O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A LESMA, O CONTRIBUINTE EUROPEU E A UNIÃO COMERCIAL DE ARMAÇÃO DE PÊRA

O candidato a candidato Carneiro Jacinto tem andado por Armação de Pêra visando apoiar os comerciantes, face à verdadeira tempestade que se avizinha!

Que seja Benvindo!

Não podemos começar sem, de um ponto de vista, digamos que, macro-económico, nos regozijarmos pelo facto, uma vez que estas obras (sobretudo as infraestruturas respectivas) são estruturais para Armação de Pêra, são necessárias há muito, muito tempo, são merecidas há muito, muito tempo, em função da receita que a Vila gera, e do potencial turístico-económico da mesma, tudo isto por direito próprio, realizável com meios próprios face à dimensão da RECEITA e mesmo sem POLIS.

Não queremos, no entanto deixar de agradecer, empenhada e devotamente, aos contribuintes europeus, os meios que nos fazem chegar para acorrer a estas necessidades que ao caso concreto podemos apodar de primárias, uma vez que sem o seu esforço estaríamos conformados ao que realmente a CMSilves nos podia dar, o que vale o mesmo que dizer que seria NADA, E TUDO FICARIA NA MESMA, COMO A LESMA!

Que não venha portanto a nossa senhora presidenta alguma vez arrogar-se no mérito da obra, pois o que pode recolher em resultado da sua acção e responsabilidade directa é a responsabilidade no ATRASO NA REALIZAÇÃO DE OBRA URGENTE!

A Avenida Beira-Mar a ter um nome para a nova roupagem resultante das obras, só poderia ser: AVENIDA DO CONTRIBUINTE EUROPEU !!!!!

Apesar de já nauseados de tanto malhar na CMS e na sua primeira responsável, não nos dão as mesmas descanso, tantas são as omissões que caracterizam esta administração diletante.

Desta feita, vem uma notificação, em cima da hora como é timbre de qualquer relapso, para informar da inevitabilidade dos comerciantes em causa tudo alterarem nas suas vidas empresariais, atendendo ao inicio das obras estruturais que se irão iniciar nos primeiros dias de Novembro.

Assim! Sem mais!

Perdão! Finaliza a famigerada notificação por ALERTAR que assim que as obras adjacentes a cada estabelecimento estiverem concluídas, é HORA DE PAGAR O NOVO LICENCIAMENTO!
Isto é, em acto continuo, vence-se a obrigação de pagar o respectivo licenciamento!

É a velha estória do pato a disparar para o caçador!
Sucede é que da estória todos nos rimos, enquanto na realidade deste caso, todos nos revoltamos!

Brilhante exemplo de despudor – melhor – de total ausência da mais elementar noção de serviço e, pior que tudo, do dever de prestar serviço aos seus mandantes!

A coberto de algumas formalidades legais cumpridas, a população continua a não ser PERDIDA NEM ACHADA para aquilo que directamente lhe diz respeito!

Nem o seu representante – o Presidente da Junta de Freguesia – tem qualquer informação para prestar!

Até onde vai a verdadeira desconsideração democrática pela população, por parte desta gente poucochinha!

Há muito que pensamos, embora nunca o tivéssemos referido por aqui, que os comerciantes de Armação deveriam formar uma ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, a qual, eventualmente, poderia congregar os comerciantes de Alcantarilha e Pêra, ultrapassando-se de vez a visão que não alcança mais que o próprio umbigo, típica do individualismo filho de um quadro de miséria onde os nossos pais nasceram, mas que, em boa verdade e em termos relativos já não nos caracteriza hoje, ganhando dimensão e peso político para defesa dos legítimos interesses econômicos de quem trabalha e vê o resultado do seu suor malbaratado pela negligência, incompetência, obesidade, diletantismo ou voracidade fiscal por parte dos que nos governam local ou nacionalmente.

Sabemos como a nossa economia é exígua, os recursos naturais relativamente parcos e quanto a nós, o seu principal activo são as pessoas.

De entre estas, as empreendedoras, em qualquer domínio, são imprescindíveis ao desenvolvimento. E sucede que, segundo os dados do último Eurobarómetro, a vontade de trabalhar por conta própria dos portugueses é superior à média europeia que é de 45% e a daqueles 78%. Se se conjugarem estes indicadores com o peso que representa o emprego na despesa pública, que tanto deprime esta economia, poderíamos concluir, no plano lógico, que a concertação dos interesses em presença é possível, residindo nos timings respectivos o seu sucesso.

O tecido empresarial português, como de resto o europeu, é profundamente animado pelas micro, pequenas e médias empresas e o seu peso, nas mais diversas escalas, é, invariavelmente, esmagador.

As associações empresariais têm assim, para além das sinergias que a união permite no seu interesse e das suas actividades, a suprema função de aproximar a lei e a intervenção do Estado na economia das condições ideais de articulação de todos esses factores, no interesse geral.

A lei não é um fim em si mesma. É um instrumento das sociedades civilizadas e organizadas para, com exclusiva obediência aos princípios enformadores da constituição material de um Estado de Direito, regular, em beneficio da comunidade, os seus múltiplos interesses e altera-se as vezes que forem necessárias até o conseguir.

Todos os meios legítimos são por conseguinte desejáveis para aproximar o poder político dos cidadãos em geral e dos agentes económicos em particular, visando o aperfeiçoamento da acção do Estado e a melhoria das condições de desenvolvimento e consistência das actividades económicas e por ai, da imprescindível prestação das PME’s, em sede de economia e responsabilidade social.

Não é expectável que as PME’s de per si reúnam condições para o fazer!
Compete às associações desses múltiplos interesses constituírem-se como interlocutores válidos, o que só será possível atingir com percursos de responsabilidade, conhecimento, missão e credibilidade.

Ao Estado competirá construir com elas, ajustadamente, os quadros legais que se imponham. É para isso que ele existe!

Mas disto, a C.M.Silves e a sua Presidenta, jamais perceberão!

Disto o candidato a candidato sabe, porque tem obrigação de saber!

30 comentários:

Anónimo disse...

Tanto alarido por um candidato ter estado no Serol reunido com meia dúzia de pessoas.
Até parece que contribuiu com alguma coisa para o lançamento deste importante projecto para Armação de Pêra.
Só o vemos a dizer mal e a fazer promessas sem nexo.
Ninguém enxerga onde está a sua credibilidade e competências técnicas para gerir uma câmara.

Anónimo disse...

Qual alarido?
Qual candidato?
Não há alarido nem há candidato.
Quando muito, há um candidato a candidato...

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa...

Anónimo disse...

Esta oposição é mesmo muito fraquinha, dantes não se fazia a obra, agora o problema é das esplanadas.
Tenham tino.
Dediquem-se à pesca ou melhor vão dar banho à minhoca que vocês com essas coisas nem peixe conseguem apanhar!

Anónimo disse...

tu queres é minhoca, ó adelina capacho

Anónimo disse...

Uma associação de empresas apesar de muito dificil aparecimento podia dar um grande impulso nas relações com Silves e outro respeito pela terra. Lá isso podia...

Anónimo disse...

Quais empresas?! As da "famiglia"?! Assim de repente lembro-me apenas de empresas directa ou, mais ou menos, indirectamente ligadas ao clã Soares... e essas já estão mais que associadas.

Anónimo disse...

Levar com uma cobrança de uma licença com 8 meses de antecedencia e em cima de uma mudança forçada quase sem aviso prévio, manifesta uma grande sensibilidade profissional e civica por parte da CÂmara de Silves. Não digam mal da senhora.

Anónimo disse...

Para a CMS o que realmente interessa é a receita!O resto são lérias.

Anónimo disse...

Quem foi apanhado com os copos?

Cinco detenções na noite
Cinco pessoas foram detidas numa operação de fiscalização rodoviária e a estabelecimentos de diversão nocturna realizada pela GNR, anteontem, na zona de Silves, com a participação de 15 militares.




Três dos detidos apresentavam taxas de álcool no sangue entre 1,33 e 1,88 g/l. Outro não possuía habilitação para conduzir. Foram levantados nove autos de contra-ordenação por infracções ao Código.

Uma cidadã brasileira foi conduzida ao centro do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no Aeroporto de Faro, para expulsão. Outra brasileira e uma ucraniana foram notificadas para abandono. Em estabelecimentos foram levantados dois autos por falta de ligação a central de alarmes e por não estar à vista o aviso de controlo de entradas com detector de metais.

Anónimo disse...

O que têm Armação para dar?
Betão e facadas

Brasileiro de 35 anos apareceu morto na praia

Vítima fora agredida há uma semana por grupo, no sábado tinha facas

Um indivíduo, de 35 anos e nacionalidade brasileira, que trabalhava como servente de pedreiro, foi encontrado morto, ontem, cerca das 08.00, na Praia de Armação de Pêra (Silves), esfaqueado, com a cabeça enterrada na areia e apresentando vários hematomas em diversas partes do corpo. O corpo esteve no areal até às 17.00 à espera de agentes do Laboratório da Polícia Científica, que viajaram de Lisboa para fazer peritagens. Muitos populares indignaram-se.

A vítima, Osmar Pinto, que completaria em Janeiro de 2009 um ano de permanência naquela localidade onde vivia com um irmão, era divorciado e pai de um rapaz de 14 anos, residente em Évora. O irmão, Divino Filho, de 30 anos e ladrilhador, disse suspeitar que o homicídio poderá ter tido origem num "grupo de portugueses, que o agrediu há uma semana, a uma sexta-feira à noite, numa rua com bares". A última vez que viu Osmar foi no sábado, cerca das 20.00. "Estava normal e em companhia de amigos", relata. Mas conta também que lhe disseram que o irmão tinha duas facas à cintura - o que "estranhou" porque nunca o vira armado.

"Dei por falta do meu irmão hoje [ontem] de manhã e às 10.00 recebi uma mensagem no telemóvel, indicando que alguém estava morto na praia. Quando fui à GNR confirmaram-me que era ele, mas já não me deixaram ver o corpo", referiu.

Uma amiga contou que se despediu de Osmar Pinto, após ter estado num bar cerca das 01.30. "Ele ia para casa quando percebeu que não tinha a chave da porta. Se não fosse esse problema, não teria acontecido esta tragédia", observou.

Segundo apurou o DN, vários jovens na «casa» dos vinte anos foram ouvidos, ontem à tarde, pela Polícia Judiciária.

Anónimo disse...

Não é novo aparecer um assassinado na praia de armação. Nos anos sessenta foi assassinado o MATA BURROS de Pêra assassinado com 13 facadas e deixado na Prais.
Isto não está pior, está na mesma. Estes casos são tão velhos como a humanidade.

Anónimo disse...

Tomara os anos sessenta

Menos betão e muito mais segurança



Homicídio na praia em ajuste de contas
De bruços, com marcas de agressões no tronco, a cabeça enterrada debaixo de um monte de areia e uma poça de sangue ao lado. Foi assim que o corpo de Osmar Pinto Oliveira, brasileiro de 35 anos, foi encontrado ontem de manhã na praia de Armação de Pêra, junto ao Minigolfe. Cinco homens na casa dos vinte anos assistiram durante horas às movimentações na praia, entre os muitos curiosos, mas à tarde acabaram conduzidos ao quartel da GNR pela Polícia Judiciária por suspeita de envolvimento no homicídio.


A PJ suspeita que se tenha tratado de um ajuste de contas entre o brasileiro e o grupo de portugueses que ao início da noite saiu em liberdade por falta de provas. Junto ao cadáver foi encontrada uma faca e na areia marcas que indiciam uma violenta luta entre a vítima e vários agressores e vestígios de arrastamento.

O corpo estava em tronco nu e os pés só com meias – sapatos e t-shirt estavam no areal. Osmar, que vivia na vila há um ano, foi visto pela última vez com vida às 04h00 de ontem. Três horas depois, um imigrante que passeava na praia encontrou o corpo e deu o alerta. O local foi isolado pela GNR que, com a Polícia Marítima, preservou a zona até à chegada da PJ.

Testemunhas referiram ao CM que às 07h30 "ainda o corpo não tinha perdido a cor", pelo que a morte deverá ter ocorrido pouco tempo antes, o que coincide com os relatos de quem viu o brasileiro num bar durante a madrugada. "Tinha as mãos estendidas ao lado do corpo e as calças pelos joelhos". No tronco "tinha muitos hematomas e arranhões, bem como um corte de faca, superficial. Havia ainda sangue".

"FUI INFORMADO PELA GNR"

Horas antes de ser assassinado, Osmar Oliveira foi visto "com duas facas" num café de Armação de Pêra, apurou o CM junto de um amigo da vítima, que solicitou o anonimato e adiantou não excluir a hipótese de uma "briga ou ajuste de contas". "Ele às vezes bebia uns copos e tinha sido agredido a soco, num bar, há uma semana, na noite de sexta para sábado. Mas era gente de fora. Com pessoas daqui nunca houve confusão", garantiu.

Divino, irmão da vítima, com quem este morava em Armação há um ano, referiu ao CM só ter dado pela falta de Osmar pelas 10h00 de ontem, quando se levantou.

"Fui avisar a GNR e lá disseram-me o que tinha acontecido", revelou, adiantando que Osmar Oliveira trabalhava na construção civil como ladrilhador. "Não sei comoé que isto aconteceu."

PORMENORES

INVESTIGAÇÃO

A PJ está a investigar o homicídio, tendo comparecido no local uma equipa especializada na reconstituição de cenários de crime. Os inspectores falaram ontem de manhã com o irmão e amigos da vítima, um dos quais procedeu à identificação do cadáver.

CURIOSOS

A presença do corpo no areal atraiu muitos curiosos à marginal da praia, que ali se mantiveram até à sua remoção, cerca das 17h20.

POUCO VISÍVEL

O sítio onde foi encontrado o corpo, embora tenha alguma iluminação, é pouco visível à noite. Residentes em Armação de Pêra queixaram-se de falta de segurança na zona e referiram que "desde que o posto da GNR saiu do centro da vila tem sido pior".

Anónimo disse...

O que o velho do restelo não diz é que na década de sessenta o crime de que fala não se deveu à droga.

Nessa altura em armação só alguns e poucos turistas acediam a esses "luxos".

Hoje os nossos filhos são confrontados diáriamente com esses problemas.

Muitas famílias desta terra não sabem como enfrentar este flagelo.

Anónimo disse...

Quêm é o dono do cão?

Cão envolvido em morte na praia
A descoberta de vestígios de um cão no local do crime deverá ajudar os investigadores da Polícia Judiciária (PJ) a resolver o caso do homicídio de um brasileiro de 35 anos, encontrado morto, no domingo, com a cabeça enterrada no areal da praia de Armação de Pêra.


O crime foi praticado na madrugada de sábado e, ao que o CM apurou, a PJ suspeita que tenha participado um cão de raça perigosa. As marcas encontradas na cara e costas de Osmar Pinto Oliveira indiciam que houve agressões, sendo que alguns ferimentos poderão ser de arranhões e dentadas caninas. Só os resultados da autópsia poderão confirmar as suspeitas da PJ.

O corpo foi encontrado de bruços, com marcas de agressões no tronco e uma poça de sangue ao lado. Estava em tronco nu e os pés só com meias. O CM sabe que anteontem foram interrogados cinco amigos do brasileiro e quatro portugueses, com cerca de 20 anos. Os jovens terão assumido uma agressão ao brasileiro, há uma semana, mas acusam a vítima de ter sido violento, facto que os familiares de Osmar negam. Nenhum dos interrogados foi detido e a PJ continua a investigar.

"Ele não fazia mal a ninguém. Nos últimos tempos bebia um bocadinho mas não era violento. Só era chato com as pessoas", assegurou ao CM Fernanda Silva que esteve no último bar onde a vítima terá sido vista, mas não a encontrou.

Depois da autópsia, o funeral deverá ser em Portugal, devido às dificuldades financeiras da família.

Rui Pando Gomes

Anónimo disse...

Esta é a terra das facadas e dos cromos!
Começando pelo presidente da junta de freguesia, que toma decisões quando não deve, e quando deve não toma, parece-me que as ideias saem-lhe pelo buraco que já fez na cabeça ao escarafunchar .Depois temos o arquitectozinho Pascoal que mais me parece um pinteilho eléctrico gay, armado em politico de carreira, e destacando só mais um com o nome artístico GALINHO que é um desequilibrado mental, resolvendo tudo á porrada como faz lá em casa batendo na mulher, espumando pela boca de olhos esbugalhados .
Mal vai esta terra orientada por estes cromos.

Anónimo disse...

Por muito mal que Armação de Pêra esteja, os armacenenses estão todos felizes no desconchavo urbanístico em que residem... é aí que se mede o nível cultural e civilizacional das pessoas... O Santiago já o conheço por ter usucapiado dominio público para a esplanada do filho, mas quem é esse Pascoaleco?

Anónimo disse...

Meus senhores

Políticos e fraldas têm uma coisa em comum.
Necessitam de ser trocados regularmente e pela mesma razão.

Anónimo disse...

Morto à pancada

Os primeiros indícios recolhidos na autópsia ao corpo de Osmar Pinto Oliveira apontam para as suspeitas que o cenário do crime deixava já transparecer. O cidadão brasileiro, de 35 anos, terá sido espancado até à morte. O cadáver foi encontrado no domingo com a cabeça enterrada no areal da praia de Armação de Pêra.


A autópsia ao corpo de Osmar começou ontem a ser feita, apesar de não ter sido sujeito a um reconhecimento. "Eu não quis fazer o reconhecimento, mas não há dúvidas de que é ele, até porque tinha documentos no bolso (a fotocópia do passaporte com que habitualmente andava)", disse um irmão da vítima. Divino começou ontem a tratar dos preparativos fúnebres. Terá de pedir autorização ao Ministério Público para que o corpo seja cremado e ele possa concretizar a intenção de levar as cinzas para o Brasil.

"Queremos que seja feita justiça, mas o mais importante agora é fazer o velório e minimizar o sofrimento", disse Divino. Os pais da vítima, residentes em Belo Horizonte, Minas Gerais, não deverão viajar até Portugal, tal como os restantes oito irmãos de Osmar. A ex-mulher reside em Évora com um filho da vítima, de 14 anos, que já foi informado da tragédia e deverá assistir às cerimónias fúnebres.

A família ainda não sabe quando será libertado o corpo. A autópsia deverá fornecer elementos de prova valiosos para a investigação, assim como os resultados das perícias científicas feitas na cena de crime.

A PJ tem vindo a inquirir amigos da vítima, por forma a estabelecer com rigor os seus movimentos na noite de sábado para domingo. A vítima tinha consigo duas facas, que intrigam os inspectores. A descoberta de vestígios de um cão no local do crime deverá ajudar a PJa resolver o caso. Foram já inquiridos quatro portugueses, com cerca de 20 anos, que terão assumido uma agressão ao brasileiro, cerca de uma semana antes do homicídio.

PORMENORES

AGRESSÃO

Quatro jovens portugueses terão assumido à PJ uma agressão ao brasileiro uma semana antes do homicídio. Foram ouvidos por levantarem suspeitas no local do crime, no dia em que o cadáver foi encontrado e estava a ser sujeito a perícias.

ÁLCOOL

Os presumíveis agressores terão alegado que no incidente anterior à morte Osmar terá sido violento. A cunhada da vítima nega. "Nos últimos tempos bebia um bocado, mas não era violento. Só era chato com as pessoas", diz Fernanda Silva.

NOITADA

Na madrugada fatídica, Osmar terá feito uma noitada na zona dos bares de Armação de Pêra. Passou pelo menos por um salão de jogos e por um bar frequentado por imigrantes. Foi encontrado com duas facas que intrigam a PJ.

Anónimo disse...

Quando Jesus Cristo visitou Silves

Estavam três moços em amena cavaqueira na marisqueira do Rui, quando um diz
aos outros:

- Esse que aí entrou é igualzinho ao Jesus Cristo
- Pois, pois - dizem os outros.
- Estou-vos a dizer. A barba, a túnica....

O Afonso levanta-se, dirige-se ao homem e pergunta:

- Tu és Jesus Cristo, não é verdade?
- Eu? Que ideia!
- Eu acho que sim. Tu és Jesus Cristo.
- Já disse que não. Mas fala mais baixo.
- Eu sei que tu és Jesus Cristo

Tanto insiste que o homem lhe diz baixinho:

- Sou efectivamente Jesus Cristo mas fala baixo e não digas a ninguém
senão isto fica aqui um pandemónio.
- Fiz uma lesão no joelho em pequeno. Cura-me.
- Milagres não. Tu vais contar aos teus amigos e eu passo a tarde a fazer
milagres. O Afonso tanto insiste que Jesus Cristo põe-lhe a mão sobre o
joelho e cura-o.
- Obrigado. Ficarei eternamente grato - agradece, emocionado, o Afonso
- Sim, sim. Não grites e vai-te embora. Não contes a ninguém.

O Afonso, mal chegou à mesa, contou aos amigos. O Zé Luís levantou-se logo e
dirigiu-se a ele.

- O meu amigo disse-me que eras Jesus Cristo e que o curaste. Tenho um
olho de vidro. Cura-me.
- Não sou nada Jesus Cristo. Fala baixo.
O Zé Luís tanto insistiu que Jesus Cristo passou-lhe a mão pelos olhos e
curou-o.

- Vai-te agora embora e não contes a ninguém.

Mas Jesus Cristo bem o viu a contar a história aos amigos e ficou à
espera de ver o outro moço ir ter com ele. O tempo foi passando e nada.
Mordido pela curiosidade dirigiu-se à mesa dos três amigos e, pondo a
mão sobre o ombro do rapaz, perguntou:

- E tu, não queres que.....
O moço levanta-se de um salto, afastando-se dele:
- Eh, tira as mãozinhas que eu sou funcionária da Câmara e estou de baixa!!!

Anónimo disse...

Belinha não posso deixar passar este dia sem te dar os meus sinceros parabens (Os meus e da Manuela).

És como a Nogueira transbordas paixão mas continuas implacável, muitas vezes já nem te conheço, estás estranha e cheia de contrastes, estás a ficar egoísta e agressiva, mas continuas ainda amorosa e às vezes ainda tens alguns gestos de nobreza, reages cada vez mais de forma inesperada, a tua espontâneadade desapareceu, mas continuas com uma ambição sem limites, e cada vez mais inflexível. A tua companhia começa a desagradar, mas ainda és admirável, com um gênio estratégico, zelosa e apaixonada. Mas continuas a não horrar os teus compromissos mesmo com os teus amigos.

Lembra-te quem tudo quer tudo perde!

Anónimo disse...

Se este gajo é amigo do coração, ele não precisa de inimigos.
Digo eu, não sei.

Anónimo disse...

Concordo com o amigo do coração ele retrata a Sr.ª tal qual ela é

Anónimo disse...

A memória é curta!!!!!!

FRASES SOLTAS:

Isabel Soares, candidata do PSD e actual Presidente

“O meu concelho nunca teve um único plano até chegar à câmara. Muito mudou nestes oito anos e ainda há muito para fazer nos próximos”.


Lisete Romão, candidata do PS

“É essencial reparar as condutas de água e elucidar as pessoas sobre esse investimento porque a população está carente de diálogo”.

Carlos Cabrita, candidato do BE

“Enquanto se mantiver o problema da falta de água devia-se parar com todos os licenciamentos para fins turísticos, apartamentos, vivendas, hotéis e campos de golfe”.

Francisco Mendes, candidato da CDU

“A navegabilidade do Rio Arade no concelho será a nossa prioridade”

Anónimo disse...

O CJ já foi

“Queremos mais mulheres a decidir.”

Anónimo disse...

E agora sem candidato a candidato o que vão fazer aqueles moços que constituiam a equipa "maravilha"?

Anónimo disse...

Com esta atitude estes estudantes só vão encontar emprego na câmara de Silves como funcionários públicos.

Os professores devem transmitir aos alunos não só as matérias das disciplinas que lecionam mas também valores e um deles é o rigor e a necessidade de trabalharmos para conseguirmos os nossos objectivos e não a cultura da rebaldaria.

Estudantes contra faltas

Os alunos da Escola Secundária de Silves manifestaram-se ontem de manhã à porta do estabelecimento de ensino e muitos fizeram greve às aulas como forma de protesto contra o novo regime de limite de faltas que os obriga à realização de prova de recuperação quando ultrapassado o número máximo de ausências, justificadas e injustificadas, estipulado no estatuto.


"Se ficar em casa doente durante um mês tenho de fazer prova a todas as disciplinas e com matéria de aulas a que faltei", lamentava um aluno. A manifestação foi convocada pela associação de estudantes e chegou a bloquear a rua em frente à escola, desimpedida pacificamente pela GNR.

"Anda aqui no secundário (acima do nono ano) quem quer. O novo regime devia ser aplicado nas escolas do ensino obrigatório", comentou Flávio Silva, presidente da associaçãodeestudantes. "Qualquer professor intelectualmente honesto tem de concordar com os alunos", acrescentou um docente,quepediu anonimato.

João Gomes, presidentedoconselho executivo, reconheceu ao CM que "os alunos andam descontentes e preocupados". Confirmou também que muitos não foram ontem às aulas, mas que a ordem era para marcar falta. O protesto poderá ser repetido amanhã.

NOVO REGIME

PROVA DE RECUPERAÇÃO

O aluno tem de realizar prova de recuperação às disciplinas a que atinja faltas correspondentes ao dobro (injustificadas), ou ao triplo (incluindo justificadas) dos tempos lectivos semanais.

REPROVAÇÃO

Em caso de reprovar na prova de recuperação, o aluno pode ser submetido a um plano para realização de nova prova, ou ser excluído da disciplina.

FALTA DE MATERIAL

Quatro faltas de material por período e à mesma disciplina são convertidas numa falta de presença.

Anónimo disse...

Bráz

Falas de cor mas na altura bem calhando também andaste metido nos bailes da gravata

Anónimo disse...

Angústia no grupo Alicoop
Os 600 trabalhadores do grupo Alisuper/Alicoop estão preocupados com as dificuldades financeiras da firma, que só ontem desbloqueou o salário de Outubro e continua a dever o subsídio de férias.


O grupo deverá mudar de mãos até ao final do mês em curso, passando para o controlo da GCT, e vários trabalhadores foram chamados à administração nas últimas semanas, recebendo propostas de rescisão.

"Há um grande receio pelo que possa vir a suceder", referiu um trabalhador, que preferiu não se identificar. "Não sabemos o que o futuro nos reserva mas as perspectivas não são nada animadoras e já circula a indicação de que não haverá dinheiro para o 13º mês", referiu.

José António Silva, líder da Alisuper/Alicoop, diz que o negócio com a GCT "ainda não está fechado e este período de transição resulta em limitações e em constrangimentos ao nível da tesouraria que provocam alguma turbulência. Percebo a preocupação das pessoas mas este deve ser encarado como um processo normal, igual a tantos outros em várias empresas".

As reuniões com vista à rescisão de alguns contratos "inserem-se numa política de reajustamentos graduais e não de um eventual despedimento em massa. Isso não está previsto", garante José António Silva.

PORMENORES

RETALHO

Os supermercados Alisuper formam a maior rede de retalho do Algarve, com 98 lojas próprias espalhadas pela região e mais 50 em regime de franchising.

ACORDO

Carlos Salgado, presidente da GCT, com sede em Palmela, esteve em Silves em Agosto, assinando o acordo de princípio, que deverá ser concluído neste mês.

GARANTIA

O Sindicato do Comércio e Escritórios e Serviços reuniu com a empresa e obteve a garantia de que serão assegurados os postos de trabalho.

Anónimo disse...

Técnicos da Câmara de Silves vão participar num fórum internacional de jardinagem em Espanha




Instalação da rega gota a gota nos jardins de Silves
A Câmara de Silves vai participar, através do Sector de Jardinagem do Departamento de Obras Municipais, nos dias 11 e 12 de Novembro, no II Fórum Techline, em Alicante, na Espanha.

Os técnicos da autarquia de Silves participarão no fórum, que reúne os maiores especialistas europeus em jardinagem, a convite da empresa Regaber, a representante em Portugal da empresa israelita Netafim, a principal produtora de tubagens usadas na rega gota-a-gota e a promotora da iniciativa.

«A autarquia silvense é a única entidade portuguesa a participar no evento, sendo reconhecido o seu trabalho pioneiro na introdução daquele sistema de rega no nosso país», explicou a Câmara em comunicado.

Os técnicos que representam Silves vão apresentar uma comunicação, no dia 11, às 15h30, tomando parte de uma mesa redonda dedicada à partilha de experiências, que envolveram a utilização dos materiais da rega gota-a-gota.

A instalação daquele sistema de rega em Silves permite uma melhor gestão dos consumos de água, bem como dos tempos de rega dos jardins.

Segundo comunicado da Câmara de Silves, «neste momento, existe já uma área total de 25 hectares de jardins com rega tele-gerida, sendo que 90 por cento das restantes áreas ajardinadas têm em funcionamento a rega gota-a-gota enterrada».

A preocupação de Isabel Soares, presidente da Câmara de Silves, não se resume à criação de zonas verdes, pois « o concelho tem agora 50 hectares de área ajardinada, mas também em reduzir os consumos de água e aplicar uma gestão sustentável daquela riqueza natural», explicou ainda a autarquia

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve