O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 22 de março de 2013

A merda ao poder!


Zona de Flatulência





A politica é quase invariavelmente uma merda e, invariavelmente, cheira mal!

Um sítio que fala habitualmente de politica, não pode deixar de falar de merda, sob pena de desonestidade intelectual!



Tudo que você sempre quis saber sobre flatulência, mas nunca ousou perguntar.
O flato, versão chique do popular e orgulhoso peido!


1. O que é um flato? Do que resulta?
Flato, do latim flatus, significa sopro! É uma composição de gases altamente variável, expelida pelo ânus. É formado por parte do ar que engolimos, na parte que é nitrogénio e dióxido de carbono, e gases resultantes das reacções químicas entre o ácido gástrico, fluidos intestinais e  a flora bacteriana. Ou seja, dióxido de carbono, hidrogénio e metano.


2. E porque fedem os flatos, vulgo peidos, traques, volupias, bufas,?

O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de gás sulfídrico e enxofre livre na mistura. Quanto mais rica em enxofre for  a sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão feder. Pratos como, cebola, couve-flor e ovos são notórios por produzirem peidos fedorentos. Feijão, por exemplo, produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedorentos.

3. Por que fazem os peidos  barulho?

Os sons são produzidos pela vibração do ânus. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quão estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.

4. Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?

Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil para determinar o volume dos seus peidos diários, mas pode estimar quantas vezes se peida. Pense nisso como um pequeno exercício científico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que se peida. Pode inclusive anotar sobre o  seu fedor. Descobrirá uma relação entre o que come, quanto se peida e quão fedorentos são os seus peidos.

5. Quanto tempo leva até que o peido chegue ao nariz de alguém?

Isso depende das condições atmosféricas, humidade e velocidade do vento, além da distância entre as pessoas também. Os peidos também se dispersam e sua potência nauseante diminui com a diluição. Existem condições excepcionais quando o peido é libertado numa área pequena e fechada, como um elevador, um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar) e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.

6. É verdade que algumas pessoas nunca se peidam?

Não. Se elas estiverem vivas, peidam-se. As pessoas podem peidar-se até mesmo algumas horas depois de mortas.

7. Os Homens peidam-se mais que as mulheres?

As Mulheres peidam-se tanto quanto homens. O caso é que os homens têm mais orgulho nesse acto de gloria!

8. Em que parte do dia um “gentleman” está mais sujeito a peidar-se?

Durante a manhã, quando estiver no banho. Isso é conhecido como “trovoada matinal”. Se o gentleman conseguir uma boa ressonância, ele pode ser ouvido na casa inteira.

9. Por que é que o feijão faz as pessoas largarem tantos peidos?

 O Feijão contém açúcares que seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam ao nosso intestino, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás. Outros produtores notórios de peidos são o milho, a pimenta, o repolho e o leite.

10. Um peido é mesmo só um arroto que saiu pelo lado errado?

Não, a frase “arroto é um pum maroto que subiu de elevador” é puro folclore. O arroto vem do estômago e tem uma composição química diferente do peido. Os Peidos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias.

11. Faz mal segurar  os peidos?

Existem opiniões diferentes sobre isso. As pessoas acreditaram por séculos que segurar os peidos faz mal à saúde. O Imperador Claudius até aprovou uma lei legalizando peidar em banquetes, preocupado que vivia com a saude das pessoas. Havia uma crença popular de que uma pessoa poderia morrer envenenada ou contarir uma doença por ter segurado os seus peidos. Os médicos hoje dizem que não existe mal nenhum em segurar os peidos; eles não podem matar envenenando, pois são um componente normal do conteúdo intestinal. A pior coisa que poderia acontecer é ficar com dor de barriga por causa da pressão dos gases. Alguns médicos sugerem que uma distensão patológica dos intestinos e do reto podem ser resultado de uma pessoa segurar os peidos em excesso.

12. Por quanto tempo seria possível não dar peidos?

Um peido pode escapar todas as vezes que uma pessoa se relaxa. Isso quer dizer que muitas pessoas, as que assiduamente seguram os seus peidos durante o dia, devem peidar-se imenso  quando dormem. Então a resposta seria: você pode segurar os seus peidos durante o tempo que conseguir ficar acordado!

13. Para onde vão os peidos quando os seguramos?

Quantas vezes seguramos um flato, pretendendo soltá-lo na primeira oportunidade apropriada e depois descobrir que ele tinha “desaparecido”? Ele saiu lentamente sem a pessoa saber? Foi absorvido pela corrente sangüínea? O que aconteceu com ele? Os médicos concordam que o peido não é nem libertado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o facto de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve