O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 4 de maio de 2013

Coisas sobre o futuro que já sabemos...



1 - Sabia que as crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores, o que levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiasta da limpeza?

2 - Sabia que qualquer cidadão japonês que tenha um cão, é obrigado a usar sacos de pano especial para apanhar os dejectos do cão?
O desejo de manter a limpeza e a higiene faz parte da ética japonesa.

3 - Sabia que um empregado(a) de limpeza no Japão é chamado de "engenheiro da saúde" e pode ter salários de USD 5000-8000 por mês?
Na sua formação é sujeito a provas escritas e oral!

4 - Sabia que o Japão não tem recursos naturais, a sua população está exposta a centenas de terramotos por ano mas, ainda assim, conseguiu tornar-se a terceira maior economia do mundo?

5 - Sabia que o Japão impede o uso de telemóveis em comboios, restaurantes e esplanadas?

6 - Sabia que no Japão os alunos do primeiro ao sexto ano  aprendem a ética na relação com as pessoas?

7 - Sabia que os japoneses, ainda que seja uma das populações mais ricas do mundo, não têm empregados domésticos? Os pais são responsáveis pela a casa e pelos filhos.


8 - Sabia que não há nenhuma avaliação (exame) do primeiro ao terceiro ano, porque o objectivo da educação é incutir os conceitos e o desenvolvimento do carácter ?


9 - Sabia que num restaurante, em sistema de “buffet”, as pessoas só se servem do que vão comer e comem tudo? Nenhum alimento é desperdiçado.


10 - Sabia que os comboios de alta velocidade apresentam, no máximo, um atraso de cerca de 7 segundos por ano? Eles apreciam o valor do tempo, são pontuais, à escala do minuto e segundo.

11 - Sabia que as crianças em idade escolar escovam os dentes e usam fio dental, após as refeições na escola, para aprenderem desde cedo a manter a sua saúde bocal ?

12 - Sabia que os alunos terminam  as refeições em meia hora para garantir uma boa digestão.


Sabia que com uma educação assim há razões para esperar um futuro melhor?

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve