O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Divulgação:Movimento Zé Povinho



Chamo-me Zé Povinho e faz agora mais de 100 anos que sou governado por gerações de políticos incompetentes que pedem fiado em meu nome lá fora e la tenho eu sempre que pagar as contas deles no final. Eles já pediram tanto emprestado que chegou hoje ao ponto de eu não ter mais nem um tostão para comprar um rabo de sardinha. Eu e vocês e as próximas gerações de portugueses estamos todos como sabem na bancarrota.

Por isso fartei-me de ser "paciente, crédulo, submisso, humilde, manso, apático, indiferente, abúlico, céptico, desconfiado, descrente e solitário" e decidi agir.

Não tenham medo, compatriotas, não preciso do vosso voto pois não tenho a intenção de me tornar político e viver também a vossa custa. O que eu e que todos nós precisamos para ter um futuro, é não deixá-lo nas mãos deles, pois eu sei por experiência como é que o filme acaba!

Mas não basta ser "capaz de se mostrar incrédulo, revoltado, resmungão, insolente e furioso" como eu fiz até hoje para dar a volta a situação. É preciso ser capaz de mudar o nosso próprio comportamento e deixar de acreditar que a solução aos nossos problemas está nas mãos dos políticos.

Compatriotas, a solução está nas nossas mãos. Se os políticos não são capaz de dar um futuro ao nosso país, teremos que ser nós a fazê-lo. Para tal, precisamos de encontrar uma nova forma de viver juntos, que não deixe a maior parte dos nossos nas ruas da amargura. Precisamos sobretudo de ideias novas para sairmos da situação trágica onde nós encontramos hoje e precisamos de expressa-las. Temos que nos unir e contribuir todos de uma forma mais directa no governo da nossa nação sem nos limitar a ir as urnas votar ou a ir rua protestar de vez em quando. Temos sobretudo que ser nós a dar aos políticos as ideias que irão voltar a dar a este país a esperança de ter um futuro pois ideias novas, eles tem geralmente poucas a não ser quando se trata de nos ir ao bolso!

No meu tempo de juventude, teria escrito nas paredes ou trocado cartas com vocês, mas os tempos são outros e temos que acompanhar a carruagem se não queremos ficar para trás. Por isso peço que partilhem as vossas ideias nesta plataforma wiki, de modo a elaborarmos juntos um programa político para dar um futuro para o país. Todos podem contribuir, pois como já devem ter percebido, eu Zé Povinho, não pertenço a nenhum partido, religião ou clube de football, apenas pertenço a um país chamado Portugal, por isso todos estão bemvindos. Contudo como quero que as ideias aqui expressas sejam suficientemente consensuais para orientarem a acção dos políticos, todos poderão se pronunciar sobre elas e decidir se devem ser integrados no nosso programa de salvação nacional.

Escolhi o formato de webwiki e não uma plataforma de forum, porque o wiki permite editar conteúdos com ligações intertextuais de forma colectiva, sem encorrer no risco de dispersão que é comum nas plataformas de forum. Assim, não será a opinião deste Zé Povinho que o nosso programa vai exprimir mas sim aquela de todos os Zés deste país que quiserem participar nesse projecto.

O PAIS PRECISA DE TI. DÁ O TEU CONTRIBUTO!
(em ideias, não em dinheiro para variar!)

in: Movimento Zé Povinho

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve