O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 26 de outubro de 2008

16 PROVAS DE PARANÓIA CONSUMISTA

Temos para nós e temos feito disso suficiente alarde neste sitio, que o sistema de desenvolvimento em que vivemos se encontra esgotado, quais calças do aniki bóbó que não aguentam mais remendos, por muito sofisticados que sejam os nomes que lhes dão.

Mais referimos a presente crise financeira e a económica, que esperamos não se avizinhe, são apenas manifestações de um sistema de desenvolvimento que – a ter sentido, que não tem – tende para o absurdo, por pretender atingir uma realidade contra natura!

Um bom exemplo do ridículo a que algumas condutas, que tendem a generalizar-se, atingem, é bem patente na utilização desenfreada que os Portugueses – realidade que naturalmente conhecemos melhor – fazem do telemóvel.

É certo que as operadoras promovem investimento, dão emprego (muitas vezes em condições deploráveis, como é o caso dos call centers respectivos), pagam impostos, dinamizam o mercado da publicidade e do marketing.
É claro que as tarifas que utilizam em Portugal foram apenas acauteladas pelo deus Mercado, o qual, sendo imperfeito em qualquer parte do mundo – como está demonstrado – em Portugal não passa mesmo uma entidade virtual, até há bem pouco tempo, quando o Secretário de Estado responsável pelos direitos dos consumidores decidiu intervir, colocando as operadoras tendencialmente no seu lugar, a bem da racionalidade dos preços ao consumidor.
É certo também que aquelas tem lucros avultados, uns mais socialmente úteis por que ficarão por cá (TMN ou Optimus), outros menos (Vodafone) por que são exportados para os países de origem do investimento, para mal da nossa balança comercial.

Igualmente certo é que, noutros países bem mais desenvolvidos e ricos, a utilização deste extraordinário meio de comunicação por parte dos consumidores é bem mais parcimoniosa e racional.

Deixamos um texto que um visitante do blog “apanhou” na internet, o qual é bem ilustrativo da paranóia em que andamos por cá, no que respeita aos telemóveis e outros que tais:



TU SABES QUE ESTÁS A FICAR LOUCO, EM PLENO SÉCULO XXI, QUANDO:


1. Envias um e-mail ou usas o GTalk para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao teu lado;

2. Usas o telemóvel na garagem de casa para pedir a alguém que te ajude a levar as compras;

3. Esquecendo o telemóvel em casa (coisa que não tinhas há 10 anos atrás), ficas apavorado e voltas para buscá-lo;

4. Levantas-te pela manhã e quase que ligas o computador antes de tomar o café;

5. Conheces o significado de tb, qd, cmg, mm, dps, k, ...;

6. Não sabes o preço de um envelope comum;

7. A maioria das piadas que conheces, recebeste por e-mail (e ainda por cima ris sozinho...);

8. Dizes o nome da tua empresa quando atendes ao telefone em tua própria casa (ou até mesmo o telemóvel!!);

9. Digitas o '0' para telefonar desde tua casa;

10. Vai para o trabalho quando está a amanhecer, voltas para casa quando anoitece de novo;

11. Quando o teu computador pára de funcionar, parece que foi o teu coração que parou;

11. Estás a ler esta lista e a concordar com a cabeça e sorrir;

12. Estás a concordar tão interessado na leitura que nem reparaste que a lista não tem o número 9;

13. Retornaste à lista para verificar se era verdade que faltava o número 9 e nem viste que há dois números 11;

14. E AGORA ESTÁS A RIR DE TI MESMO!!!

15. Já estás a pensar para quem vais enviar esta mensagem;

16. Provavelmente agora vais clicar no botão 'Reencaminhar'... é a vida!...que mais poderias fazer?... foi o que eu fiz também!...


Feliz modernidade :-)

8 comentários:

Anónimo disse...

Já não bastava a Câmara de Silves levar-nos os impostos, agora até as brasileiras nos enganam.

Somos mesmo burros!!!!!!!!!!


Extorquiu mulher durante três anos
O crime prolongou-se no tempo, apoiado na fragilidade da vítima e nas ameaças à sua integridade familiar e material. Em Novembro do ano passado ganhou coragem para a denunciar e D.S. foi apanhada com dinheiro na mão, numa armadilha montada pela GNR. Começa hoje a ser julgada no Tribunal de Silves, acusada de extorsão e coacção, de forma continuada e agravada e ainda de falsificação de documento.




D.S., cidadã brasileira com 27 anos, está em prisão preventiva para acautelar o perigo de fuga. Conheceu a vítima na loja desta em Armação de Pêra, há cerca de três anos e meio. Conquistou confiança e S.P. acabou por lhe confessar estar enamorada de um rapaz. D.S. pediu-lhe uma fotografia dele e 1200 euros em dinheiro, garantindo-lhe sucesso no amor através de uma bruxaria. Foi o primeiro de muitos pagamentos, até porque o namoro aconteceu de facto, muito embora tenha acabado após a denúncia da extorsão por bruxarias que nunca foram feitas.

S.P. efectuou pagamentos semanais de 1200 euros e de 500 euros, depois de alegar dificuldades financeiras. D.S. ameaçava a vítima insinuando consequências para a sua filha, de quatro anos, para a loja e o carro. Em 2005/2006, D.S. esteve um longo período no Brasil, para onde S.P. enviou remessas mensais de dinheiro, quase todas em valor de cerca de mil euros, cujos comprovativos foi obrigada depois a entregar à cidadã brasileira.

A vítima quis libertar-se da extorsão, mas cedeu sempre às ameaças. E D.S. subiu a parada, no final de 2006, ao exigir-lhe cinco mil euros em dinheiro. S.P. teve de contrair um empréstimo para satisfazer a exigência.

A arguida chegou a forjar um documento de dívida. Conseguiu digitalizar o bilhete de identidade da vítima e falsificou a assinatura desta para rubricar uma frase manuscrita que assumia uma dívida de 8700 euros à brasileira. Em Novembro de 2007, ajudada pelo ainda namorado, S.P. denunciou a situação à GNR.

Como os pagamentos em dinheiro vivo eram habitualmente feitos na loja da vítima e com o cuidado por parte da arguida de não haver testemunhas no estabelecimento, a GNR montou uma armadilha. Um pagamento de 325 euros foi feito com notas marcadas a pó fluorescente e D.S. foi detida.

A arguida negou todos os crimes em sede de instrução. Tentou alegar que S.P. pagava prestações de empréstimos que ela própria fez à vítima e até justificou com prostituição o seu estilo de vida demasiado elevado para os magros rendimentos mensais como empregada de limpeza. Mas nada conseguiu provar e começa a hoje a responder em sede de julgamento, perante tribunal colectivo.

Anónimo disse...

Camacho não digas mal das meninas elas são tão carinhosas e fazem umas massagens divinais, fazem esquecer-nos da crise e da Isabel ficamos muita bem dispostos.

Anónimo disse...

Camacho experimenta é do bom

ARMAÇÃO A Acabadinha Chegar Cabritinha 19a peito XL Corpinho Arrazar+ Amiga 962346219

Anónimo disse...

O que é que fazia hoje o Dr Carneiro Jacinto na esplanada do Serol?
Apoiava os comerciantes que têm de fechar as suas esplanadas em função das obras que parece assim que vão ser iniciadas!
Naturalmente que a notificação para arredarem as esplanadas devia ser acompanhada de uma convocatória para esclarecimento de qual vai ser o futuro próximo de toda a zona, de apoio para as situações de impasse que se vão criar para os comerciantes, pois alguns terão mesmo de despedir pessoal sob pena de cairem numa situação de descalabro.
Se o Dr Carneiro Jacinto se interessa pelo assunto, vai bem e será recompensado em Armação de Pêra.

Anónimo disse...

Candidato comes e bebes

Anónimo disse...

Foi uma mini-sessão de esclarecimento sobre o impacto das obras e algumas defesas para os mais prejudicados no imediato, porque eu ouvi bem.
O homem leva isto a sério oh anónimo das 11,20.

Anónimo disse...

Esclarecimento?

Que esclarecimento pode dar algém que desconhece Armação de Pêra.

Os vendidos que estavam com ele deviam ter vergonha na cara, andaram à babugem e agora são facadas nas costas de quem lhes deitou a mão.

Anónimo disse...

Por uma freta:

"Dr Carneiro Jacinto"

Dr. de quê?
Só se for "licenciado" pela defunta Independente... Mas nem isso.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve