O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Premonições de Natália Correia

"A nossa entrada (na CEE) vai provocar gravíssimos retrocessos no país, a Europa não é solidária com ninguém, explorar-nos-á miseravelmente como grande agiota que nunca deixou de ser. A sua vocação é ser colonialista".

"A sua influência (dos retornados) na sociedade portuguesa não vai sentir-se apenas agora, embora seja imensa. Vai dar-se sobretudo quando os seus filhos, hoje crianças, crescerem e tomarem o poder. Essa será uma geração bem preparada e determinada, sobretudo muito realista devido ao trauma da descolonização, que não compreendeu nem aceitou, nem esqueceu. Os genes de África estão nela para sempre, dando-lhe visões do país diferentes das nossas. Mais largas mas menos profundas. Isso levará os que desempenharem cargos de responsabilidade a cair na tentação de querer modificar-nos, por pulsões inconscientes de, sei lá, talvez vingança!"

"Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a Europa, todo o Ocidente".

"Mais de oitenta por cento do que fazemos não serve para nada. E ainda querem que trabalhemos mais. Para quê? Além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica".

"Os neoliberais vão tentar destruir os sistemas sociais existentes, sobretudo os dirigidos aos idosos. Só me espanta que perante esta realidade ainda haja pessoas a pôr gente neste desgraçado mundo e votos neste reaccionário centrão".

"Há a cultura, a fé, o amor, a solidariedade. Que será, porém, de Portugal quando deixar de ter dirigentes que acreditem nestes valores?"

"As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, e Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar das cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir".



Natália Correia

Fajã de Baixo, São Miguel, 13 de Setembro de 1923 — Lisboa, 16 de Março de 1993

in "O Botequim da Liberdade", de Fernando Dacosta.

15 comentários:

Anónimo disse...

Os Xusxalista andam mesme com ar de destroçados e derrotados.
Julgavam que o bolo rei tinha brinde em armação mas saiu-lhes a fava.
AH!AH!

Rosa disse...

podem-se rir à vontade, que o nosso líder Serpa vai ganhar â câmara... rectifico, já ganhou a câmara, porque tem a sondagem que lhe dá vitória antes das eleições! O turismo religioso vai-se tornar uma realidade pa todos, tudo agora vai poder desfrutar umas boas missas e boas catequeses! Tá no papo, já são favas contadas!

Feliciano disse...

O Serpa está de parabéns sim senhora, fartou-se de mentir hoje, na rádio algarve fm! isto de andar com o seguro e o vieira da silva valeu a pena, aprendeu a mentir, o problema é que se apanha logo os mentirosos!

1) A sondagem dá-lhe vitoria por maioria absoluta! mentira, dá-lhe o terceiro lugar, derrota histórica!

2) Diz que vai ser muito contido nas despesas, basta olhar para a campanha dele, a mais despesista de todas, comparando com a dos seus adversários!

3) Chama ignorantes a quem o critica pela sua brilhante ideia do turismo religioso! tão ridiculo que não vale a pena comentar... sublinha-se o facto de insultar os municipes que achou estúpido o seu projecto do turismo religioso! É que no concelho de silves não há cá aparições ou milagres, pelo menos até hoje...

4) O bruto do homem queria recorrer numa sentença que a câmara perdeu do caso viga douro, onde há quase 600 mil euros de juros a pagar!? Quando ele próprio reconhece que o caso está perdido? recorrer só por recorrer?! para agravar o buraco financeiro da câmara? para ter mais centenas de mil euros de juros de mora e de despesas com advogados?! Agora percebo melhor porquê é que ele viabilizou a contratação da PLMJ! E depois ainda critica quem se opôs ao seu desvairio... o homem tá louco!

5)diz que só ele se preocupa com os homens do lixo, mas só se lembrou que existiam em vesperas de eleições, e foi vê-los com uma máquina fotográfica! Vergonhoso, aproveitar dos problemas desses trabalhadores para promover-se eleitoralmente! asqueroso, sem dúvidas alguma...

6) Diz que tudo fez para responsabilizar os culpados do Viga Douro, mas só o decisor é que é responsável!!! Mas qual decisor!?? são os decisores políticos? são os funcionários? é o decisor do quê?! O homem não está com a consciência tranquila, então abafa tudo o que é responsabilidade de políticos no caso! É que conforme ele disse, está à 20 anos na câmara!

Anónimo disse...

COISAS DO SABÃO E DO SABONETE !
Não me venhas dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Se na noite de 29 de Setembro o Passos Coelho e o Portas vierem à TV cantar de galo, "pelos portugueses que votaram no PSD/CDS" - e que "tal votação é uma manifestação de apoio dos portugueses às medidas 'de salvação' governo" -, não venhas depois dizer-me que só votaste naquele fulano para a câmara e no beltrano para a junta !

Anónimo disse...

COISAS DO SABÃO E DO SABONETE !
Não me venhas dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Se na noite de 29 de Setembro o Passos Coelho e o Portas vierem à TV cantar de galo, "pelos portugueses que votaram no PSD/CDS" - e que "tal votação é uma manifestação de apoio dos portugueses às medidas 'de salvação' governo" -, não venhas depois dizer-me que só votaste naquele fulano para a câmara e no beltrano para a junta !

Beto disse...

Ah pois é, votar rogério/PSD, é dar um voto confiança nas políticas do actual governo do Passos e do Portas, e votar serpa/PS, é como se estivessemos a pedir ao socrates para voltar a governar... como não sou burro, e já vi que o rogério e o serpa é mais do mesmo, e isto não avana pa melhor, vou votar Rosa Palma/CDU, porque corre por aí o burburinho que tem grandes hipoteses de ganhar, por se tratar de alguém de serio e que tem realmente uma equipa coesa e com projectos para o concelho!

Anónimo disse...

O voto é secreto, Beto, não sejas parvo, ninguém vai nessa conversa...
Diz-lá ao pessoal, para quê tanta insegurança????

Martins disse...

É isso mesmo Beto, vamos lá dar uma oportunidade a pessoas diferentes e sem vícios, para que possam mostrar que têm valor e que melhor do que aqueles que lá estão não é muito dificil!

Jerónimo Sousa disse...

Votar Rosa Palma é votar no regime brutal da Coreia do Norte ou da China. Querem progresso, votem nessa senhora.

Anónimo disse...

No tempo do Viola é que era bom!! Igualdade, igualdade, mas é só para alguns. Deixem os comunas chegar ao poder e vão ver como é que elas mordem!

Matias Félix disse...

Viva os velhos jarretas grudados aos PS e PSD, que nada fizeram de válido para o concelho em 30 anos, a não ser mamar, em função de quem estivesse no poder, e agora mandam para aqui postas de pescada!!! Só um ignorante pode afirmar que a Rosa Palma transforma o concelho de Silves na Coreia do Norte... fascismos é com o Serpa e com a Isabel Soares, seus xupistas! Viola!?? Ui, já lá vai o tempo e esse não vai a eleições! A malta nova mete medo é?! As coisas entram na linha e acaba a mama... tempos pena, cambada de xupistas e de pedintes de favorzinhos! Gente miserável e sem coluna vertebral...

Pravda disse...

Pravda disse...
Cautela com as afirmações!
Pravda=Verdade!!
A CDU=PCP, é uma organização monolítica, têm que obedecer cegamente aos ditames do Partido. A CDU de Silves é: O Mário Godinho, o Analídio e o Jóia, o resto -independentes - não passam de objectos decorativos para a imposição dos interesses do PCP.
O Muro de Berlim, caiu, felizmente!!! e contra a opinião do PCP. Mas infelizmente outros muros se levantaram e outros ainda não foram derrubados pela democracia. Os adoradores das "liberdades" da Coreia do Norte e de Cuba, não são bons exemplos para a nossa terra!!!
ex: em Messines o Intermaché fechou as portas e os empregados -alguns com mais de 20 anos de casa - viram os seus postos de trabalho postos em causa, em risco de despedimento e sem indemnizações!! o que fez o PCP? arregimentou os "seus" sindicatos e com os dirigentes locais à cabeça, toca de fazer manifestações! sem qualquer resultado, claro!! o que fez o PS, com Fernando Serpa à cabeça? reuniu com com entidades responsáveis pelo Intermarché em Portugal e conseguiu que os postos de trabalho fossem preservados, que as instalações em Messines fossem aumentadas e que aumentassem o número de postos de trabalho!!! Eis a diferença!!!! o PS defendeu as pessoas e o seu futuro!!!! A CDU=PCP, defendeu o partido, marimbando-se para as pessoas!!!

Domingo, 22 de Setembro de 2013 às 06:31:00 WEST

Mário Soares disse...

Ó Luís Ricardo, Corre Costas ou Pravda, deixa mas é de dizer parvoíces... Mas tu achas que eu ia votar no teu miserável PS?!? dos interesses instalados? do agenciamento de clientes do Serpa?!? Acorda tótó!

Andas muito, mas mesmo, muito mal informado! A CDU não é o Mário Godinho, o Analídio ou o Joia, a CDU é das pessoas, da malta nova, independente, que não se revê na porcaria da máfia instalada no PS e no PSD! Basta de velhos jarretas como tu, Luís Ricardo, ultrapassados pelo tempo, que andavam aos beijinhos na Isabel Soares, e que depois passaram para o lado da Lisete, em função de interesses próprios e pessoais!

Se tivesses perdido o teu tempo a analisar as listas da CDU, ias perceber que existe uma equipa de grande capacidade técnica por detrás das caras que apontaste! Pessoas que decidiram lutar para o bem do nosso concelho e país e que sabem que as soluções adequadas ao interesse público nunca poderão ser dadas por políticos viciados no poder, como o teu Serpa e o Rogério Pinto!!!

Ó pravda, ganhavas mais em estar calado, do que em debitar asneiras e patequadas! O teu Serpa não fez nada pelo intermaché, a não ser acções sem resultados práticos, no que ele é um grande especialista! perguntem ao tipo que comprou a alicoop que ele diz-te logo o que vale o teu Serpa!!! ah ah ah ah!!!

Pravda disse...

A tal Alicoop, da vigarice do mano da Isabel Soares: José António, que entalou os trabalhadores com avales pessoais: cuja acção sempre foi defendida pelos sindicatos da CGTP/CDU/PCP!!!
O sr Nogueira, o comprador da Alicoop, com a cobertura do PSD e da CDU não queria cumprir o acordado, entregando garantias reais ao BIC/BPN para libertar os trabalhadores enganados. Foi o Fernando Serpa, contra tudo e todos, que os obrigou a cumprir o assinado!!! Hoje os trabalhadores da Alicoop estão livres de encargos!!! e o que fez o PCP/CDU...manifestações para defender o partido e lavar a cara ao sindicato....O Serpa e só ele mais uma vez, defendeu os trabalhadores!!!!

Tó Manel disse...

O Serpa não defendeu ninguém... deixem-se de tretas... o que ele fez foi apenas uma tentativa de aproveitamento político da desgraça dos trabalhadores da Alicoop, o que é vergonhoso! Para a resolução do problema não contribuiu em nada e os trabalhadores e suas familias sabem muito bem disso!

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve