O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 26 de agosto de 2007

ENQUANTO OS RESPONSÁVEIS PERMANECEM COMO BURROS A OLHAR UM PALÁCIO

PATRIMÓNIO CULTURAL ADIADO:MAIS UM ACTIVO ESBANJADO?

A aposta em sectores estratégicos da economia – como é o caso do turismo – revelar-se-á, a médio prazo, um excelente investimento económico.

O Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT) – apresentado em Dezembro de 2005, aposta na criação em Portugal uma “cultura nacional de turismo” apoiada em cinco eixos fundamentais: territórios, destinos e produtos; marcas e mercados; qualificação dos recursos; distribuição e comercialização; inovação e conhecimento.

O reforço do investimento no sector do turismo implica planear a captação de turistas, isto é, saber atrair determinado tipo de clientela e, sobretudo, condicionar essa atractividade. Face à reduzida dimensão territorial do nosso país, temos interesse em atrair, sobretudo, um turismo que não seja massificado. Mas os turistas com um forte poder de compra são mais exigentes na qualidade dos serviços, procurando nos destinos eleitos maior diversidade de oferta cultural e patrimonial.

Cada vez mais, um pouco por todo o mundo, a oferta de produtos relacionados com a cultura e o património histórico e paisagístico tem maior procura turistica e atenção dos Estados.

O Algarve não pode nem deve passar à margem duma estratégia desta natureza.

O Algarve é a região onde a pressão urbanística sentida a partir da década de sessenta, com a descoberta da nova fonte de riqueza do “turismo de sol e praia”, deu início a um processo rápido de destruição de património cultural e paisagístico.

A falta de sensibilidade para as questões patrimoniais, os interesses imobiliários, a indiferença das autarquias em lhes fazer frente e, sobretudo, a falta de visão estratégica dos vários actores, que não têm sabido compreender que os seus empreendimentos, assim como o desenvolvimento sustentado dos seus concelhos a prazo, passa também pela preservação e integração do património natural e cultural envolvente, estes actores continuam a ser responsáveis pela destruição do riquíssimo património da região.

Estácio da Veiga iniciou desde muito cedo a investigação científica arqueológica no Algarve, os primeiros trabalhos sistemáticos tiveram lugar no final do século XIX, mas infelizmente o marasmo da arqueologia portuguesa ao longo de boa parte do século XX e a pressão urbanística que o Algarve começou a sentir a partir dos anos sessenta, iriam destruir muitos dos sítios, que se contavam por muitas centenas, identificados até então.

Do ponto de vista arqueológico, o Algarve é uma das regiões mais ricas do País, possuindo, uma carta arqueológica desde o século XIX. Actualmente conhecem-se mais de 1700 sítios arqueológicos na região, ainda que muitos deles já tenham sido destruídos ou não apresentem potencial assinalável para a investigação e/ou valorização.

Armação de Pêra não escapou a este destino citando-se o exemplo da destruição do poço nora existente ao fundo da rua Rainha Santa, onde foi construído o actual mercado, o qual se afirmava como um elemento essencial à compreensão da identidade do espaço rural da vila.

A própria Fortaleza um monumento classificado que segundo alguns autores estará implantada sobre as ruínas de um primeiro estabelecimento romano, ou mesmo pré-romano. Inventariando-se ainda a probabilidade de ter sido edificada sobre um castelo, da Baixa Idade Média, numa altura de plena organização do território do recentemente conquistado reino do Algarve. Sem qualquer evidência de épocas tão recuadas, o imóvel que hoje se pode observar é um produto da Idade Moderna, edificado ao longo de três fases fundamentais, a primeira das quais remontando ao tempo de D. João III, pelos meados do século XVI.

Em qualquer caso, encontra-se hoje rodeada de construções de péssimo gosto arquitectónico, de altura e volumetria excessiva e com construções abarracadas junto à muralha, servindo muitas vezes de parque de estacionamento, ficando exemplarmente patente a importância cultural que lhe têm concedido os responsáveis.

A intervenção no casco mais antigo da vila de Armação tem sido um desastre. O Município ao promover uma “renovação” urbana de critérios duvidosos, com os resultados que saltam à vista de todos, destruiu o património construído em vez de promover a sua reabilitação, sem procurar manter quer as tipologias, quer as áreas de construção existentes.

A salvaguarda do património edificado não se pode cingir exclusivamente ao núcleo histórico de Silves – cidade mas deve ser estendida a todos os núcleos mais antigos e com valor patrimonial.

O adiamento da reabilitação do casino de Armação de Pêra é outro exemplo da inexistência de uma estratégia, o que leva a que um imóvel de qualidade e com uma carga sentimental elevada para muitos dos residentes e turistas, não seja objecto de um projecto de reabilitação bem pensado, assistindo-se mais uma vez à ineficácia da autarquia para a gestão património, que é de todos e que necessita de ser valorizado.

As instalações que vagaram na fortaleza não tem ainda destino, e fala-se na possibilidade da instalação de um “museu”.

Na década 90 foram criados 21 museus no Algarve a maioria dos quais pelas autarquias a que pertencem 69% dos núcleos museológicos.

Mas os espaços museológicos têm sido criados sem qualquer critério ou integrados num plano regional, surgindo antes pela espontânea vontade das entidades. Esperemos que não seja mais um museu “faz-de-conta”.

Apesar do forte incremento da investigação arqueológica nos últimos anos no Algarve, pode dizer-se que, grosso modo, esses trabalhos têm incidido sobretudo na inventariação e na salvaguarda dos vestígios, sendo pouco frequentes os estudos tendentes à valorização do Património Arqueológico. O seu estudo e publicação continua por fazer, o que decorre essencialmente de uma enorme falta de formação e escassez ou mesmo ausência de pessoal técnico qualificado.

Daqui resulta em grande parte que, em matéria de conservação e restauro do Património, não há uma acção concertada. Pode-se mesmo dizer que a conservação e restauro do Património em geral se pautam pela ausência de uma política estruturante e globalizante.

O Património arqueológico e construído, salvo raras excepções, não tem tido um investimento e valorização capazes de forma a se integrarem plenamente nos circuitos turísticos da região.

Infelizmente as iniciativas existentes têm na generalidade pouco profissionalismo e surgem completamente desenquadradas. É necessário coordenar estes dois sectores, para se poder explorar turisticamente a componente cultural que, na próxima década e segundo alguns estudos, registará um aumento significativo. Os turistas que visitam o Algarve são oriundos de mercados emissores com uma grande apetência para o turismo cultural.

É necessário promover um conjunto de acções para inverter o quadro actual, nomeadamente incentivando os agentes ou empresas promotoras de turismo cultural e de circuitos turístico-cultural, para que articulem com os promotores turísticos da região as suas actividades.

A alteração deste quadro implica necessariamente uma grande coordenação que só será possível criando uma Agência Regional para a Gestão e Divulgação do Património, com a incumbência da gestão de todo o património do Algarve, depositária e coordenadora de todos os recursos humanos e materiais actualmente afectos às autarquias.

27 comentários:

Anónimo disse...

A Região de Turismo do Algarve que consome milhões de euros em salários principescos para os responsáveis nada fazerem que se veja, ainda não percebeu que os turistas profissionais (os europeus) não prescindem de património monumental para visitar nos destinos que escolhem?
Acordem e tenham contenção na despesa e apliquem os dinheiros em obras do passado que assim o turismo terá futuro!

Anónimo disse...

A Dr.ª (Rainha) Isabel Soares só se preocupa com o património cultural e histórico de Silves, onde efectivamente tem feito alguma obra... pois, em relação a Armação de Pêra a situação é bem distinta, chega mesmo a dita Dr.ª a revelar algum desprezo e desconsideração! Convinha que essa Rainha fizesse alguma coisa de jeito, porque já estamos fartos das politicas do betão armado, bem como também estamos enjoados de ver o comboio ridículo que financiou para que os visitantes da vila descubram, não o património cultural e histórico da vila, que praticamente passa despercebido em virtude da inexistência de quaisquer politicas que o valorizem, mas sim as fracções que estão à venda e os prédios horríveis que crescem como cogumelos! Aliás, correm rumores de que o referido comboio que supostamente fará parte do património cultural da vila de Armação de Pêra, foi uma ideia brilhante que só beneficia o irmão da Rainha...

Anónimo disse...

A responsabilidade da preservação do património é do IPAR (Governo) e não das autarquias que mesmo assim tem feito o que podem (muito, face às verbas envolvidas), quando os responsáveis da administração central viram as costas ao muito património que existe pelo Algarve.
A Dr.ª Isabel Soares tudo tem feito em prol da preservação do património no concelho de Silves ao contrário do IPAR veja-se a Sé de Silves.
Não invente Diderot e deixe trabalhar quem sabe.

Anónimo disse...

Concordo com a opinião do Diderot! Não é invenção nenhuma, em Armação de Pêra, a Dr.ª Isabel Soares não executa quaisquer politicas de promoção e preservação do parco património histórico e cultural da vila! Basta uma mera passagem pela vila, para qualquer pessoa de bom senso constatar que a Sr.ª Presidente tem uma aposta clara e inequívoca: construção desenfreada de blocos de apartamentos... e que se lixe o património histórico e cultural da vila, pois segundo ela, para isso já há Silves...

Relativamente ao patético comboio, é mais um exemplo de esbanjamento estapafúrdio de verbas que não seguem uma lógica de prossecução do interesse público, mas sim os interesses privados de uns quantos !

Dona Adelina Capelo ou Sr. Arhur Ligne, ou seja lá quem for que goste de assumir-se como mulher, pare de tomar por estúpidos os armacenenses...

Anónimo disse...

Citando Voltaire

"La foi consiste à croire non ce qui est vrai mais ce qui semble faux à notre entendement"

Volta Não queres ver o que é óbvio.

Quem cedeu o terreno e se empenhou na construção do novo quartel da GNR?

Retirar a GNR da fortaleza libertando as instalações não foi um acto de protecção do património?

Quem fez isto, quem foi - a Dr.ª Isabel Soares!

Os Armacenenses não são estúpidos, sabem bem o que querem, por isso tal com eu votaram nas últimas eleições maioritariamente na Dr.ª Isabel Soares.

Anónimo disse...

Aborrece-me perder tempo com barbaridades grotescas proferidas pelo heterónimo do Sr. Arthur Ligne, mas não posso deixar de questionar aquilo que é "óbvio":

Se a Dr.ª Isabel Soares estava tão empenhada em praticar um acto de protecção do património ao libertar as instalações da GNR na Fortaleza, como é que consegue explicar o estado de abandono em que se encontra actualmente essa mesma caserna? Como é que explica os actos de vandalismo gratuito que foram praticados nessas mesmas instalações sem que nada até à presente data tenha sido feito para rectificar a situação?

Ora, aqui está um exemplo paradigmático e cristalino das politicas muito bem delineadas pela Dr.ª Isabel Soares para promover e preservar o património histórico de Armação de Pêra!!!

E "comme un seul mauvais exemple, une fois donné, est capable de corrompre toute une nation, et comme l'habitude devient une tyrannie", facilmente depreenderemos que a Dr.ª Isabel Soares não merece qualquer credibilidade no plano politico...

Ademais, "si le peuple reçoit la religion, les lois, comme la monnaie, sans l'examiner", facilmente se percebe como é que a Dr.ª Isabel Soares, mesmo nada fazendo por Armação de Pêra, logra permanecer no poleiro da Câmara...

Anónimo disse...

Estou com Voltaire. Na verdade a Dra Isabelita sabe é muito bem mostrar bem o pouco que faz (de duvidoso valor) e esconder melhor o muito que não faz e devia fazer.

Anónimo disse...

1) Para quando o fim das politicas de betão em Armação de Pêra?

2) Para quando um verdadeiro espaço verde em Armação de Pêra?

3) Para quando uma efectiva limpeza e conservação das ruas interiores de Armação de Pêra?

4) Para quando o calcetamento total das ruas da baixa de Armação de Pêra?

5) Para quando a efectivação da recolha do lixo durante o Verão?

6) Para quando a recuperação do Casino de Armação de Pêra em consonância com as suas raízes históricas?

7) Para quando a recuperação da Fortaleza de Armação de Pêra alicerçada no seu riquíssimo passado histórico?

8) Para quando uma biblioteca em Armação de Pêra?

9) Para quando um espaço de prática desportiva acessível a todos os munícipes e veraneantes?

E já agora...

Para quando o fim da incompetência e inacção do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra? E, acima de tudo, para quando o fim da falta de consideração pelos Armacenenses, e visitantes da vila de Armação de Pêra, por parte da Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Silves, Dr.ª Isabel Soares?

Anónimo disse...

Só vai acabar quando em Silves se ouvir o grito Armacenense da libertação.
Enquanto Armação depender de Silves continuaremos a ser tratados abaixo de cão.

Anónimo disse...

Aviso aos Armacenenses e demais municipes!!!

No dia 31 de Agosto de 2007 foi publicado no Diário da República o Aviso n.º 16103-L/2007 que torna público que, depois de ouvidas as entidades representativas dos interesses a ponderar e de acordo com o parecer emitido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, se procede à abertura do período de discussão pública do Plano de Pormenor da Praia Grande, Silves, conforme preceituado nos n.os 4 e 5 do artigo 77.º do Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, e alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 310/2003, de 10 de Dezembro.

Mais se informa que o período de discussão pública do Plano é de
22 dias, com início 10 dias após a publicação deste aviso no Diário
da República (31 de Agosto de 2007).

Durante o período de discussão pública, a proposta do Plano e
pareceres emitidos encontram-se disponíveis para consulta dos interessados das 9 às 16 horas, todos os dias úteis, na Secção de Apoio Administrativo da Divisão de Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Silves.

Os interessados poderão apresentar por escrito as suas reclamações,
observações, sugestões ou pedidos de esclarecimentos, devendo estas ser remetidas para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, 8300 Silves, até ao final do mencionado período.

Anónimo disse...

Verifico com agrado que estão a ser cada vez mais ilustres e entendidos os comentadores deste blogue, onde até a D. Adelina Capelo já faz citações em francês. Mas será que há condições para "o grito do Ipiranga" em Armação de Pera?

Anónimo disse...

As condições para "o grito do Ipiranga" em Armação de Pêra devem ser criadas pelos próprios Armacenenses!!!

Desde logo, será necessário abater o desinteresse e o conformismo dos Armacenenses no que toca à resolução dos problemas da vila!

Seria positivo que até às proximas eleições, os Armacenenses se tornassem mais participativos na resolução dos problemas que atingem a vila, marcando presença assídua nas Assembleias Municipais da Câmara para questionar e assacar responsabilidades ao executivo camarário no que respeita às politicas que tem sido aplicadas ou, até mesmo, não aplicadas em Armação de Pêra...

A mera presença dos eleitores coloca desde logo em sentido o decisor politico que acaba por se sentir mais controlado e, simultaneamente, mais pressionado a governar asneirando menos... Aliás, não se esqueçam das ilegalidades cometidas pela Dr.ª Isabel Soares para silenciar os armacenenses aquando da Assembleia Municipal realizada em Armação em Janeiro de 2007, onde aquela Dr.ª tentou a todo o custo que a mesma não fosse publicitada junto dos munícipes! Exemplo paradigmático de falta de transparência por parte de quem teme os eleitores...

Mas outras armas legais existem, tais como o direito à petição, bem como a respectiva acção popular...

Acima de tudo, é necessário que a população de Armação de Pêra compreenda de uma vez por todas que o destino da vila está nas suas mãos...

Em último recurso, a Dr.ª Isabel Soares será castigada em sede própria, ou seja, nas próximas eleições... Uma vez que já chega de se aproveitarem de nós e retribuirem com desconsideração e desprezo...

Urge o despertar da soberania popular...

Anónimo disse...

Os armacenenses deram o grito de Ipiranga quando contribuíram com os seus votos para a primeira maioria da Dr.ª Isabel Soares, retirando o poder aos incompetentes que até ai governaram a câmara e nada fizeram por esta terra.
Os voltaires, rousseaus e quejandos são uma minoria que nada representam em Armação e mesmo com pseudo candidatos importados nunca vão conseguir ganhar umas eleições democráticas para o Município de Silves.
Estou convencida que em 2009 o povo de Armação de Pêra vai reconhecer o muito trabalho que aqui tem sido feito e vai votar mais uma vez na Dr.ª Isabel Soares.

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não Dona Adelina Capelo, pois os armacenenses ainda a vão mandar calar a si e à Isabel Soares!

Já deu para perceber que os Voltaires e os Rousseaus são muito incómodos e arriscam-se a minar o executivo camarário, bem como o tacho do Senhor Adelina Capelo e da sua mulher...

Fala o Senhor Adelina Capelo em muito trabalho da Dr.ª Isabel Soares em Armação de Pêra!? Mas que trabalho é esse? Até agora nada a não ser betão... aliás, das perguntas pertinentes lançadas por Rousseau nenhuma mereceu resposta, sendo as mesmas bem demonstrativas do trabalho incipiente e vergonhoso que tem sido levado a cabo pelo executivo camarário em Armação de Pêra...

Basta de palhaçada, de incompetência e de inacção... já chega de Adelinas Capelos e de Adelinos sem pelos... Os Armacenenses já não suportam a Rainha da Feira Medieval e a principal responsável pelas Vigas D´Ouro...

Em sede própria, os Armacenenses lúcidos, esclarecidos e iluminados saberão dar a resposta que se impõe à Dr.ª Isabel Soares e a todos os Soaristas demagogos e insuportáveis...

Anónimo disse...

Cara Adelina:

"Injuriarum remedium est oblivio"

Se fala francês também há-de entender latim.

Anónimo disse...

QUOUSQUE TANDEM, ISABEL SOARES & ADELINA CAPELO, ABUTERE PATIENTE NOSTRA?

Anónimo disse...

A diferença entre voçês eruditos e a Dr.ªIsabel Soares é que enquanto vocês se deleitam com intelectualices ela compreende e fala a linguagem do povo.
E o povo é quem mais ordena!

Anónimo disse...

Por favor, alguém explique à Adelina Capelo que o povo tá farto das conversas da treta da Dr.ª Isabel Soares!!!

Senão vejamos: basta falar na rua com vários armacenenses, para verificarmos que os comentários que aqui foram feitos pelos referidos eruditos espelham o estado espírito de revolta daquelas gentes contra a Dr.ª Isabel Soares!!!

Aliás, bem se pode concluir que a Dr.ª Isabel Soares vai acabar como a Marie Antoinette... isto politicamente falando, é claro!

E também posso apostar que já ninguém consegue aturar este discurso soarista, tremendamente amorfo e pedante, da Dona Adelina Capelo...

Se a Dona Adelina Capelo ler isto, imploro-lhe que se remeta à sua insignificância e aproveite enquanto pode o tacho que lhe foi concedido por decreto soarista...

Grande Abraço para o João Franco e para a malta do iluminismo de Armação de Pêra...

Anónimo disse...

Tem muita graça essa de a Dra. Isabel Soares compreender e falar a linguagem do povo! A D. Adelina deve mesmo ter o capelo de tal forma enfiado na cabeça, que a impede de ver e ouvir correctamente. Só não a impede de falar, o que é uma pena!
E "o povo é quem mais ordena" não é slogan para si nem para ela! Fica mal em ambas as bocas! O "25 de Abril" trouxe-o para melhores usos e entendimentos!

Anónimo disse...

A Dona Adelina Capelo representa bem aquilo que há de mais podre no regime Soarista... só serve como instrumento de propaganda barata ao regime (procurando iludir os armacenenses acerca da indesmentível incompetência da Dr.ª Isabel Soares para fazer algo de válido por Armação de Pêra) e promover o culto da Rainha (resquícios das ditaduras que assolaram a Europa no século passado, mas que se mantêm válidos no regime de que por ora falamos)!!!

Face ao exposto, e considerando única e exclusivamente o objecto de estudo "Adelina Capelo", só nos resta concluir que nomeações efectuadas pela Dr.ª Isabel Soares relativamente a pessoas com o calibre da Dona Adelina Capelo jamais assentam em critérios objectivos atinentes às competências técnicas para o exercício de funções em prol do interesse público, mas sim em critérios de cariz politico-partidário onde a bajulação grotesca reina...

Adelina Capelo não suje mais a imagem da sua rainha, sob pena da mesma cair ainda mais em descrédito e desgraça junto dos cidadãos do município… sobretudo porque a Senhora só profere banalidades e barbaridades tão grotescas que o regime Soarista ainda a vai castigar severamente por isso... quem sabe, poderá ver revogado o tacho que lhe foi concedido por decreto da Rainha...

Uma vez que, "Il n’y a point de pires sourds que ceux qui ne veulent pas entendre", espero que a Dona Adelina Capelo consiga superar-se e logre alcançar os desígnios deste meu singelo apelo...

Anónimo disse...

Só para informar os comentaristas que não tenho procuração da Sr.ª Presidente da Câmara para a defender, nem tenho nenhum “tacho” desses que vocês insinuam, os tachos que tenho estão na cozinha e quase todos os dias passam pelas minhas mãos. Vivo do meu trabalho sou daquelas cidadãs que contribuem com os seus impostos para o país.
Mas alguns de vocês comem de certeza à conta do orçamento de estado que é feito com a ajuda dos impostos que eu pago. E conhecem bem a forma de arranjar os tais tachos por isso julgam os outros através dos vossos olhos.
Julgo até que a maioria dos comentadores nem são de Armação, devem vir cá de passagem, para fazerem as afirmações que fazem, desconhecem completamente os Armacenences e aquilo que eles realmente anseiam.
Divirtam-se com o Francês e o Latim e deixem trabalhar quem quer e sabe!

Anónimo disse...

A Adelina Capelo é bem o reflexo do regime Soarista... podre até ao tutano... dá gozo vê-la a tentar cuspir algum veneno na defesa da sua Rainha… Contudo, não diz nada que se aproveite... resumindo: tudo fútil, imensas banalidades, muitas barbaridades que demonstram bem aquilo que o mentor dessa Adelina Capelo é...

Sim, porque a Adelina Capelo não é nada, é apenas um “fantoche” do regime soarista para iludir cidadãos… não passa de um produto do regime pago pelo preço de um "tacho"...

É triste existirem pessoas assim como este Senhor que não é de Armação de Pêra (e os seus comentários são esclarecedores relativamente a este aspecto) e que decidiu vender a sua dignidade para bajular a Dr.ª Isabel Soares... nem que para o efeito tenha de proferir afirmações estapafúrdias... e tudo em troca de uma benesse miserável que lhe foi facultada nos termos que o Sr. Robespierre refere no seu comentário...

Já agora, só para lhe facultar uma pequena pista à Dona Adelina Capelo e saciar a sua curiosidade e a do regime soarista, fique sabendo que todos comentadores que tem esmagado e criticado o seu heterónimo e a Dr.ª Isabel Soares são todos armacenenses, muitos deles residem há largos anos na vila e decidiram colocar um ponto final na destruição da vila onde viveram a sua infância e onde cresceram... alguns deles até foram frequentaram a Escola Secundária à época em que a rainha foi directora do conselho executivo… Nenhum deles encontra-se filiado em qualquer partido politico, fazem da sua independência uma virtude, porque de bajulações e de lambe botas já basta quem se esconde por detrás da Dona Adelina Capelo... Pensar que essas pessoas por serem eruditas não são de Armação de Pêra ou fazem parte da oposição politico é um insulto clamoroso a essas pessoas e aos armacenenses…

Tratam-se de meros cidadãos pró-activos independentes e capazes de erguer a sua voz em defesa da Vila de Armação de Pêra e de todos aqueles que gostam dela, representando assim a voz da soberania popular como forma de reacção ao regime de soarista que nunca fez nada por Armação de Pêra a não ser destruir e descaracterizar a vila, bem como uma reacção à oposição amorfa e manietada que quando esteve no poleiro também deu azo aos abusos a que a Dr.ª Isabel Soares mais não fez do que dar continuidade...

Se a Dr.ª Isabel Soares destrói a vila, desconsidera os armacenenses, se a Oposição não actua, então resta aos cidadãos actuar e repor a ordem nesta desordem que é a actualmente a vila de Armação de Pêra…

Anónimo disse...

Só espero que o JJJ faça parte desse grupo de cidadãos, pois o seu blog tem agitado a urbe, pelo menos a blogosfera.

Esse grupo decidadãos pró-activos e aberto a outras "sensibilidades"?

Anónimo disse...

Phoenix Ignition não era preciso dizer tanto, porque, na verdade, o mentor da Adelina Capelo só merece desprezo da nossa parte...

Temos de nos concentrar no primordial, ou seja, defender os interesses da vila de Armação de Pêra e dos seus habitantes e, quando necessário, criticar construtivamente todas as politicas da Dr.ª Isabel Soares que tem sido prejudiciais para a vila... e há muitas para discriminar...

Não conheço o autor deste blog, mas não posso deixar de o parabenizar pela sua iniciativa... Este blog constitui um meio de participação democrática para todos aqueles que gostam de Armação de Pêra!

Anónimo disse...

Se calhar é por não haver património em Armação de Pêra que o candidato da oposição não foi visto este verão em armação. Nem a banhos...
Certamente foi para destinos exóticos mais próprios para a sua classe.
É assim que estes salvadores da pátria querem conhecer as realidades locais.

Anónimo disse...

Se calhar é por não haver património em Armação de Pêra que o candidato da oposição não foi visto este verão em armação. Nem a banhos...
Certamente foi para destinos exóticos mais próprios para a sua classe.
É assim que estes salvadores da pátria querem conhecer as realidades locais.

Anónimo disse...

A oposição politica à Dr.ª Isabel Soares, infelizmente, não lhe fica atrás... Temo que seja mais do mesmo... o tal senhor do blog servir Silves dá logo esse indicio...

Poderá ser uma mera questão de terminologia, mas se é candidato, porque não servir o município de silves e não apenas servir a cidade de Silves, porque para isso já existe a Dr.ª Isabel Soares...

Como disse Phoenix Ignition, Isabel Soares e a própria oposição são os grandes males de Armação de Pêra... mas compete a nós armacenenses actuarmos legalmente para forçar estes brincalhões da politica a serem sérios e competentes...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve