O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O mistério do despacho que ninguém conhecia e revela tudo o que já sabiamos!

A vida de advogado deve ser, muitas vezes, bem difícil. E no caso dos advogados da PLMJ, ainda mais.

Ser advogado de banqueiros (nos dias que correm) e de políticos (sempre) deve ser tarefa árdua e complexa. Sobram é certo boas remunerações e, com os anos até talvez, um talento para escritor.

Isto a propósito do teor da Resolução Fundamentada de 25 de Maio de 2009, assinada por Isabel Soares, visando sustentar a continuidade da execução da obra do famigerado Apoio de Praia, depois da mesma ter sido suspensa por ordem do Tribunal em consequência da providência cautelar requerida pela associação Amigos de Armação.

É que a quantidade de argumentos alinhavados naquela Resolução, tendentes a convencer o Tribunal do interesse público na continuidade da obra, na boca de Isabel Soares, parecem coisa de um autor de textos humorísticos do tipo Nuno Markl, dos gatos fedorentos.

As preocupações evidenciadas a propósito da iminência do inicio da época alta balnear e os riscos para Armação, o seu turismo, os seus comércios e até para o pais, todos eles ameaçados pela suspensão da obra aberrante, depois de ter transformado Armação num mega estaleiro em toda a época balnear de 2009, por irresponsabilidade patente, geradora do atraso no inicio das obras da requalificação da frente mar, constituem um verdadeiro e sublime monumento...

Um monumento à distorção voluntária dos factos e seu impacte, à desconsideração pela inteligência dos cidadãos em geral e dos juízes em particular, à perfeita consciência dos valores que a administração de Silves realmente deveria prosseguir e não prossegue!


Com este documento fica patente, caso ainda subsistissem dúvidas, que Isabel Soares sabe ou tem quem saiba, quais os caminhos que a sua politica deveria percorrer e não percorre.

Deles só deita mão para contrariar a única reação séria (legitima e legal) conhecida da população do concelho a uma das suas mais inoportunas asneiras: o licenciamento do apoio de praia em causa, a poucos meses das eleições.

Concluí esgrimindo a “régua dos cinco olhos” à boa maneira da professora de outros tempos que Isabel Soares nunca deixou de ser, ameaçando responsabilizar quem exerceu legitimamente um direito, o qual, para ela se trata “do uso indevido e abusivo de meios judiciais”.

É que o respeitinho é muito bonito e quem não o tiver leva pela medida grossa!
Não é que a senhora não se enxerga mesmo!

“Em claro detrimento dos interesses da população local” termina, sem qualquer remorso por todos os interesses da população local que tem ignorado, uns conscientemente, por incompetência, outros inconscientemente, por mera ignorância.

20 comentários:

Maria Albertina disse...

Excelente Post este que acabei de ler!! Vou só acrescentar umas tiradas importantes:

1) O pior de que tudo é que quem paga os honorários dos Advogados da PLMJ neste caso do apoio de praia, não é a Senhora Soares e seus comparsas, mas, sim, os munícipes, o que inclui os próprios armacenenses!!!

2)Ameaçar os Amigos de Armação de Pêra para ficarem quietinhos ou levam na boca, foi do mais vergonhoso que já vi, uma atitude pidesca e arrogante!!! A Dona Soares devia saber que o acesso ao Direito e à Justiça é um direito constitucional de todos nós!!!

3) Se existe alguém que desde o inicio anda a litigar de má fé é essa Senhora Soares quando diz que sem apoio de praia não há condições de segurança para manter a praia aberta... Que argumento tão ridículo e ainda por cima, subscrito pelos Advogados da PLMJ, não deve ter custado uma bagatela...

4) Com o final das obras de requalificação, estou ansioso para assistir ao desenrolar dos trâmites do concurso público para exploração do casino e do futuro minigolfe...

Um abraço para os Amigos de Armação de Pêra e que continuem a lutar, porque vai valer a pena...

Sónia Oliveira disse...

Adorei e em nome do "Amigos de Armação", presto o nosso agradecimento, esperando que todo este esforço feito á custa de sacrificíos pessoais, tenha os seus frutos e não caia em esquecimento.

Cumprimentos,

Sónia Oliveira
"Associação Amigos de Armação"

Anónimo disse...

In Correio da Manhã

09 Junho 2009 - 00h30

Armação de Pêra: Câmara responde a providência contra apoio de praia
Interesse público
A presidente da Câmara de Silves apresenta hoje aos vereadores, para ratificação, a resolução fundamentada que enviou em Maio ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé – em nome do município e assim vinculando a vereação – como resposta à providência cautelar interposta pela Associação Amigos de Armação contra a obra do apoio de praia na Unidade Balnear VII da praia de Armação de Pêra. Isabel Soares alegou interesse público, mas três vereadores não concordam.


Os vereadores do PS (2) e da CDU (1) vão votar contra, confirmaram ao CM Lisete Romão (PS) e Manuel Ramos (CDU). Os vereadores não concordam com a fundamentação (datada de 25 de Maio) e contestam não terem apreciado o documento antes de ser enviado para tribunal. A aprovação está garantida pela maioria PSD de quatro vereadores.

O tribunal mandou suspender a obra até decidir sobre a providência. Isabel Soares também mandou parar a obra, dia 13 de Maio, mas esta nunca parou.

Na resposta ao tribunal, a presidente da câmara alega interesse público, mas ao CM admitiu que também ela não gosta da localização do apoio de praia, imputando essa responsabilidade à Administração da Região Hidrográfica do Algarve. Câmara de Silves e ARH vão comprar um terreno junto da UB VIII (praia dos Pescadores), por 200 mil euros, para deslocalizar o apoio de praia em 2010.

Paulo Marcelino

Camacho disse...

Fernando Santiago

Se tens peso no PSD e Armação de Pêra te diz alguma coisa usa a tua imfluência para tirarem dali aquele mamaracho.
Senão só tens uma coisa a fazer é demitir-te.

Anónimo disse...

Esqueçam os velhos jarretas que nunca fizeram nada por Armação, opoiem o Paulo Vieira para presidente.

adelina capelo disse...

Deixem-se de conversa fiada, deviam ter visto o carinho com que a Dr.ª Isabel Soares tratou os casais do nosso concelho que celebraram as Bodas de Ouro no almoço convívio onde se contou os parabéns e se bailou.
Deixem de publicar mentiras e de inventar coisas que não se passaram e só visa denegrir a sua imagem e mais nada.

Armacenense de Gema disse...

Esta gaja capelo mete cada vez mais nojo.

Zé Tó disse...

A Capelo mete nojo...

Anónimo disse...

Alguém está a pagar á Capelo para fazer este tipo de comentários...

Isto é tudo menos normal, ninguém que seja de bom senso e com estas trapalhadas todas feitas pela D Isabel, vem com estes argumentos patéticos.

a mim nem que me pagassem ...

Anónimo disse...

Se o ridícul0 .......... era uma vez........

Pescatore disse...

Metam mas é um estrangeiro independente na freguesia ou na Câmara, para os compadrios, os favoritismos e as negociatas de vão de escada acabarem de vez...

Anónimo disse...

A associação amigos de armação é um grupo de golfinhos a nadar num mar de tubarões. Vou gostar de assistir às vitórias.Os golfinhos atacam e vencem os tubarões, como toda a gente sabe. Bem -Haja! Parabéns.

Jonathan Davis disse...

A Associação de Amigos de Armação de Pêra vai dar uma lição de civismo àquela Senhora Soares que por Armação nunca nada fez a não ser plantar betão e betão e mais betão...

Aquela Senhora, a partir do momento que ameaçou fechar a praia para garantir um apoio de praia, vai ter de dar provas de muita transparência aos armacenenses no que respeita à gestão do património imobiliário público que existe na vila!

Anónimo disse...

Cientistas italianos criam o tomate preto
publicado: terça 19 agosto 2008 por Egle em: Pratos tipicos Panoramas Italianos Toscana Umbria Emilia Romagna Reggio Emilia
O que estão fazendo juntas as universidades de Modena, Reggio Emilia, Pisa e ateneo da Tuscia? Quer dizer: o que realizaram? A resposta é genial (e não é uma piada): o tomate preto, um tipo da fruta chamada Sun Black.

O novo tomate, tem uma casca com tom de roxo quase preta e a polpa é vermelha e rica de antioxidantes, tem o sabor que todos nós já conhecemos e o melhor de tudo não foi produzido por Ogm.

A sua cor se deve à presença de substâncias chamadas antocianos na casca: são pigmentos, presentes em outras frutas, muito escuros compo o da uva preta, que desenvolvem, uma ação de contraste com os radicais livres. Já está no seu segundo ano de colheita, o Sun Black nasceu do cruzamento “natural” de diferentes tipos de tomates.



Será que a variedade já existe em Armação de Pera?

Esperamos que sim e em abundãncia, porque fertilizantes não irão faltar, assim o último post produza os efeitos desejados.

Força Armacenenses, a JÓIA da coroa é VOSSA.

Joaquim Santos disse...

Exº Senhores

Em relação ao despacho solicitado por encomenda a firma PJLM, além de absurdo faz passar os armaceneses e os silvenses por estúpidos.
Então se não houver o apoio praia as pessoas vão para outras praias? As pessoas já vão mesmo assim. Será que ainda não perceberam aos colocar todos aqueles toldos as pessoas fogem... Quem gosta de ir para uma praia onde só cerca de 10 % do espaço dá para pôr o guarda sol e estar calmamente com a família?
Será que ainda ninguém percebeu que os toldos matam a praia e enriquecem meia dúzia?

Voltando ao despacho, se sem bandeira Azul as pessoas vão para a praia era agora sem o apoio de praia que as pessoas não vão?

Ontem ao passar por Messines vi o pasquim publicado pela CMS. E vi que é desta que o Jardim Cancela de Abreu vai ser reformulado.
Acho estranho ser só agora, a poucos meses das eleições, mas o mais estranho e a inconsistência da notícia.
Vejamos
O jardim já esta previsto á 3 mandados e nunca se realizou, por que será que era agora?
Faz lembrar a História do Pedro e o lobo.
Diz a notícia que há apoios, então para as outras obras houve apoios e as obras continuam por acabar, por exemplo o centro histórico.
Quem garante que aquilo começa e acaba ? Só espero que que não venha a noticia a dizer que a Câmara ganhou o euromilhões...
Como o jardim é comparticipado com apoios e Câmara põe a sua parte, onde vai buscar dinheiro se a capacidade de endividamentos esta esgotada e as receitas não cobrem a despesas Segundo a Conta de Gerência...
Ou seja todas as notícias não passam de publicidade enganosa.

Srª Adelina Capelo
Não se esqueça de uma coisa quando somos velhos e muitas vezes postos de parte pela sociedade e alguém nos diz que estamos bonitos ou nos passam a mão pela cabeça todos nos estremecemos de alegria por dentro.
Agora cabe a nos com a nossa idade de experiência de vida ver se há falsidade ou sinceridade nas festas e nos beijos e abraços.
Mas é cada um de nós que sabe se sente bem ser engando ou não

Com os melhores cumprimentos

Joaquim Santos

Anónimo disse...

Para si, dona Adelina Capelo, a quem Dona Isabel Soares parece insubstituível à frente dos destinos do nosso Concelho e só para que se faça luz no seu espírito, cito-lhe a célebre frase de Napoleão Bonaparte:

" Os cemitérios estão cheios de insubstituíveis".
Napoleão Bonaparte

Joe Ramone disse...

A Dona Soares veio a Armação no Carnaval mascarada de barril de cerveja, marco de correio ou de pocahontas, não deu para perceber muito bem que raio de disfarce era aquele!!!

Mas com vendo o teor dessa resolução fundamentada, ficamos com a sensação que, graças àquela Senhora, o Carnaval urbanistico de mau gosto vai continuar por Armação de Pêra...

Com pessoas como essa Senhora não há meio ambiente que resista! Se ela estivesse por Aljezur, já tinha betonizado a costa Vicentina toda e ainda nos faria crer que se assim não fosse aquelas praias teriam de ser fechadas por falta de segurança!!!

Uma coisa é certa, os seus Advogados passaram um atestado de incompetência aos nadadores salvadores que têm trabalhado em Armação de Pêra durante anos a fio com muita entrega e devoção...

luanomar disse...

Um comentário ao novo Sun Black.
Sabemos do atraso com que todas as novidades chegam à nossa terra.È tarefa árdua mudar mentalidades e comportamentos. A fruta com maior abundância em A.Pêra é mesmo a banana. Não a vulgar banana, firme, saborosa e nutritiva que se vende em qualquer mercado mas a outra variedade, que cresce como erva daninha, sem préstimo nem valor e que dá pelo nome científico de Banana Mole. È uma praga que urge substituir pelo novo fruto italiano. Vai ser complicado e, sobretudo, muito trabalhoso, mas Armação de Pêra vai MUDAR para melhor. Com a ajuda de todos. Armacenenses, mostrem que têm Sun Black! No sítio onde compete ter!

Anónimo disse...

Realmente... pessoas que escrevem coisas destas devem mesmo gostar muito de Armação lol. O que se vê aqui, é que se pode dizer que é um puro jogo de interesses pessoais, onde o que interessa é levar a nossa avante e se não temos razão escrevemos e mostramos apenas o que interessa para parecer que até somos bons rapazes e que somos uma fonte de verdade e pureza.
Recordando um dos comentários atrás, realmente ninguém é insubstituível, mas a Dona Soares como a chamaram, é sem sombra de dúvida a única política (sim política, porque para ocupar um cargo político não basta ser boa pessoa, há que saber ser e fazer política), mas como dizia ela é a única com os Sun Black no sítio para ir levando um concelho, que tem freguesias complicadas, para a frente. Deixem-se de politiquisses do bota abaixo e recordem o que os nossos filhos tinham há uns anos atrás, uma delas era uma grande dor de cabeça em terem sair cedissimo da cama e ir para Silves estudar e levar lá todo o dia, e isto quando tinham apenas 9 anos. Podia ter feito mais? Podia sim, mas anteriormente nunca havia sido feito nada, não havia trabalho para continuar, tudo teve de ser repensado e levado do zero. Não me venham é dizer que é melhor termos lá uma pessoa que hoje assina porque concorda com o que está a fazer e depois quando vê que aparentemente muitos não concordam pedimos penitência e está limpa e esquecida a minha atitude Com todo o respeito).
Por favor abram as vossas mentalidades e dêm uma chance a Armação de Pêra

Anónimo disse...

E já agora, parabéns pelo blog. Independentemente de concordar ou não com os conteúdos escritos, a ideia é positiva e graficamente está agradável.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve