O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 5 de agosto de 2007

A Banhos no esterco …

( O Lixo é o nosso ambiente II)

Alguns visitantes tem-se-nos dirigido remetendo fotos sobre o estado deplorável dos locais reservados ao lixo em Armação de Pêra, de alguma forma dando corpo ao exercicio do direito à indignação patente na nossa penúltima postagem.

Um deles garantiu-nos mesmo que os responsáveis pelo pelouro do lixo na C.M.Silves, foram visitantes deste blog a esse propósito.

Se o foram, agradeçemos a visita, mas, infelizmente, não podemos agradeçer qualquer evolução no estado-de-sítio em que continuam os pontos de lixo, nalguns casos, irónicamente auto apelidados de pontos ecológicos!!! Nada mais cinico e demonstrativo das politicas da forma, da publicidade e da despesa em serviços de terceiros, sem qualquer conteudo material!

Sem prejuizo de acharmos que nenhum turista, nacional ou estrangeiro, é mais merecedor da higiéne pública e salubridade que os Armacenenses em Armação de Pêra, não podemos deixar de parafrasear um articulista do Jornal Expresso, quando afirma que os nossos turistas são um património nacional.

Nunca é demais dizer e gritar se necessário, que a C.M. de Silves e, nestes termos, necessáriamente a sua presidente, são incompetentes para gerir esta vila, cuja economia depende essencialmente do turismo.

Vila esta que, contribuindo mais que qualquer outra freguesia do concelho para a receita municipal, por ser classificada legalmente como local de turismo priveligiado, não é objecto de uma gestão municipal vocacionada para justificar e muito menos manter esse estatuto.

Porque, em qualquer dos casos a lei obriga os proprietários a pagar mais por terem a sua propriedade nesta zona pré definida, mas não obriga a Câmara de Silves a zelar por tal estatuto, nem sequer a preservá-lo.

Quando sabemos que o turismo, sendo muito útil às receitas de Silves, é igualmente muito importante para as receitas do País e a preservação da saude precária do mesmo e de muitos dos seus cidadãos.

Por isto, a Senhora Presidente Dra. Isabelita, não está sozinha no palco deste drama suicidário, está acompanhada pelo Chefe do Governo, cujas atenções estão também essencialmente dirigidas para a receita, permitindo a delapidação deste património – como de outros – como se este activo fosse autoregenerável e não careça de politicas consistentes e prioritárias.

Meus Senhores, com o lixo assim não vamos lá, nem PIN’s que nos salvem. E se não são capazes ao nivel do lixo, como querem que os cidadãos acreditem que o são aos outros niveis das governações? Perante esta evidência, só vos restará, no campeonato da dignidade e do dever de mandatários eleitos : a demissão!

Os cidadãos agradecerão empenhadamente!

6 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável. Então é este o All Garve que promovem a peso de ouro lá fora?
Se eu não soubesse o que a casa gasta ficava de boca aberta.
Tudo isto me parece uma cena do Paraguai.

Anónimo disse...

Depois admiram-se da malta ir para as islas canelas, já aqui ao lado e a metade do preço.
Será mesmo que o lixo é o nosso ambiente?

Anónimo disse...

Se existe lixo em Armação a culpa não é de certeza da Sr.ª Presidente.
Vê-se que a Câmara e a Junta de freguesia faz um esforço enorme para trazer tudo limpo.
Mas a população aumenta muito e os veraneantes não estão educados para colocarem o lixo no lixo.

Anónimo disse...

A Snra D. Adelina é um excelente exemplo de outro lixo que existe em Armação. Mas para este não temos remédio temos de aturá-lo.

Anónimo disse...

Estive a olhar para as fotos do lixo em Armação de Pêra e pareceu-me ver a Sr.ª Adelina Capelo a rebolar nele!!!

Anónimo disse...

Estar a falar da pessoa da Sr.ª Adelina Capelo é fugir ao essencial, ou seja, transferir as criticas que devem ser dirigidas ao executivo camarário para uma personagem talvez criada por uma Soarista sem escrúpulos!!! Actualmente, Armação de Pêra é uma vergonha total, é o lixo a amontoar nas ruas, é as baratas a passear pelas explanadas dos bares e restaurantes, são os maus cheiros que abundam nas ruas, são os excrementos a transbordar dos esgotos... sim, é tudo isto, e sem que a Câmara e a Junta de Freguesia de Armação façam quaisquer esforços para solucionar definitivamente este flagelo que é um atentado às regras mais elementares de saúde pública!!! Mais parece que vivemos em África! É ultrajante ter que lidar com a inércia da Dr.ª Isabel Soares que nada faz por Armação, a não ser descaracterizar a vila com blocos de betão...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve