O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O TGV, O AMBIENTE, O ALGARVE E O DESTERRO HABITUAL!


O Futuro deste país (e dos outros) passa, incontornavelmente, por implementarmos rapidamente e em força um novo modelo de desenvolvimento onde o carbono deverá ter cada vez menos importância, não só porque devemos reduzir a produção dos gases que provocam o efeito de estufa e assim combater o aquecimento global que é hoje um flagelo que afecta todo o globo, mas também porque estando dependentes do petróleo, um produto finito, produzido em zonas instáveis com preços cada vez mais elevados, que desequilibram a nossa balança de transacções e aumentam o nosso endividamento externo, temos de zelar pela redução substancial dessa dependência.

A discussão promovida pelos partidos e apoiada pelos órgãos de comunicação social centra-se mais num verdadeiro enredo de telenovela com o apoio de noticiários ao género de Talk Shows, que numa discussão séria sobre a essência da questão.
Não lhes interessa esclarecer mas sobretudo agitar, porquanto não são orgãos de informação, mas tão só showbusiness.

O transporte ferroviário tem vantagens ambientais e económicas relativamente a outros meios de transporte se comparado com o transporte rodoviário ou mesmo o transporte aéreo. Disso ninguém tem dúvidas, mas a memória dos tipos a quem temos entregue a gestão do nosso destino comum, é muito curta!

Não foi por acaso que o Parlamento Europeu o considerou como um dos projectos prioritários da Rede Transeuropeia a construção do comboio de alta velocidade!
Para tanto concede fundos importantes do contribuinte europeu para apoiar cerca de 40% dos custos do TGV, para nós Portugueses!

A natureza estruturante do modo de Alta Velocidade, assumirá um papel fundamental no desenvolvimento económico e social de Portugal, consolidando a faixa Atlântica onde se localiza mais de 2/3 da população e a maior parte das actividades económicas, dando-lhe capacidade competitiva, e integrando-a no espaço Ibérico e Europeu.

Não nos podemos esquecer que estão previstas no plano de desenvolvimento da Alta Velocidade duas ligações, uma entre Évora e Faro e outra entre Faro e Huelva.

Quanto ao Algarve, a questão que se coloca é a de saber se estas ligações são ou não necessárias para o seu desenvolvimento?

As figuras que representam os vários partidos na nossa região estão muito calados sobre o assunto, prova de que estão mais preocupados em manterem-se nos “poleiros” não fazendo ondas e submetendo-se às dinâmicas nacionais do problema e dos problemas dos seus partidos, que realmente curarem dos interesses da região e dos eleitores que os mandataram.

Será que o mercado potencial de turistas provenientes do centro da península não interessa para a nossa região? E ao pais? Não estaremos interessados em abrir a nossa região a outros mercados turísticos que hoje não nos visitam porque os voos só encaminham esses turistas para a região de Lisboa.

Mesmo sem a crise, já vínhamos perdendo turistas, será que queremos continuar assim ou vamos mudar de paradigma, fazendo a pressão necessária a que o poder politico se apresse a pensar o TGV para o Algarve e depois a ligação a Huelva?

Mas, o mal já vem de longe e é o mesmo de sempre: o pais é Lisboa e o resto é paisagem! A este propósito transcrevemos algumas passagens do livro “O ALGARVE da Antiguidade aos nossos dias” sobre a “guerra” que foi para que a linha férrea chegasse ao Algarve, o que, do nosso ponto de vista, passados duzentos anos, mantêm toda a actualidade.

Se se sonhasse, na câmara dos Deputados, que este viria a servir de base ao caminho-de-ferro do Sul ou que era intenção do governo construir um caminho de ferro do Barreiro ao Algarve, muitos deputados teriam votado contra o projecto inicial. São nesse sentido as afirmações feitas por um deputado, quando se pensou avançar com o caminho-de-ferro de Beja para Sul:

« […] como havia uma estrada aberta e como se tratava só de um grande areal, era esta construção muito barata, porque entre nós tudo começa por ser muito barato. Mal sabíamos então que da concessão em concessão, de contrato em contrato, havíamos de ir até ao Algarve garantindo um rendimento inteiramente improvável […] foi-se andando, fez-se o caminho-de-ferro para o Alentejo, e agora quer-se um que garanta um bom rendimento ao caminho que tem de atravessar um perfeito descampado….»

Que ainda hoje, Lisboa se esqueça do Algarve nós não aceitamos mas ainda percebemos, mas que os deputados eleitos pelo Algarve o façam , não só não aceitamos como não podemos continuar a tolerar!

14 comentários:

amigo do coração disse...

Isabelinha, gostei de te ver ontem quando desfilaste com as marchas em Armação.

A energia que irradiavas, era mesmo muita e só baixava quando te aproximavas do Fernando Santiago, afinal o que se passa entre vocês?

Estavas imparável, a subir e a descer a rua. A tua amiga e minha cara-metade só tinha palavras para te elogiar, ao que parece já esqueceu da desfeita que lhe fizeste do dia 24.

Não sei se reparaste mas as palmas há tua passagem foram muito menos que em nos anos anteriores, porque será?

Se calhar era por causa da roupa que trazias vestida e que não te favorecia mesmo nada, as senhoras que estavam ao meu lado comentavam que te fazia mais gorda e aquele lencinho à Minhota que trazias sobre os ombros, assim como a bandeira portuguesa comprada na loja dos chineses, não eram nada adequados a serem usados no desfile das marchas populares.

Porque não trouxeste antes a bandeira do concelho e preferiste a bandeira da nação, é algum sinal para a Manuela, estás a querer dizer que estás pronta para outros voos?

Anónimo disse...

Combate à venda ilegal nas praias
O Comando Territorial de Faro da GNR, através do Destacamento de Silves, deu início ao habitual combate de Verão à venda ambulante ilegal nas praias da região. A primeira acção de fiscalização decorreu em Armação de Pêra e dela resultou a apreensão de 101 bolas de Berlim e de mais de meio milhar de diversos outros artigos.


"Há muito dinheiro neste comércio paralelo que não entra nos cofres do Estado. Este tipo de fiscalizações vão ser intensificadas", disse ao CM o major Victor Calado, do Comando de Faro. E trata-se, obviamente, de uma concorrência desleal para os operadores na praia com licenças em dia.

A primeira acção decorreu em Armação de Pêra, anteontem, entre a praia Grande e a praia Vale do Olival, das 15h00 às 20h00. Foram fiscalizados nove vendedores ambulantes, todos eles de nacionalidade estrangeira, nomeadamente dois marroquinos, cinco brasileiros, um senegalês e um guineense. Nenhum dos vendedores tinha licença, pelo que cada um foi alvo de uma contra-ordenação e ficou sem os produtos que vendia. No total, a GNR apreendeu 101 bolas de Berlim, 135 óculos, 19 relógios, três malas de senhora, 260 pulseiras, 47 cintos, 107 colares, nove estatuetas em madeira e dois sacos de viagem. Um dos brasileiros estava em situação irregular no País, pelo que foi notificado para comparecer nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Lisboa.

Os bolos foram destruídos e os restantes artigos entregues na Câmara Municipal de Silves, entidade licenciadora e a quem compete estabelecer os valores das coimas a aplicar nestes processos de contra-ordenação levantados pela Guarda.

Anónimo disse...

Quantas pessoas ainda vão ter de ser atropeladas frente ao pingo doce para a camara ou a junta ou o raio que os parta faça alguma coisa ?
ass.contribuite para os cofres de silves

Anónimo disse...

Só nos estados unidos é que prendem os ladrões.
Ai como eu gostava de ver a isabel e a sua pandilha, incluindo o zé paulo que parece que anda a chupar no dedo desde que lhe disseram que não havia pópó nem mama, presos na cadeia de messines e a cheirar a merda da estação de tratamento de lamas que o amigo lá vai construir!
Será que esta escumalha não faz compras no pingo doce de armação?

O sabe-tudo disse...

O Zé Paulo é o maior mamão que Armação alguma vez conheceu.
Aproveita-se de tudo e de todos,jà tentou com o Luisinho,mas o tiro saiu-lhe pela culatra.
Sempre com amizades falsas com quem trabalhava na junta, para ganhar influência,mas o Pascoal finalmente abriu os olhos.
Não sei sinceramente o que é que a Luizinha,uma gaja tão boa fez tantos anos com aquele verme!!!...mas penso que aprendeu a lição!
Este esterco uma vez e ainda casado foi para a cama com uma Prostituta à frente do genro,tal era o respeito que tinha pela familia da mulher,e principalmente pelos filhos!
O Saloio julga-se grande vedeta,e da alta sociedade,sò porque tem um café ou dois,mas esquecesse que é o dinheirinho do Gregorio que ajudou à proeza,pois a Tia Maria Emilia deixou as coisas bem encaminhadas para os filhos,sobrinhos e afilhados.

O Arrebenta disse...

O que são todos é uma grande cambada!

Afonso Laires disse...

O TGV para o Algarve, vocês parecem ingénuos. Alguma vez isso vai acontecer durante as nossas vidas?
Uma visão de futuro é coisa que não há para o pais quanto mais para o Algarve.

Anónimo disse...

Falhou uma "convergência de esquerda" para Lisboa
30.06.2009




a Os promotores da petição que defende uma convergência de esquerda nas eleições autárquicas em Lisboa reconheceram ontem que o entendimento com os partidos à esquerda falhou.
"Cumpre-nos informar com verdade a cidade de que, chegados à passada quinta-feira, 25 de Junho, acabaram por não ter resultado as inúmeras diligências efectuadas. Esta ausência de efeitos esgota virtualmente, a partir de agora, as nossas capacidades para inverter a situação", referiu um dos promotores da iniciativa, Paulo Fidalgo, presidente da Associação Política Renovação Comunista. A mesma fonte, citada pela Lusa, referiu que os responsáveis do movimento mantiveram "diálogo" com o PS, Bloco de Esquerda e o movimento Cidadãos por Lisboa, de Helena Roseta, ao passo que do lado do PCP e do partido "Os Verdes" "não houve qualquer resposta ou sinal de abertura nem mesmo em termos protocolares".
Paulo Fidalgo recusou um apoio colectivo ao actual presidente da autarquia, António Costa (PS), destacando a "origem muito diversa" dos responsáveis da petição, a "análise individual" que cada um fará na hora do sufrágio e o "sentido de voto diversificado" dos membros. Lançado a 13 de Abril, o Apelo à Convergência de Esquerda nas Eleições para Lisboa contou com cerca de 200 personalidades a encabeçar o pedido de uma coligação de esquerda na candidatura à Câmara de Lisboa. A petição recolheu até ao momento mais de 1700 assinaturas. No encontro com a comunicação social estiveram presentes, entre outros, o fadista Carlos do Carmo e Pilar Del Rio, mulher de José Saramago.

Anónimo disse...

Lá safaram o Zé paulo, ex futuro director da caixa agrícola dos campilhos, com direito a fiat uno e tudo!!! Sonoras gargalhadas da comunidade de pessoas honestas deste municipio

adelina capelo disse...

A nossa vila está a ficar mesmo muito bonita agora que as obras estão a chegar ao fim.
Não sei se repararam mas vamos ter um parque infantil dos melhores da Europa.
Os maldizentes já se calaram e fizeram muito bem.

Armacenense de Gema disse...

Esta gaja (pelos vistos, é gajo...) não tem mesmo emenda.
Que nojo!!!

Anónimo disse...

Os esgotos continuam a ir para a ribeira, Aventino. Armação continua sem Bandeira Azul.
Que diz a Madrinha a isso?

Armacenense

O Apoio de Praia Ambulante disse...

Ó Adelino Caspa no Pelo vai mas é tocar pifaro para a igreja... Com fundos comunitários, dinheiro dos contribuintes, até o Zé do Peixe, que tem 77 anos, fazia o mesmo ou até mais do que a Madrinha... Mas, com uma diferença, gastava menos do que ela e nunca por ajuste directo...

Como a transparência é o lema de Madrinha, é certo que ela vai abrir concurso público para o Casino e o Minigolfe, que ficam na frente-mar, quando o fez para o Largo das Caravelas, que fica no gaveto do betão armado...

Anónimo disse...

MONSTRUOSIDADES


Hoje, sexta - feira, o Senhor Silva, também conhecido pelo “Pai do Monstro”, leia-se, do Peso da Função Pública no país, vem a Silves fazer uma inauguração.

A recebê-lo, como é óbvio e curioso, estará uma também Senhora Silva, também já conhecida pela “Mãe de outro Monstro”, leia-se, da Câmara Municipal de Silves.

Não sei qual a intenção do Senhor Silva vir apadrinhar esta inauguração mas, se à mulher de César não bastava ser séria, também tinha de parecer que o era, a sua vinda a Silves nesta altura naturalmente pode provocar toda a qualidade de especulações.

Sei que, antigamente, os outros hóspedes de Belém, tinham conselheiros ou assessores, detentores de uma pasta relacionada com as autarquias para saberem como as mesmas se “comportavam”. Hoje, não sei como se processa. Sei é que o actual chefe da casa civil, conselheiro ou assessor do Senhor Silva é o Dr. Liberato, que foi em tempos o coordenador das eleições autárquicas dos laranjas; assim como me recordo das suas palavras sobre as condições necessárias para que um indivíduo pudesse ser autarca do seu partido.

Não terá o Dr. Liberato conhecimento do caso “Viga D’Ouro”? Será que não o informaram de que o processo tinha sido avocado pelo Senhor Procurador Geral da República?

Também tenho bem presente as “cobras e lagartos” que o Presidente actual dos Laranjas no Algarve disse da “Mãe do Monstro” quando concorreu contra ela à presidência do órgão que hoje preside.

No outro dia na rua, um ex-dirigente dos laranjas do Concelho de Silves, também conhecido pelo “Zeca Diabo”, dizia-me: -“Na situação financeira que está a Câmara de Silves só um louco ou um irresponsável quer ir para lá nas próximas eleições”. Porque será que o homem me diz isto?!...

A “Dama de Ferro Enferrujado” dos Laranjas anda a reivindicar pelo país “transparência”.

O Senhor Silva parece ter-se esquecido que se deu mal com a protecção dada ao seu amigo e conselheiro de estado ou então anda mal informado e presta-se a inaugurações que mais não são que um pretexto para dar cobertura a outras coisas.

Estamos fartos de “Monstruosidades”.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve