O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 17 de agosto de 2008

ABISSUS ABISSUM

Um deprimente epílogo em forma de entrevista

O Senhor Arthur Ligne vai continuar a defender a gestão de Isabel Soares até que a Voz (de Silves) lhe doa. Qual misto de Rei Arthur e Sir Lancelot na defesa da sua Rainha, contra os Blog -dragões!

É a mais evidente conclusão, retirada da iniciativa de uma edição extra do seu jornal, cuja tiragem de 10.000 exemplares, ultrapassa o triplo da que lhe é habitual (3.000 exemplares).

Este investimento extraordinário, quer pelo numero de exemplares impressos, quer pela sua distribuição gratuita, é ilustrativo sobre o grande empenhamento deste orgão de, para uns, comunicação, para outros, intoxicação social, no sentido do esclarecimento de qual é realmente o sentido em que o seu Director entende a prestação de um serviço público de informação a que, teoricamente, se encontra adstrito.

É também patente, pelo triplo esforço, desmesurado, a sua militância e defesa intransigente da gestão autárquica de Isabel Soares.

Demonstrado ficou também que o entrevistador, que formulou perguntas que continham já as respostas, assumindo o odioso das mesmas e estendendo, como qualquer caloiro, a batina sobre a lama do chão à presidenta para que a mesma não sujasse os seus sapatinhos, limitando-se a confirmar o enunciado, revela-se mais soarista que a própria Isabel Soares, alcandorando-se, enfim, a correlegionário mais papista que o Papa!

Nunca tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente tal personagem, mas algo nos diz que ele nos conhece bem!

De facto, temos tido o acompanhamento sistemático de uma visitante, uma tal Adelina Capelo, personagem que, idolatrando a Dra Isabel Soares, é de um arrivismo exultante nos seus comentários, a qual, se não for criação do próprio, é pelo menos da mesma cepa sectária e oficiosa.

Face ao conteúdo desta entrevista (relatório para-inglês-ver), fez-nos vir a terreiro, embora apenas por duas ordens de razões: a tentativa de branqueamento das atrocidades de que Armação de Pêra é vitima por um lado e a tentativa de atribuir aos blogs um estatuto de marginalidade por outro, aliás, dois grãos-de-areia na engrenagem (de que Arthur Ligne, pelos vistos, faz parte) que tem conduzido a Dra Isabel Soares à convicção (virtual) de que ainda aspira a renoivar, ou, mais concretamente: a renovar o seu mandato.

Este fenómeno de natureza esquizoide parece ser comum aos políticos de qualquer dimensão, pelos vistos mesmo aos microscópicos, fazendo-nos recordar outros, de dimensão tristemente histórica, os quais, mesmo depois de efectivamente espoliados de qualquer poder, continuavam a dispor na mesa das operações militares, face aos generais que ainda os aturavam, de divisões e regimentos que já tinham colapsado havia muito tempo.

Os Blogs, passe a imodéstia, expressão da verdadeira oposição da sociedade civil não institucional, deixam, segundo informações que nos vão chegando, a Senhora Presidente completamente fora-de-controlo!

Compreende-se! A avaliar pelo que as actas da Câmara deixam transparecer da sua cultura democrática, será fácil concluir sobre os estragos que causarão na sua sobranceria!

É que, na verdade, o conceito de expressão da sociedade civil da Senhora Presidente não vai além do triste modelo de vassalagem veiculado pela Voz de Silves, tão eloquentemente patente na edição extra que hoje comentamos. Para esse peditório não conte connosco, Senhora Presidente!

Por outro lado, quanto a Armação de Pêra, é uma vez mais deplorável a visão implícita que a presidente da edilidade tem da Vila e a patente ausência de estratégia ou sequer de uma ideia que ilustre uma politica.
Dificilmente o faria, uma vez que não a tem, nem nunca a teve!

Tem mesmo a desfaçatez de evidenciar os custos elevados que a população flutuante implica para a C.M.Silves.

Desonestidade intelectual a da edil que, propositadamente, oculta o facto, bem patente nas estatísticas, no orçamento Municipal e nos seus cofres, representado pelas receitas de Armação que são as mais elevadas do Concelho e largamente superavitárias no deve e haver!
Não deixa de ser curioso, pelo contraste, a invocada lógica relativa à despesa com a Feira Medieval e ao retorno, através da população flutuante que ela motiva, para a população de Silves.

Nem se dá ao trabalho de disfarçar os dois pesos e duas medidas que tem para tratar os cidadãos de Silves, em comparação com os de Armação. O concelho tem, pela gestão de Isabel Soares, cidadãos de primeira e de segunda categorias. Magister dixit!

Neste paradigma é acompanhada à viola, pelo seu condutor de entrevistas que refere a diferença ABISMAL entre a Armação que conheceu em 1975 e a de hoje!
Como que atribuindo à gestão soarista o esplendor dessa diferença. Diferença em betão naturalmente. Mas este, pelo menos em parte, constitui nas palavras de I.S., verdadeiro crime.

À parte que não constituirá crime, na sua concepção, esquecendo tratar-se aquele e este de investimento privado, cola a impressão digital da sua Rainha, a qual, apesar de “só” estar no poder há 11 anos, imputa despudoradamente às gestões anteriores a responsabilidade pela falta de planeamento e este por tudo o resto, como se o que tivesse feito nos seus mandatos não tivesse aprofundado a vertente “nouvelle riche” do tipo Brandoa até à degradação total do tecido urbano, sempre com falsas promessas de realizações eternamente adiadas e pequenos retoques de cosmética típicos da vertente Isaltada do seu mentor Isaltino.

Mais papista que o Papa, Arthur Ligne pretendia inculcar na resposta, através da pergunta, que Armação tinha tido uma evolução fulgurante digna de apreço e até de exclamação!
Mas o Papa, muito mais fino que o Papista, não alinhou no mote pois sabe bem que em Armação nunca ganhará uma eleição quem disser que está tudo maravilhoso. Pelo contrário, é politicamente correcto apontar genericamente as atrocidades urbanísticas e a sua “autoria para trás das costas”, e prometer tudo modificar, apesar das dificuldades financeiras, o que lhes permite conservar tudo na mesma.

Num ponto porém, honra deve ser feita a Arthur Ligne, ou ao seu lapso sintomático, pela cuidadosa escolha do termo ABISMAL, já que o mesmo tem origem na palavra ABISMO.
Tem sido, realmente, esse o percurso de Armação nos 32 anos que a testemunha Arthur Ligne tão bem caracterizou, sem qualquer má consciência autárquica, de facto.

Um percurso para o Abismo, cada vez mais profundo, da Praia Dourada à Lixeira Generalizada, como premonitóriamente os romanos ensinaram: ABISSUS ABISSUM (Abismo atrai abismo)!

15 comentários:

Anónimo disse...

Estão a dar importância a uma pessoa e a um jornal que ninguém lê.
Mesmo aquele que foi distrbuido de borla foi direitinho para o lixo.

Anónimo disse...

Isso é verdade. Mas não pode ficar impune na opinião pública quem utiliza um jornal como se de papel higiénico se tratasse. Estou de acordo que o homem deva ser desmascarado, bem como o seu pasquim.

Anónimo disse...

eu ficaria preocupado de assinasse o jornal ou se o comprasse com regularidade. Como não o faço não vejo nenhum problema em que o homem, a troco de uns xilbs, faça uma reportagem com a presidenta. Os outros que façam o mesmo se tiverem $$ ou cargos para oferecer se forem eleitos.

Anónimo disse...

As palavras mais adequadas são:
A caravana passa e os cães ladram.

A nossa presidente mostrou ontem mais uma vez a sua grande categoria ao lado do Sr. Presidente da República.

Anónimo disse...

Arthur as coisas complicam-se!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A contratação do Cabral cantoneiro é uma das medidas pensadas pelo candidato para construir a estrada do poder até à câmara mas deve estar pronta lá para 2030.

Anónimo disse...

Oh Artur a tua passagem por Armação de Pêra valeram-te experiências abismais, especialmente porque as rendas na altura eram mesmo muito baratas.

Anónimo disse...

Especialmente para os senhorios!

Anónimo disse...

Marinheiro de água doce!

Um nadador salvador sofreu ontem de manhã, cerca das 09h00, graves ferimentos nos membros inferiores ao ser atingido pela hélice de uma embarcação de recreio, na praia de Armação de Pêra. O barco ficou sem comando após o piloto, o conhecido fadista José da Câmara, ter sido lançado borda fora por uma onda mais forte.

"Custa-me recordar o que se passou", disse ao CM José da Câmara, que se encontrava ontem à tarde ainda em choque com o sucedido. O fadista realçou que o nadador salvador "foi um homem de grande coragem".

O acidente deu-se quando José da Câmara pilotava um semi-rígido, que estivera fundeado ao largo da praia, em direcção ao areal através do corredor de acesso. Uma onda inesperada lançou o fadista ao mar. Por não ter o cabo corta-corrente ligado, o barco ficou desgovernado.

O nadador salvador, Flávio Vieira, de 29 anos, lançou-se à água para tentar tomar o controlo do barco (com quatro metros de comprimento e motor de 25 cavalos) e evitar acidentes com os banhistas. Acabaria por ser atingido nas pernas pela hélice. José da Câmara ajudou a vítima a nadar para terra.

Funcionários de concessões de praia foram em socorro da vítima. "Ele estava a perder muito sangue. Fomos buscar toalhas para tentar estancá-lo", relatou ao CM o banheiro Tiago Campos. Uma equipa INEM prestou os primeiros socorros, sendo Flávio Vieira transportado depois de ambulância para o Hospital do Barlavento. Ficou com uma perna partida e sofreu cortes. Foi operado com sucesso e está internado na Ortopedia.

Anónimo disse...

Tanta intoxicação para nada.

A feira mediaval não foi uma feira para Inglês ver, foi uma alma cheia de muito amor da população de Silves.

Um projecto que vingou porque é um projecto muito humano.

Anónimo disse...

Adelina é isto que a tua prima nos dá....

Mau cheiro .....


Quem entra em Armação de Pêra, pela estrada que liga esta vila a Porches, depara-se com um mau cheiro intenso. A causa daquele odor nauseabundo está na água suja da ribeira do Barranco do Olival, junto à estação elevatória de esgotos, na zona de fronteira entre os concelhos de Lagoa e Silves.

Mas o problema não se fica pelo mau cheiro, porque essa água suja desagua na praia do Barranco do Olival, geograficamente ainda situada no concelho de Lagoa, mas marcando o início do extenso areal de Armação de Pêra, em Silves.

Encarnação Silva, uma turista que desde há cinco anos passa férias na vila, lamentou, em declarações ao «barlavento», que «ninguém faça nada para resolver o problema. Além do desagradável que é passar naquele local, quem frequenta a praia pode desenvolver problemas de pele».

Na opinião de um morador de Armação de Pêra, a origem do problema está «na falta de capacidade da estação elevatória, no Verão». Alega que a estação, situada ao lado do Barranco do Olival, faz as suas descargas na linha de água.

A porta-voz da Águas do Algarve, empresa responsável pela estação elevatória, garantiu, porém, que aquelas águas sujas «não são provenientes de nenhuma descarga», nem do mau funcionamento de qualquer equipamento.

«Aquelas águas que se encontram no Barranco do Vale do Olival são pluviais», revelou, acrescentando que, por isso, são da responsabilidade da «autarquia onde se encontra a linha de água», não especificando se se referia à Câmara de Lagoa ou à de Silves, visto que a ribeira divide os dois concelhos.

Seja de quem for a responsabilidade, a verdade é que o problema persiste há anos. «O mau cheiro que provém do Barranco é tão intenso que nem apetece passar nesta zona», sublinha o morador.

Mais grave ainda é que a água negra e mal cheirosa da ribeira escorre para a praia, situada na zona poente de Armação de Pêra. A turista Encarnação Silva considera que «se as pessoas deixassem de frequentar a praia ou de passar férias no local, provavelmente, os responsáveis iriam olhar para o problema de outra forma».

Na sua opinião, o que é impressionante é que aquela praia continue a receber todos os dias centenas de pessoas. Algumas sabem que existe aquela linha de água poluída, mas outras nem imaginam o estado em que se encontra o local.

Por se situar no início do areal de Armação de Pêra, as culpas são muitas vezes atribuídas à Câmara de Silves. Isabel Soares, presidente desta autarquia, em declarações ao «barlavento», salientou que a estação elevatória se localiza no vizinho concelho de Lagoa.

Mas não nega a sua preocupação, já que a imagem que passa aos turistas não é a melhor. «Por isso, mesmo não sendo responsabilidade da autarquia silvense, os técnicos da Câmara estão atentos à situação», acrescentou a presidente.

Já em Setembro do ano passado, o nosso jornal tinha revelado a situação em que se encontra a Praia do Barranco do Vale do Olival, em Armação de Pêra. No entanto, o problema mantém-se e nada foi feito para o solucionar, continuando os turistas e os moradores a sofrer as consequências.

Anónimo disse...

Pensei que todos esses problemas sanitários estivessem resolvidos. Então a D. Adelina não tinha sido nomeada Directora Geral da limpeza e higiene de A. de Pera? Não está a corresponder às espectativas.

Anónimo disse...

Meus senhores e minhas senhoras, então ainda não sabem que a D. Adelina Capelo é nada mais nada menos que um certo GASTRONOMO que existe na Câmara M. Silves? e esta heim !...

Anónimo disse...

Mais do mesmo, armação é sempre notícia pelas piores coisas.

Linha de água poluída desagua na praia de Armação de Pêra
Esgotos ilegais canalizados para ribeira
O cheiro e os mosquitos não enganam. Há esgoto a ser canalizado para a ribeira que desagua na movimentada praia de Armação de Pêra, Silves. O CM esteve ontem no local e verificou ainda que um terreno contíguo à linha de água estava alagado por águas residuais, aparentemente devido a uma rotura numa conduta.

Segundo Carlos Guerreiro, residente na zona, este "é um problema que acontece todos os Verões devido ao elevado fluxo de turistas", mas ninguém resolve a situação. O CM pediu explicações à Águas do Algarve, mas a empresa que gere o tratamento de esgotos na região "não detectou nenhuma anomalia nos equipamentos", garantiu Teresa Fernandes, do gabinete de comunicação da empresa. Por sua vez, a Câmara de Silves disse não ter " conhecimento da situação". Fonte da autarquia alertou que pode ter "ocorrido uma descarga ilegal" e que foi enviada uma equipa de fiscalização ao local.

Anónimo disse...

Aqui plubica quem quer...e voçês não têm nada a ver com o que publicam...Arthur Ligne é um grande homem!!!!!!!!!! Secalhar não conseguem fazer melhor...não lhe chegam aos calcanhares...tentem lá!!! lol
bye***Voçês não sabem do que falam!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve