O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ficção Política

(Grande entrevista ao candidato ideal à Presidência da Câmara Municipal de Silves)
Parte II

Acabou de revelar um conjunto de ideias interessantes, não receia que um potencial concorrente se antecipe ou se aproprie dessas mesmas ideias?

Sabe, ninguém tem ideias completamente originais, nunca sabemos bem em que medida uma ideia aparentemente original foi gerada por uma ou mais fontes do conhecimento. Entendo que as ideias são produtos da inteligência humana e esta encontra-se permanentemente na “rede partilhada” a que chamamos cultura.

Mas o efeito do seu impacte pode perder com isso, se o eleitorado não as associar ao candidato certo?

Gosto de fazer politica de uma forma assente em moldes diferentes. A tecnocracia eleitoral e os seus lugares comuns, esvaziaram de conteudo a política e a mensagem, a bandeira e o discurso perderam a importância do passado. As ideias, na dinâmica da oferta e da procura, passaram a um produto fora do “comércio” eleitoral, e vêm agora em caixas vazias delas, devidamente embrulhadas em pacotes maravilhosos, apanágio imperativo do marketing eleitoral. Se, como eleitor, já dei o suficiente para esse peditório, não vou, decididamente, por aí, enquanto candidato!

Mas a politica ainda está muito espartilhada pelos partidos politicos e a sua inevitável alternância cíclica?

Os eleitores, na generalidade, também se aninharam em feudos eleitorais que outrora representavam ideias e lhes conferiam alguns sentimentos de identidade e segurança. Essa lógica, hoje em dia e no futuro se os partidos permanecerem como se encontram, perdeu e continuará a perder grande parte do seu sentido original. Os feudos manter-se-ão embora cada vez mais reduzidos e o eleitorado “flutuante” será cada vez mais sensível às ideias, à materialidade do discurso politico e à consistência do exemplo que a força política que se apresenta a sufrágio tiver dado enquanto teve a responsabilidade do poder. O mesmo se pode dizer da abstenção.

Não receia que a sua candidatura se perca entre a oferta partidária?

Por essa via não! Se me perguntar se receio que a mensagem não seja devidamente difundida e por isso não suficientemente apreendida pelo eleitorado? Sim, tenho esse receio! É por isso que terei de comunicar mais e melhor.
Todos sabemos que a comunicação precisa de um emissor e de um receptor. E também sabemos que, no levar da carta a garcia, pode perder-se a eficácia na comunicação. Mas isso é outra coisa e é também o risco que corre qualquer um que se meta numa caminhada destas. E continuará a ser assim…
De resto, não estou aqui para fazer carreira, mas por um dever de cidadania e participação!

Hoje em dia a realização de obra que se veja, domina a comunicação na politica autárquica!

Se fossemos por aí, ninguém se candidatava pela primeira vez e a actual presidente nunca teria sido reeleita!

O orçamento de Silves não é farto e quais foram as politicas que a actual gestão empreendeu para aumentar a receita? Não se esforce que eu respondo: foi aumentando os impostos: foi permitindo a degradação urbanística para aumentar a receita, imputando depois aos imóveis taxas de IMI absurdas face à contrapartida que oferece ao investidor, ao nível ecológico, ambiental e turístico .

A actual gestão, dada a pressão da despesa não pode perder tempo com a harmonia, as pessoas, o desenvolvimento sustentado, o médio e o longo prazo!
Se a isso fizermos acrescer o malbaratar da despesa que é suficientemente conhecido, sentiremos a pressão sobre a actual gestão a aumentar até ao infinito: a insolvência (a degenerescência absoluta das razões para as quais foi eleita)!
E depois, ainda reclama a pena e a compreensão dos cidadãos!

Maior falta de imaginação e de responsabilidade histórica, económica, politica e social, não seria possível!

Assume-se então como o “salvador” do concelho?

Nem de longe, nem de perto. A salvação do concelho, só pode resultar de politicas adequadas que respondam às necessidades reais, com os meios disponíveis que temos o dever de ampliar.
Eu só pretendo ajudar no levantamento das necessidades e, com as populações, traçar políticas que atendam exclusivamente à satisfação dessas mesmas necessidades, em harmonia, e não às minhas ou às dos meus correlegionários.
É a única garantia que dou ao eleitorado!

26 comentários:

Anónimo disse...

Quando é que o candidato se assume de vez?

Anónimo disse...

O Paulinho Vieira sempre é o candidato para Armação?

Anónimo disse...

Boa escolha teria o meu apoio e voto.

Anónimo disse...

O que eu gostava de ver o carneiro Jacinto tomar uma atitude semelhante.

Anónimo disse...

Semelhante a quê?
António Carneiro Jacinto

Anónimo disse...

Assumir o seu projecto e divulgá-lo!

Anónimo disse...

O CJ aguarda as eleições que se realizam em Março.
Só depois é que vai saber com que apoios pode contar.

Anónimo disse...

Bem pode esperar sentado que das eleições ao que pareçe vai ser mais do mesmo.

Anónimo disse...

O Paulo Vieira afirma que ninguem o contactou, é tudo boatos.
O que lhe interessa é que corra tudo bem e com rapidez com as obras da cantina, para que os miudos não passem mal

Anónimo disse...

Os acontecimentos que vão acontecendo na câmara só vem demonstrar que o concelho de Silves se encontra em roda livre onde a irresponsabilidade e o expediente resumem a gestão da Dr.ª Isabel Soares e companhia.

Anónimo disse...

Alguém que zele pelos interesses do concelho e não pelos seus próprios ou os dos seus amigos.

Anónimo disse...

amigo de silves
Sobre Armação de Pêra o SR Carneiro Jacinto deve saber pouco, raramente passa por cá, vinha cá às vezes no verão passar férias, ainda o viamos a passear pela praia mas este ano deve ter ido para sitíos bem mais bonitos.Se calhar até já vendeu o apartamento.
Os armacenenses da Isabel Sores já levaram para almoçar e do Carneiro Jacinto pouco ou nada temos a esperar, até a célebre carta chegou a muita pouca gente aqui em Armação.
Somos e seremos sempre os parentes pobres deste concelho.

Anónimo disse...

Agora até inventam candidatos.
O desespero é tanto que já não sabem o que fazer.
Fiquem descansados que a Drª Isabel Soares tem tudo sobre controlo.

Anónimo disse...

Foi por ter tudo sob controlo "SEMPRE", que é a primeira e principal responsável pela situação que se vive no Concelho de Silves.
Não concorda, Adelinazinha.
Desiludido

Anónimo disse...

Paulo Vieira

Afinal és ou não és candidato à junta?
Não me digas que vamos continuar a levar com a brigada do reumático!

Anónimo disse...

As paixões recalcadas vem sempre ao decima

Anónimo disse...

Tamb�m come�o a estar farto de se publicarem cada vez mais inverdades sobre a minha rela�o com Arma�o de P�ra. Fique sabendo que sei muito mais do que o senhor possa pensar e n�o h� semana que n�o passe duas ou tr�s vezes pela sua terra. Se tem d�vidas pergunte nos restaurantes. At� sou acusado pelos meus amigos de passar mais tempo em Arma�o de P�ra que nas outras freguesias. Nunca tive um apartamento em Arma�o de P�ra, porque n�o tenho dinheiro para isso. Quanto ao facto da Carta ter chegado a muito pouca gente tem a ver com a irresponsabilidade dos CTT. J� fiz a competente reclama�o pelos danos que essa situa�o me causou, at� porque n�o me custou barato e foi pago pelo meu bolso. J� agora gostava de dizer que n�o estou � espera de quaisquer elei�es para saber com que apoios conto. Quanto ao meu programa eleitoral ser� divulgado, como � �bvio, no momento em que os restantes candidatos o fizerem. Era s� o que faltava que a um ano e meio das elei�es divulgasse as minhas propostas.

Anónimo disse...

Não sou pessoa de ferver em pouca água mas começo a ficar zangado, com as inverdades que correm na blogosfera sobre a minha relação com Armação de Pêra.

O meu conhecimento sobre esta vila já é muito e certamente aumentará com a ajuda de todos. Contacto frequentemente os armacenenses e sei bem o que têm passado com as atrocidades desta gestão autárquica. Quando me desloco a essa freguesia o que acontece várias vezes na semana, aproveito e almoço nos bons restaurantes da terra, que podem confirmar o que lhe digo. Os meus amigos até já me acusam de passar mais tempo em Armação de Pêra que nas outras freguesias, mas também sei que esta freguesia merece muito do meu empenho.

Nunca tive um apartamento em Armação de Pêra, porque não tive dinheiro para isso.

Infelizmente o esforço que fiz para chegar junto dos cidadãos através da minha carta aberta não foi completamente conseguido devido ao pouco profissionalismo demonstrado pelos CTT. Já fiz a competente reclamação pelos danos que essa situação me causou, e espero que da próxima vez as coisas corram muito melhor.

Já o disse por várias vezes, que me vou apresentar às próximas eleições com ou sem apoios partidários, hoje conto com muitos apoios junto dos eleitores do concelho de Silves e espero vir a contar com muitos mais para vencermos, e em conjunto transformarmos este concelho.

Tenho contactado muita gente, tenho sabido ouvir, o meu programa eleitoral reflectirá o vosso querer e será divulgado, oportunamente.

Anónimo disse...

Repetição????????????????????

Anónimo disse...

Não. Está a gaguejar....

Anónimo disse...

Paulo és o maior!!!!

Anónimo disse...

Escrevi no outro dia que n�o se esperasse muito da Assembleia Municipal Extraordin�ria da C�mara Municipal de Silves, sobre o chamado caso Viga D�Ouro, dizendo at� que n�o valeria a pena a ma�ada. N�o me envaide�o pela confirma�o at� porque qualquer parvo adivinharia o desfecho. Mas fico cada vez mais triste por ver as pessoas embarcarem ainda nestes fait-divers.
Todavia, para �reconfirmar� a opini�o que tenho sobre os partidos da oposi�o(!!!) na C�mara de Silves, at� j� nem � necess�rio perceber porque um deputado municipal me disse, minutos antes da reuni�o, -�sabemos que ela n�o ir� responder a nenhuma das quest�es que lhe iremos p�r, mas pedimos a convoca�o da assembleia s� para que o caso n�o caia no esquecimento� -. E, nem passa j� a desculpa de que aguardam serena e esperan�adamente a interven�o das entidades competentes.

Achei por�m muita gra�a quando soube, dias antes da reuni�o, que Lizete Rom�o andava a convocar por SMS e por e-mail os militantes do PS e amigos, para comparecerem na dita Assembleia. Face ao reduzido n�mero de pessoas presentes tudo leva a pensar que a presidente da concelhia do PS n�o ter� muitos amigos, que o n�mero de militantes � mesmo escasso, ou ent�o, que a pr�pria Lizete Rom�o j� nada diz (se alguma vez o disse) aos Socialistas Silvenses. Resta saber ainda se a ren�ncia de seu marido (o psic�logo?!!!- Dr.?!!! Martinho) ao lugar que ocupava na Comiss�o de Acompanhamento na Assembleia Municipal, ao caso Viga D�Ouro, se ficou a dever ao que digo atr�s.

Anónimo disse...

Na semana que antecedeu a Assembleia fui avisando alguns elementos da oposição para a certeza absoluta de que Isabel Soares iria dizer naquela noite de que o tribunal tinha dado razão à Câmara, relativamente aos recursos apresentados por Carlos Sequeira e Vítor Rocha, sobre o castigo que a maioria do executivo PSD lhes aplicara.
Acresce ainda salientar que o jornal do regime tinha anunciado no dia 20 de Janeiro, que iria publicar uma entrevista, com a sua benemérita, na edição que estaria na rua 4 dias antes do dia da própria Assembleia. Adivinhava-se que o título do pasquim seria “TRIBUNAL DEU RAZÃO À CÂMARA NO CASO VIGA D’OURO”; porém, provavelmente alguém mais sensato, com um pouco mais de inteligência e até tacto político teve conhecimento antecipado de mais um tiro no pé que a ex-presidente da concelhia do PSD de Silves (sim porque agora é o filho da senhora a desempenhar tão nobre papel) estava preparada para dar e conseguiu evitar que tal disparate fosse avante e lá estragou a grande tiragem anunciada pelo senhor Linha. Só que, Isabel Soares, como que para sair triunfante da Assembleia e calar de vez toda a gente, não resistiu à tentação de evidenciar mais uma vez a qualidade da sua personalidade e do seu carácter e puxou da cartola o trunfo bluffado que era o tribunal ter dado razão à Câmara no que aos recursos apresentados pelos funcionários diz respeito, quando ela sabia que era uma monumental mentira; pois o que aconteceu foi o tribunal ter considerado que ambos os recursos terão sido entregues fora do prazo legal. Curiosamente não fez nenhuma referência a Henrique Brás, possivelmente porque saberá que o Ministro que tutela aquele funcionário terá mandado arquivar o seu processo?
Quero apesar de tudo fazer justiça a Fernando Serpa, pela tomada de posição em desmentir Isabel Soares de imediato e em plena Assembleia, e agora espero que peçam a gravação das palavras da presidente que disse depois que não tinha dito aquele disparate, caso esse facto não conste da acta, à semelhança de outras situações anteriores.
Entretanto a Direcção de Finanças de Faro não cede e agora são os técnicos superiores da autarquia, nomeadamente a Eng.ª Ana Águas (Nova chefe de Divisão da DSUA -substituta de Henrique Brás -), a Licenciada em Direito Dina Baiona (Directora de Departamento agraciada) e o Eng.º José Mascarenhas (Director de Departamento agraciado), que têm estado a ser ouvidos naqueles serviços sobre o caso Viga D’Ouro, à semelhança do que já acontecera com outros funcionários e com o vereador Domingos Garcia, que continua como arguido neste processo. Ao que se sabe outras pessoas poderão ser constituídas arguidas para além das duas que já estão.
Quem não deve andar também muito descansado relativamente a tudo isto é Fernando Santiago, Presidente da Junta de Armação de Pêra, pois sabe-se e ELES também sabem que este autarca também dava ordens à empresa Viga D’Ouro para prestar serviços na sua freguesia, alguns deles um tanto ou quanto com contornos algo passíveis de aborrecimentos, caso investigados.
Não posso terminar por hoje sem manifestar a minha estupefacção, primeiro pela “ousadia” de Fernando Serpa na Assembleia e agora pelas palavras de João Palma que diz irão até onde fôr necessário para esclarecerem a coincidência pelo facto dos dois recursos terem sido considerados como apresentados fora do prazo. Até parece que estes senhores perderam a cabeça a enfrentarem a senhora desta forma, oxalá o tiro não lhes saia pela culatra.

Anónimo disse...

Fernando

Cá se fazem cá se pagam...

Anónimo disse...

Tudo afirmações sem credibilidade, a maioria das coisas que escrevem são inventadas.

O carnaval passa e as pessoas por cá continuam a fazer o seu trabalho, infelizmente enxovalhadas por pessoas sem escrúpulos e dispostas a tudo para tomarem conta do poder.

Mas o povo é sereno e não é parvo e sabe distinguir entre o bem e o mal.

A verdade é como o azeite vem sempre ao decima.

Anónimo disse...

Ó D.Capelo, já nem se consegue ler as coisas que escreve, deixe-se disso, está a ficar ridícula.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve