chocada quando descobri que existia uma procuração para vender os bens da minha tia, que está incapacitada, sem os familiares terem conhecimento", lamenta Gabriela Alves, uma das sobrinhas que apresentou a queixa. Mais tarde, os familiares ficaram a saber que a conta bancária da idosa, com cerca de 60 mil euros, "estava vazia" e todo o ouro tinha desaparecido.

Fonte da Misericórdia de Alcantarilha, sob anonimato, disse ao CM que "houve várias lavagens de dinheiro no passado porque era exigido aos utentes, quando entravam para o lar, o pagamento de 5 mil euros em dinheiro", valores que, alegadamente, "não entraram nas contas da instituição". A nova direcção não exige pagamentos fixos e os idosos só pagam se puderem.

As queixas de gestão irregular chegaram à Segurança Social, que ordenou uma auditoria à instituição, no ano passado. "Foi feita uma inspecção e o relatório enviado às entidades competentes", confirmou Jorge Botelho, director regional da Segurança Social no Algarve. O CM não conseguiu chegar à fala com os anteriores responsáveis.

"QUEREMOS QUE AS SUSPEITAS SEJAM INVESTIGADAS"

A nova direcção da Misericórdia de Alcantarilha, que tomou posse a 3 de Janeiro, quer "que todas as suspeitas sejam investigadas ". Em declarações ao CM, o novo provedor, o padre Manuel Coelho, confirmou a visita dos inspectores da PJ, porque "a actuação da anterior direcção não correu bem". O dirigente espera que "tudo seja esclarecido e que a instituição não fique malvista". Assegura que, agora, "em cada donativo é passado um recibo", para que não existam suspeitas. "Fala-se que havia um ‘saco azul’, mas isso agora acabou", concluiu.

Anónimo disse...

Sr.º Anónimo se está farto não leia.
Eu também estou farta das histórias que por ai inventam e não me queixo.

Tenha uma boa tarde, vá até à praia e apanhe bastante sol pode ser que melhore do seu mau génio.

Anónimo disse...

Embaixadora do Reino de Marrocos em Silves

A Câmara de Silves recebeu a visita da Embaixadora em Portugal, acompanhada do Consul do Reino de Marrocos no Algarve.

A diplomata marroquina, Karima Benyaïche, que recentemente assumiu o cargo de representante do seu país em Portugal, efectuou a sua primeira visita oficial ao município de Silves, que considerou ser «pioneiro no estabelecimento de relações» com Marrocos, relações que classificou como «decisivas, porque visam a cooperação cultural, que vemos como fundamentais na actualidade». A Embaixadora afirmou, mesmo que «as relações culturais assumem, hoje, no quadro do relacionamento entre povos, uma importância igual às relações económicas ou políticas». Também Isabel Soares, Presidente da autarquia, se mostrou muito receptiva a qualquer proposta de cooperação entre os dois países, manifestando o «desejo de aprofundar e estreitar laços, que nos permitam divulgar Portugal e a nossa região como espaços de tolerância e de cultura», para além de poder «dinamizar actividades direccionadas para sectores diversos, uma vez que também poderá haver interesse em projectar não apenas a cultura, mas a economia, a agricultura e outras áreas».

Na reunião de trabalho mantida entre o executivo camarário e Karima Benyaïche foi várias vezes salientada a importância do acordo de cooperação existente entre a cidade de Silves e a cidade de Marraquexe e como o mesmo poderá vir a adquirir uma maior dimensão, permitindo que os dois povos tomem um maior contacto com as suas realidades cultuais, sociais e históricas, que, aliás, têm muito em comum, já que os Almóadas passaram pelo Algarve, fazendo de Silves capital do seu Reino e os Portugueses (entre eles muitos algarvios e silvenses) estabeleceram praças no território que hoje faz parte de Marrocos (como Ceuta, Tanger, Essauira, entre outras). Este acordo de cooperação tem dado frutos, como foi o caso da “Semana de Marraquexe em Silves”, que teve lugar em Outubro de 2008 e de algumas exposições de pintura e outras artes decorativas tradicionais marroquinas e continuará a permitir o relacionamento entre os dois países, uma vez que brevemente, entre 3 e 5 de Abril, será a vez de Silves ter uma representação em Marraquexe, para poder mostrar a gastronomia, o artesanato, a história e a música do Algarve e do concelho.
A Embaixadora do Reino de Marrocos aproveitou, ainda, a ocasião para conhecer a cidade e alguns dos seus monumentos históricos, como o Castelo, o Museu Municipal de Arqueologia e a Casa de Cultura Islâmica e Mediterrânica.

Anónimo disse...

"Misericórdia alvo de investigação"

A gaita (!) é se não acontece nada.
Foram anos e anos a meter dinheiro ao bolso.
Não há provas, porque não passavam recibos. E quem os exigisse pura e simplesmente não tinha lugar no Lar.
Devia estar todos atrás das grades, a começar pelo velho de batina, mas estão cá fora a rir-se. Este país não tem conserto.
Uma gaita (!), repito!

Anónimo disse...

Para o caso da Misericordia existem muitas provas,e eu tenho conhecimento de pessoas dispostas a dar o seu testemunho,eu por exemplo.
Agora é preciso deixar as autoridades fazerem o seu trabalho,em breve haverà novidades de certeza absoluta.
Saco azul sempre houve,pagamentos em dinheiro vivo vi eu muitos,cheques endoçados etc...
Quando vier a merda ao de cimo,hà-de ser uma "gaita".

Anónimo disse...

Já agora, investiguem também a Misericórdia de Silves...

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 19,28 de 9 de Março : Isso é que é falar da visita da "Marroquina", hem? Cuidado com tantos "laços aprofundados" ainda alguém fica "estrangulado"...

Anónimo disse...

Cala-te boca!!!!

Anónimo disse...

Ponham a boca no trombone para que uma vez por todas fique tudo esclarecido.

Anónimo disse...

Isabel Soares colabora com o projecto “Tampinhas” para ajudar os habitantes com problemas de saúde.

A presidente da Câmara de Silves, Isabel Soares, entregou na semana passada, nas instalações da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, duas cadeiras de rodas, a munícipes com problemas de saúde.

Estes equipamentos foram o resultado do esforço de todos os que colaboraram na recolha de tampas de plástico e as entregaram nos vários pontos espalhados pelo concelho.

O sector de acção social da autarquia coordenou o projecto “Tampinhas” no concelho de Silves, divulgando-o junto da população (através das juntas de freguesia, instituições de solidariedade social, associações, escolas, centro de saúde e bombeiros) e procedendo à recolha, armazenamento e transporte para a ALGAR das cerca de três toneladas de rolhas de plástico que permitiram a atribuição de algumas ajudas técnicas e material ortopédico, destinadas quer à população em geral (atribuídas à Corporação de Salvação Pública de Silves), quer a alguns munícipes sinalizados com necessidades especificas (Valdemar Grave – São Bartolomeu de Messines e Tiago Silva - Tunes).

Anónimo disse...

Ó D. Adelina.... deixe-se disso, tenha dó!....

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve