O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Fortaleza de Armação de Pêra: novos documentos para a sua história


Sobre o arco de entrada da fortaleza de Armação de Pêra destaca-se uma pedra de armas, em que, por baixo do escudo real, está gravada uma data que, devido aos estragos da erosão, tanto pode ler-se 1661 como 1667.

Essa data indica, muito provavelmente, a conclusão das obras de construção do histórico forte, já que três relações das fortalezas algarvias (1621-Descrição de Alexandre Massai[1], 1653-Relatório de Pedro de Santa Colomba[2], 1654-Relação das obras nas fortificações do Algarve[3]), não referem qualquer fortificação entre Albufeira e Nossa Senhora da Rocha, antes assinalam a sua falta para defesa das armações de atuns de Pêra e de Pedra da Galé e das povoações vizinhas.(...)


Pode continuar a ler aqui.

1 comentário:

Luís Ricardo disse...

A descrição de Alexandre Massai sobre a fortaleza de Alcantarilha e que da qual faz uma planta - confirmada as nsuas fundações pelo arqueólego da Câmara de Silves que fez o levantamento aquando das obras e escavações da frente-mar- são as da fortaleza de Armação de Pêra, em 1616, parte integrante de Alcantarilha. As "obras junto à costa" visitadas pelo Duque de Aveiro na passagem de D. Sebastião por Alcantarilha, referem-se ao início da edificaçaõ da muralha da fortaleza.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve