O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Conversa de deputado...

“Com papas e bolos se enganam os tolos” (ou uma história muito mal contada)

Mendes Bota questiona Governo sobre propostas de proprietário de terreno na praia de Armação de Pêra

O deputado social-democrata Mendes Bota perguntou hoje ao Governo se já recebeu alguma proposta do novo proprietário de parte da praia de Armação de Pera para doar o terreno ao Estado ou à autarquia e que contrapartidas estão em causa.

Em declarações à Lusa, Mendes Bota considera que se o Governo firmar algum acordo com o grupo que em dezembro comprou o terreno, no concelho de Silves, esse acordo deverá ser "justo e com contrapartidas que não sejam vitalícias".

Será que o concurso público foi abolido do pensamento dos deputados da Nação?
Em vez de transparência passamos a ter "acordos"?


Numa pergunta dirigida ao Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, o parlamentar algarvio questiona ainda quais as razões pelas quais o Estado não adquiriu o terreno, porque não exerceu o direito de preferência na sua alienação e se ponderou, em algum momento, exercer o direito de expropriação.

Em comunicado, o deputado diz querer igualmente saber se o Governo tenciona favorecer uma confluência de interesses – que reúna entidades estatais, autárquicas e de âmbito local e o novo proprietário -, no sentido de encontrar uma solução global para aquela área.

Em causa está uma parte da Praia Nascente de Armação de Pêra, que vai da Fortaleza até à envolvência da Ribeira de Alcantarilha, um terreno com cerca de 38 mil metros quadrados pertencente desde 1913 à Família Sant’Anna Leite e que foi vendido em dezembro ao grupo alemão que detém a unidade hoteleira Vila Vita, também no concelho de Silves.

O deputado fez uma visita ao local, acompanhado pelos presidentes da Câmara de Silves e da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, e relatou que encontrou um local degradado, com estacionamento desordenado e construções clandestinas.

Mendes Bota disse à Lusa que esta é uma oportunidade única para requalificar aquela zona, que classifica como um "mar de ilegalidades", já que desde o 25 de abril de 1974 começaram a proliferar obras não licenciadas, onde se incluem um campo de futebol, explorações comerciais ilegais e concessões ilegítimas.

"O processo poderia ter seguido outro curso, mas teve este. Aquela zona não pode continuar como está e esta pode ser uma oportunidade para requalificá-la e legalizá-la", referiu, acrescentando que a imagem de qualidade associada ao grupo que comprou o terreno pode ser uma mais-valia para Armação de Pêra.

Contudo, Mendes Bota sublinhou que é necessário salvaguardar o interesse público, nomeadamente, o interesse dos pescadores, que possuem no local cerca de 50 apoios de pesca, da lota, da Docapesca e do posto da Cruz Vermelha, que defende que devem permanecer no local.

O parlamentar sugeriu que o campo de futebol do clube Os Armacenenses possa ser substituído por um parque de estacionamento e espaços verdes, quando estiverem acabadas as obras do novo campo, já previsto para outra zona de Armação de Pêra.

6 comentários:

Anónimo disse...

Afinal a "vaca" da Vila Vita dá de mamar a mais gente!

Anónimo disse...

O Sr. sugeriu um parque de estacionamento???

Mas afinal ele não conhece o plano de
ordenamento da nossa costa é obrigatório lá estar um e público...

Que medo...

Eu acho que devem retirar o barco da rotunda e colocar lá o símbolo da VILA VITA, os maiores beneméritos do País.... kkkkkkk

O povo vai nisto? O pessoal de Armação para além de mansos são parvos, peço desculpa mas isto é anedótico!

Turista indignado!

Anónimo disse...

Sr Turista Indignado, nesta tramóia estão todos metidos os que governam a câmara e a oposição.

Veja o que está a acontecer o PS/Silves desnorteado, e à espera das migalhas da Vila Vita, até já pediu uma assembleia popular em Armação de Pêra.

Corre Costas disse...

Uma assembleia popular? não será uma sessão de Câmara?
A Isabel Soares e o Rogério Pinto é que fazem acordos secretos com o sr Manuel Cabral e o PS é espera por migalhas da negociata?
Não diga asneiras!!

Anónimo disse...

O modus operandi e forma de estar desse Cabral são ascorosos. Vamos ver até quando existirão vozes contra, com o aproximar das eleições e começarem a ser distribuidos os "apoios financeiros".

Anónimo disse...


Este sr. Mendes Bota ou é parvo, ou então quer fazer passar os outros por isso. Viu por ventura relativamente à propriedade e reportando-se a 1913 alguma escritura de compra, habilitação de herdeiros ou escritura de doaçao a favor da familia Santana Leite, que prove ser a zona sua pertença, se não, não faça afirmações sobre matéria que desconhece. De qualquer maneira gostava de saber por onde tem andado o senhor, que só agora reparou que o campo de futebol é uma construção ilegal? Que contribui ao longo dos como deputado pelo Algarve para que Armação tivesse um parque de jogos em condições, e a zona que o sr. refere requalificada. Muitos de Nós ainda não estamos à venda. O senhor deputado está? se assim é pode ficar por Loulé por até ao momento ainda não tinhamos dado pelo sua "existência".

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve