O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 29 de março de 2008

CIDADÃO OU CAMELÍDEO?

Tudo depende da posição em que os observas?

Hoje publicamos uma foto internacional que nos prendeu a atenção.

Trata-se de um trabalho de George Steinmetz para a National Geographic Society, publicada na revista National Geographic, em 2005.

Constitui na verdade um trabalho fotográfico de excelência, possivel pelo efeito da posição relativa do Sol e da Sombra respectiva provocada numa caravana de dromedários ou camelos(?), quando observados do ar, muito acima dos mesmos.

Repare-se que os dorsos dos dromedários ou camelos (?), constam da foto, na sua dimensão real e encontram-se dispostos horizontalmente, num castanho mais claro, que contrasta visivelmente com o castanho da areia do deserto e o escuro do enorme breu das respectivas sombras.

Vistos de cima, aqueles animais a quem a comunicação ancestral através do deserto, deve tudo, parecem dromedários ou camelos (?), enormes.
A “desfocagem” resultante da posição do observador, obriga assim, neste caso, a um erro incomensurável!
Para o povo, em linguagem comum, dromedário ou camelo é mais ou menos a mesma coisa, (mais boça, menos boça) até por serem da mesma família dos Camelídeos.
Para o dicionário da língua portuguesa, Camelo, é também uma designação comum para o homem estúpido.

Faz-nos lembrar, pela caracterização que a foto permite, a forma como tantas vezes os cidadãos são tidos por aqueles a quem foi permitido observá-los de cima, de muito acima: como grandes Camelos!

O mundo animal e as condições naturais propiciam muitas conclusões cujas ilações se estendem aos humanos e aos seus comportamentos.

Constituirão estas circunstâncias um desses casos?

27 comentários:

Anónimo disse...

O JJJ pôs o dedo na ferida a Dr.ª Isabel Soares vê-nos a nós armacenenses como camelídeos.

Leva daqui o guito, planta betão por tudo o que é sitio, torna a nossa vida num inferno e nós nada.
Em 2005 andou por Armação a prometer mundos e fundos, ela ia requalificar, ela ia construir complexos desportivos, ela ia construir jardins, ela fazia museus, ela fazia obras no casino, prometia, prometia tudo o que lhe vinha à cabeça. E nós armacenenses caímos no canto da “sereia” e fizemos figura de camelídeos ao lhe darmos o nosso voto.

Vamos ver se em 2009 além de camelídeos não vamos também fazer figura de ursos.

Anónimo disse...

Afinal em que ficamos? Somos Chico-espertos ou camelos?
Posso adiantar uma tese?
Tratados como camelos habitualmente, só nos restava, em ditadura, contrariar a tendência com a chico-espertisse.
Ainda tratados como camelos,mesmo em democracia, não nos dissolvemos em sociedade, em interacção e solidariedade, conservamo-nos dentro da fortaleza individual, resposta ao salve-se quem puder, em que a classe politica conservou a nossa realidade.Ser "esperto" não é um estigma é, em estado de necessidade, uma defesa legitima.

Anónimo disse...

Essa de considerar os armacenenses camelidios só vindo de uma alimária como o camacho.

Anónimo disse...

pede para cagar e sai Adelina...

Anónimo disse...

Fernando desta vez vais dar o lugar aos mais novos ou continuas agarrado ao tacho como uma lapa.
O Pascoal ou o Mário são bons moços, tem preparação e davam bons candidatos.
Olha que a ambição embriaga mais do que a glória.

Anónimo disse...

No comunicado enviado pelo assessor de imprensa da Dr.ª Isabel Soares aos órgãos de comunicação social em dois parágrafos é explicada detalhadamente a estratégia de desenvolvimento do desporto para o nosso concelho.

Ficamos agora a saber que a razão por não ter colocado relva sintética nos campos de futebol do nosso concelho, se prende com a necessidade de prevenir casos de corrupção como o do apito dourado.

Não se desenvolve a modalidade logo não corremos o risco de termos de aliciar uns árbitros em troca de umas vigas de ouro, para conseguir ser campeões.

Anónimo disse...

Ma quem é esse Pascoal moço? E quem é esse Mário died!? É desta que Armação vai à vida... Ainda pensei que fosse algum descendente do Pascoal de Melo... Por esse caminho, só falta o Paco assumir a Junta... tenham juízo suas papoilas irresponsáveis...

Anónimo disse...

Afinal a Adelina não é tosca. Nesta terra não existem camelos. Está à vista nestes comentários.

Anónimo disse...

São ambos formados um é arquitecto e outro engenheiro, ou querem continuar com analfabrutos á frente da junta

Anónimo disse...

formados na Independente?

Anónimo disse...

Rádio e teatro no Espaço Jovem de Silves


As inscrições para os programas "Escola de Teatro" e "Rádio Jovem" encontram-se abertas no Espaço Jovem da Câmara Municipal de Silves.

Os interessados em fazer rádio, devem comparecer no Espaço Jovem de Silves às quartas-feiras, a partir das 15:00 horas. O público-alvo são jovens dos 12 aos 30 anos. Os programas serão transmitidos através da Algarve FM.

A formação de teatro decorre às quartas-feiras, no mesmo local, das 15:30 às 17:30 horas, com a formadora Meire Gomes.

Mais informações e inscrições podem ser solicitadas através do telefone 282444011 ou do endereço electrónico cms-juventude@sapo.pt.

Anónimo disse...

Silves comemora Dia Mundial da Actividade Física
Mega aula de ginástica aeróbica pretende reunir mais de mil participantes

A Câmara Municipal de Silves, através da Divisão de Desporto e Juventude, quer reunir mais de mil pessoas de todas as idades, no próximo dia 6 de Abril, às 10:00 horas, junto às Piscinas Municipais da cidade, para participarem numa diversidade de actividades desportivas.

O evento visa assinalar o Dia Mundial da Actividade Física, sendo que o grande destaque vai para uma mega aula de ginástica aeróbica.

Os interessados são ainda convidados a utilizar a ciclovia na avenida marginal de Silves, local onde se vai realizar um percurso de marcha e onde vai ser possível experimentar andar de patins ou bicicleta. Os mais idosos podem utilizar todos os aparelhos colocados no parque geriátrico para a prática de actividade física.

As pessoas que se desloquem ao local, terão a oportunidade de realizar testes à glicemia e ao colesterol. O município vai disponibilizar autocarros para os cidadãos que normalmente participam nas actividades do Desporto Sénior. Mais informações podem ser solicitadas através dos telefones 282440800 e 282 440270.

Anónimo disse...

Participem!

Anónimo disse...

Será uma caravana de camelos atleticos?

Anónimo disse...

A máquina da Isabel Soares já comecou a funcionar!!!!!

Anónimo disse...

Seja o candidato o Pascoal o Mário ou o fernado a eleição está no papo

Anónimo disse...

Com essas vedetas Armação vai longe vai!!! Não sei qual deles o pior...

Anónimo disse...

Um desfile pelas ruas da cidade, um espectáculo multimédia, uma bienal de poesia, leituras animadas e contos para crianças e adultos são algumas das iniciativas que marcam a abertura da Biblioteca Municipal de Silves, que terá lugar no próximo dia 23 de Abril.

A Biblioteca, situada na Baixa da cidade, cujas obras estão concluídas há largos meses, vai assim abrir no Dia Mundial do Livro.

A Câmara de Silves convidou para a cerimónia da inauguração o ministro da Cultura Pinto Ribeiro, mas a sua presença não está confirmada.

Confirmada está a vinda do escritor António Lobo Antunes, que estará em Silves, no dia 25 de Abril, às 21h30, para a inauguração de uma sala da Biblioteca com o seu nome.

Segundo a autarquia, na nova Biblioteca Municipal poderão encontrar-se «não só as mais recentes novidades do mercado editorial, mas também obras de referência, o melhor do cinema e da música, jornais e revistas nacionais e internacionais».

Haverá ainda «espaços multimédia e lugares convidativos para o estudo e leitura, salas e serviços de leitura especialmente vocacionados para as crianças, e ainda projectos culturais para todos os públicos».

A Biblioteca Municipal de Silves, um edifício de arquitectura contemporânea, começou a ser construída em 2001, mas poucos meses depois as obras foram interrompidas, porque, mal começaram as escavações, foram descobertos importantes vestígios arqueológicos.

Este facto e um litígio com os construtores devido à paragem forçada da obra levou a que a construção só ficasse terminada sete anos depois, em 2008.

Programa:

Dia 23 de Abril
15h00 – Convocatória animada com desfile pelas ruas da cidade, pela Artelier
16h00 – Inauguração com a presença do Ministro da Cultura (a confirmar)
21h30 – Espectáculo multimédia Gabinete de Turismo Poético


Dia 24 de Abril
11h00 – Leituras animadas e contos para crianças, com Maurício Leite e equipa da Biblioteca
15h00 – Leituras animadas e contos para jovens, com Maurício Leite e equipa da Biblioteca
21h30 – Serão de contos para adultos com Maurício Leite, Maria Lua e António Serafim

Dia 25 de Abril
16h00 – III Bienal de Poesia
21h30 – Inauguração da Sala António Lobo Antunes (com a presença do autor e da ilustradora Susa Monteiro)

Dia 26 de Abril
16h00 – III Bienal de Poesia

Dia 27 de Abril
16h00h – III Bienal de Poesia

3 de Abril de 2008 | 17:10
barlavento

Anónimo disse...

Por acaso alguém sabe quais as festividades do 25 Abril em Armação de Pêra?
Haja vergonha
Masd não podemo esquecer que
OS CULPADOS SOMOS NÓS.

Anónimo disse...

As comemorações em A. Pera são parecidas ás do dia da cidade de Silves na freguesia de A. Pera.
Realmente OS CULPADOS SOMOS NÓS.
Até quando ?

Turista

Anónimo disse...

As comemorações em Armação de Pêra são as do costume: petardos pela manhã e bejecas no Paco... É o programa cultural habitual...

Anónimo disse...

Com menos conversa fiada e mais trabalho e com o apoio do candidato a candidato homem influente em Lisboa com certeza vão organizar um 25 de Abril à maneira.

Anónimo disse...

Em Messines o programa do 25 de Abril vai ser:

10:00H - Alvorada com foguetes
10:30H - Banda Filarmónica da Carris
11:00H - Jogos Tradicionais "A Cabra Cega" (falta a cabra confirmar se pode ir)
12:00H - Jogos Tradicionais "Jogo do Pau" (confirmado)
13:00H - Almoço Tradicional "Favas com toucinho"
15:00H - Futebol de Veteranos "Amorosa vs Pedreiras"
16:00H - Sessão de Leitura com a presença de José Sócrates (falta convidá-lo)
17:00H - Jogos Tradicionais "Tiro ao Boneco" (falta o presidente da JFM confirmar)
18:00H - Humor para todos com Badaró
21:00H - Baile com Joe Cocker e os Amigos da Rocinha (falta confirmar)

Venham a Messines no 25 de Abril... mas confirmem antes!

Anónimo disse...

O Pascoal e o Mário são moços capazes para organizarem um 25 A à maneira em AP.

Anónimo disse...

Esperem sentados na tasco do Paco, que os moços logo vão aparecer embrulhadinhos na bandeira da República com cravinho por detrás da orelha ao som do depois do adeus.

Anónimo disse...

primeiro que tudo, convinha que o Mário e o Pascoal soubessem o quê é o 25 de Abril, pois, daquilo que conheço deles, eles só sabem que é feriado, porque não se trabalha e pouco mais...

Quanto ao programa cultural, é foguetes pela alvorada, que é o costume, e bebe-se duas ou três bejecas no Paco e tá o programa cultural estabelecido...

Anónimo disse...

Essa do Pascoal e do Mário organizarem o programa cultural do 25 de Abril é o mesmo que dizer que o Fernando Santiago ou a Isabel Soares iriam organizar a Cimeira da OLP!!!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve