O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

FAZ-TE À VIDA!

A Câmara Municipal de Silves (leia-se Dra Isabel Soares) pretendendo fazer crer à população residente e à veraneante que se preocupa com a limpeza da praia de Armação de Pêra, decidiu despender com essa propaganda uma verba (significativa atento numero de cartazes plantados) do seu magro orçamento.



Esta demagogia (cara) é bem representativa da forma como se gere esta terra, neste particular, o qual é, atenta a vocação turística da Vila e onde assenta o essencial da sua economia, de uma relevância absoluta para concluirmos do vazio, do diletantismo, da irresponsabilidade daqueles que tendo o dever de zelar pelo interesse público com competência e eficiência, vocacionam este património a um abandono, mais ou menos absoluto, revelando a insensibilidade ambiental de antigamente, vivendo em coerência e na maior harmonia com o velho sistema de desenvolvimento, o qual, apesar de esgotado, faz integralmente o género da nossa edil.

“Acuso essa exaltante conquista de Abril, que é o poder local, de haver destruído, por ganância dos seus eleitos, todo ou quase todo o litoral português.” invoca enfaticamente Miguel Sousa Tavares no jornal “Expresso”, com toda a razão, confirmada diariamente por todos!

A nossa Presidente, por intermédio dos placards, tenta sensibilizar os veraneantes a cuidar das nossas praias! A fazer o que ela não faz, nem manda fazer, nem estimula a que se faça!

Na verdade a situação da recolha do lixo nesta Vila, continua a ser absolutamente indigna dos residentes, dos turistas, do Algarve, do Pais.




Por outro lado, o lixo residual da praia, sobretudo os plásticos, o qual se mantém ao longo do ano, não consegue sensibilizar a nossa Presidente por forma a mandar recolhê-lo, ou a estimular e apoiar a pedagogia de acções ambientais que conduzissem à sua recolha para reciclagem adequada.
É, por conseguinte, completamente vazia de conteúdo próprio, a mensagem que os placards pretendem fazer crer a quem não conhece a verdadeira importância que a C.M.Silves atribui a estas questões ambientais, que é NENHUMA!!!!!
Vidé este aspecto da praia, em pleno inverno, cujos detritos aguardam pacientemente que uma nova onda os remova da vista de todos, “varrendo para debaixo do tapete” o problema, assegurando deste modo a sua perpetuação, em prejuízo de todos.



A população fixa e a flutuante, os amigos de Armação, os cidadãos em geral, tem um placard cujo teor é bem mais apropriado ao futuro que esta administração merece, porque o justifica diariamente:

14 comentários:

Anónimo disse...

Alfredo a continuar a sim nas próximas não vais na lista.

Anónimo disse...

Investiguem bem os negócios da CMS com a empresa que coloca estes paineis de publicidade

Anónimo disse...

A gaija gosta é de andar a chapinhar no lodo com o Bota de Loulé!! Do que é que estavam à espera?? Praias limpas? Limpem os outros porque ela é uma porca

Anónimo disse...

Estas afirmações não tem qualquer cabimento.
Só mentes sujas e pessoas que não sabem o que é gestão podem ter este tipo de opiniões.

Anónimo disse...

oh adelina e tu que sabes de gestão o que é que andas a fazer aqui? isto é só para mentes sujasm não é para ti pá!! Ou também gosta de chapinhar no lodo com a patroa?

Anónimo disse...

É triste viver num Concelho em que a Autoridade Máxima é a sua Presidente e ver esta ser alvo de críticas tão fortes.

É por demais sabido, que a sua actuação tem sido errada e voltada para os seus interesses e os de algumas pessoas.

O mal está feito, foi terem-na colocado como Presidente, não possuindo estatura moral ou competência para um lugar de tal responsabilidade e que obriga a um total desprendimento dos interesses pessoais em favor do bem estar duma comunidade.

Embora se anteveja um fim triste, como a justiça não funciona ou funciona mal, a única coisa a fazer é uma campanha de mentalização da opinião pública,para que ela não venha a ser reeleita em novas eleições, se se candidatar, o que parece um absurdo para quem tem um mínimo de dignidade, .

Se tal acontecer, o que duvido, então há que dizer que o "POVO É BURRO".

Sou de opimião que a linguagem a atilizar, embora deva ser mordaz, não deve ultrapassar os limites da decência e da elegância.
Desapontada

Anónimo disse...

Porque o povo não é burro é que a Dr.ª Isabel Soares é a nossa presidente.

Anónimo disse...

Era bom saber quem paga para manterem em funcionamento estas centrais de intoxicação.

QUE INTERESES ESTÃO POR DE TRÁS !!!!!

Anónimo disse...

O que era bom saber é se os placares da propaganda eleitoral não vai ser pago por estas e outras campanhas.

Anónimo disse...

O POVO SERÁ BURRO, se a conduzir de novo ao poder, face ás ilegalidades, arbitrariedades e irregularidades que praticou, em conluio com os restantes elementos que fazem e fizeram parte dos sucessivos executivos permanentes, num desrespeito total por quem lhes deu o seu voto.

Por quanto mais tempo é que o Concelho de Silves pode ser adiado?

Numa época em que se fala, como nunca, da defesa do Ambiente e da reciclagem como forma de reduzir a poluição, é altura de se passar o Concelho de Silves a limpo e, para que isso suceda, torna-se necesário evitar a reeleição da actual Presidente.
Desapontada

Anónimo disse...

É necessário evitar a eleição mas como o povo continua analfabeto penso que isso será muito difícil.

Qualquer ditador, neste caso uma oportunista, utiliza como arma a ignorância de um povo e sobrevive na sua posição enquanto conseguir manter a ignorância desse mesmo povo.

Ora Isabel é o melhor exemplo disso mesmo, nunca foi nada como professora no público, tinha uns amigos na privada e lá foi dar umas aulinhas, manteve a panelinha ao lume na escola pública e com a influências certas conseguiu chegar a directora de uma escola secundária e ainda hoje não sabe como é que isso aconteceu, tem resposta sempre na ponta da língua, característica necessária a qualquer aspirante a político mas em terra de ignorantes metade seria suficiente.
A si juntaram-se os melhores charlatões da região pois em terra de cegos quem tem olho é Rei e falcilmente se percebe que Isabel de inteligente tem pouco, talvez alguma esperteza. Como a carne é fraca a promiscuidade aumentou.

Hoje Isabel vive num mundo paralelo. Seu amigos de outrora abandonaram-na. Seu objectivo é o espectáculo e as ofertas aos mais influênciáveis como os idosos. Num concelho envelhecido será essa a única arma com que poderá jogar e assim está a fazer.
Numa altura em que os preços dos combustíveis estão tão altos o volume de viagens oferecidas pelo Município aumenta. Existem patrocínios ou é totalmente à custa de todos nós?
Isabel tem medo do que se possa descobrir sobre a corrupção no município e não me admirava que houvesse um incêndio em que se perderiam muitos documentos, tal como "houve" em Lisboa na altura do outro Soares.

Hoje temos como seu seguidor o filho José, perdão, Doutor José, que enquanto meu colega de escola sempre primou dolce fare niente, traduzindo, pelo não fazer nada.
Tenho sempre a sensação que este tipo de comportamento se aprende em casa mas posso estar enganado. Feliz ou infelizmente só o tive como colega durante um ano pois foi para a minha turma porque tinha reprovado e voltou a reprovar no final desse ano. Mas enfim, lá conseguiu terminar o 12º ano na escola da mamã e a mãezinha lá o conseguiu colocar numa universidade privada perto da casinha e hoje temos um Doutor com todas as letras, e de certo com todas as qualidades que fizeram de sua mãe tão ilústre presidente.

Este é o exemplo de que os valores da sociedade portuguesa estão completamente perdidos. Tudo se compra e vende e assim se desvirtua toda a sociedade. Aqueles que deveriam ser reconhecidos pelo seu valor não sentem qualquer orgulho da sociedade em que vivem e que é gerida pelos calões.

Ainda hoje e analisando os feitos e a carreira de Isabel, fico na dúvida sobre se o seu diploma não será daqueles que foram "tirados" nos dias após o 25 de Abril de 1974.

Resumindo, tenho dúvidas sobre se esta sociedade terá capacidade de discernir expurgar estes males.

Unknown disse...

Não podia estar mais de acordo com este post. Embora não seja residente em Armação de Pêra, há cerca de dois anos que adquiri cá um apartamento para passar os meses de férias, que é, aliás, onde me encontro presentemente. Cada vez que cá venho deparo-me com os mesmos cenários: contentores de lixo e reciclagem cheios, estes últimos com aberturas mínimas onde quase não cabem embalagens de tamanho médio, lixo em torno dos mesmos, que atribuo a uma recolha de lixo insuficiente, e longas distâncias sem um caixote de lixo à vista. Isto a juntar a verdadeiras procissões à noite, em que as pessoas andam apenas para cima e para baixo por não terem sequer lugar onde se sentar e beber um café, ausência de jardins ou parques onde miúdos possam brincar e um planeamento urbanístico que deixa muito a desejar. O que concluo daqui é que a Câmara Municipal de Silves não se importa com as condições que oferece aos seus visitantes e turistas, desde que estes continuem a existir. Este ano, as minhas quatro semanas reduzem-se a uma, não acho condições para passar as restantes três, portanto parto para outros destinos. Talvez quando mais pessoas começarem a fazer o mesmo se passe a atentar nas condições oferecidas à permanência dos visitantes.

Anónimo disse...

Também sou do tempo em que andei na escola com o Dr. José Soares, um fora de série nas matemáticas, simplesmente viciado nos estudos, em que seguindo os bons conselhos da mamã ia reprovando ano após ano e hoje já é Doutor...

Daqui podemos retirar uma lição de vida: qualquer um pode ser Doutor, basta persistir nos estudos, desde que haja alguma pasta que permita superar a falta de inteligência, sim, porque nem todos a possuem ou a desenvolvem da mesma maneira...

Tomemos exemplo na Dr.ª Isabel Soares, o seu curriculo despejado no site da CMS é hilariante... e digo isto, porque basta visitar Armação de Pêra e ler aquele curriculo para percebermos que há algo que não bate bem...

Efectivamente, muito fez e faz ela por Armação de Pêra, mas só no sentido da regressão até chegarmos ao ponto de nunca mais ninguém querer vir a por os pés nesta vila que tudo tinha para ser das mais acolhedoras do Algarve e que hoje não passa de um dos piores exemplos do que não deve ser feito em termos urbanísticos!

Pelo menos que possamos servir de exemplo aos outros para que fiquem cientes daquilo que nunca deve ser feito: destruir a tipicidade de uma antiga vila piscatória com uma baía formidável e que hoje não passa de um jardim de betão armado, um desconchavo urbanístico irremediável e um antro de lixo até mais não...

O grande problema deste país é que os cargos com poder ou que exigem determinados conhecimentos e aptidões especificas estão ocupados por um bando de ignorantes e de incompetentes que não justificam o salário que recebem... bem feitas as contas ficam é a dever dinheiro ao erário público pela porcaria que vão fazendo...

Anónimo disse...

Lá diz o adágio popular:
"Um burro carregado de livros pode parecer um doutor mas, nem por isso, deixa de ser burro."

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve