O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um futuro sem fumar, sem comer e sem União

-->
Anunciam-se mais restrições ao uso do tabaco. Uma vez mais adoptando directivas comunitárias, evidenciando que afinal a UE, apesar de não se preocupar suficientemente com a recuperação da nossa economia e por conseguinte com os níveis de pobreza que em Portugal se vão registando, vai-se preocupando seriamente com algumas ameaças à nossa saúde (com exclusão expressa da qualidade da alimentação que a pobreza determina e dos cuidados de saúde que a redução da despesa necessariamente implica)!

Com o poder legislativo que exerce com determinação, talvez pudesse intervir noutros domínios e atenta a ousadia de vir a obrigar a publicação nos maços de tabaco com fotos de pulmões e bocas de fumadores, porque não mandar publicar:

-       figuras repelentemente obesas em certos  alimentos, por exemplos em pacotes de batatas fritas;
-       de animais escandalosamente torturados em certos cosméticos;
-       de acidentes de trânsitos dramáticos nas garrafas e latas de bebidas alcoólicas;
-       de gente miserável sem tecto nas contas da água e da luz;
-       de políticos corruptos nas guias do pagamento de impostos.

Porque não ?

E porque não termos instituições europeias que, na mesma ânsia burocrática-regulamentar, cuidassem de construir realmente uma União Europeia com futuro, para o futuro???
Difundindo fotos por Bruxelas de tipos como Konrad Adenauer, Willy Brant, Olaf Palm, François Mitterand, Helmut Schmit e Jacques Delors???

Sem comentários:

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve