O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O PODER DE CIDADANIA DEVE SER EXERCIDO: HOJE PARTICIPAR É MAIS FÁCIL!

Os cidadãos têm hoje em dia ao seu dispor a plataforma autarquias.org.
Com o autarquias.org os cidadãos podem alertar os municípios para as mais variadas situações, desde de Lixos na via pública, postes de iluminação que não o funcionam, buracos na via pública, equipamento danificado, problemas nos abastecimentos, ou outros tipos de problemas, que muitas das vezes as Câmaras Municipais não tem conhecimento.


Os cidadãos podem acompanhar as respostas das autarquias aos alertas apresentados por outros cidadãos, como também participarem nesses mesmos alertas adicionando comentários.
O autarquias.org permite também a criação de debates por cidadãos que pretendem discutir assuntos que lhes pareçam pertinentes com outros cidadãos e com o próprio município ou questionar a autarquia sobre um assunto do interesse de todo o município., como também a abertura de petições.
Participe neste projecto.Não permita que a Administração Local possa alegar desconhecimento para fundamentar as suas omissões! A exposição pública dos erros e omissões da gestão local é a única via para a sua melhoria e regeneração!

14 comentários:

Pateta disse...

Quando há dinheiro público e uma equipa de Advogados credenciada como a PLMJ para esmagar os armacenences com o apoio de praia e não há dinheiro para um jardim ou um espaço verde em Armação de Pêra, obviamente que reeleger a Sr.ª Soares é persistir na mediocridade...

Punkokas disse...

Para qualquer armacenense, ficou claro que aquela senhora não gosta de Armação de Pêra... fala em obras públicas, como as escolas e os pavilhões, mas com as comparticipações comunitárias, até o mais ancião dos pescadores as fazia, nem precisava de ser doutor... E depois sobre as obras do desconchavo urbanístico que conduziram à degradação e descaracterização em que a vila se encontra, já nada diz. A senhora ainda invoca que criou o plano de pormenor! Pois, mas foram precisos 10 anos no poleiro até esse plano de pormenor aparecer!!! 10 anos a cozinhar interesses dá para ver os benefícios que dele se vão retirar, nesses 10 anos as atrocidades urbanísticas pulverizam-se como cogumelos... BASTA, a Sr.ª Soares já abusou demais da nossa paciência... Tanta asneira deve ser penalizada! Não a queremos na câmara, nem a ela, nem ao filho, nem aos primos, nem aos amigos e amigas, nem às afilhadas, nem às adelinas e aos lambes cús... Esperemos que os municipes das outras freguesias despertem e castiguem a inauguradora de obras não concluidas - vejam o teatro e o castelo, e a pedonalização vai ser igual, mas os rascassos e as pirocas do mar vão voar nesse dia...

Cláudio Ramos disse...

A Dr.ª Soares até veio ao Carnaval de Armação, mascarada de marco de correio! as figuras ridículas que os anos de eleições não obrigam os políticos a fazer.

Janita disse...

No mega jantar da recandidatura da Isabel Soares a surpresa foi o discurso da senhora. Óscar Wilde se fosse vivo e se tivesse ouvido Isabel Soares naquela noite jamais teria escrito que “Para se ser popular é preciso ser-se uma mediocridade”. Que eloquência, que brilhantismo, que rigor, que transparência, que verdade!

Li o seu discurso, aliás como sempre, e do que gostei mais foi a passagem -“SEMPRE PAUTEI A MINHA ACTUAÇÃO PELO RIGOR EM RELAÇÃO AO DINHEIRO E AOS BENS PÚBLICOS. E FRISO COM A MAIOR VEEMÊNCIA!" - Pergunto eu? Então e o CASO VIGA D´OURO e as PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS DE MALTA DA CONFIANÇA PARA DESENRASCAR ASSUNTOS COMPLICADOS, como é que é??!?

Para algo semelhante a isto escreveu Thomas Fuller “Quem não tem vergonha não tem consciência”, ou então como diria Camilo Castelo Branco “Onde morre a vergonha nascem os expedientes desonrosos”.

Mas o mais marcante do discurso de Isabel Soares –“Fizemos mais obras em 12 anos, do que as que foram feitas durante os 23 anos de governação comunista e socialista de Silves!”-. Adiantou depois a senhora que “Obrou” tanto, tanto, que lhe era impossível estar a enumerar tudo aquilo que “obrou”, pois corriam o risco de ainda hoje a estarem ali a ouvir sobre o que tinha “obrado”. Lamentavelmente, esqueceu-se de dizer que daqui a outros tantos 12 anos ou mais o Concelho ainda estará a pagar tudo aquilo que a senhora “obrou” e que o futuro do Município estará hipotecado; mais grave ainda, esqueceu-se de esclarecer como vai pagar aos bancos as dívidas provocadas por aquilo que “obrou”, se a prazos imediatos, curtos, médios ou longos, uma vez que já neste momento não tem dinheiro para mandar rezar um cego; excluindo os outros empréstimos à banca (factorings e acordos de pagamento), como vai pagar à Caixa Geral de Depósitos os 2 milhões de euros anuais durante 5 anos, que é quanto vai custar o empréstimo dos 9 milhões agora contraídos? vai aumentar as taxas que existem e inventar outras ? vai alienar património? vai despedir mais de metade dos funcionários (que até estão a mais e não fazem falta nenhuma)? O que vai fazer?

Também se esqueceu de dizer que vai limpar muito em breve (ainda muito antes das eleições, como era de prever) a dívida a fornecedores e empreiteiros? ou sabia que o seu companheiro Santana Lopes depois iria desmontar toda essa artimanha de transferência de dívidas como o fez na televisão ontem com António Costa?

Lamentavelmente, também se esqueceu de dizer que quando ganhou as eleições em 1997 José Viola lhe deixou uma dívida de 400 mil contos (2 milhões de euros) e que hoje deve cerca de 30 milhões de euros (15 milhões de contos).
Lamentavelmente ainda se esqueceu de dizer que mais de metade do Concelho vive dependendo directa ou indirectamente da Câmara Municipal e que as receitas do município têm vindo a decair vertiginosamente...

adelina capelo disse...

Ao ler estes comentários verifico que existem ainda algumas pessoas que não tem vergonha na cara.
Na falta de ideias e de projectos só sabem dizer mal de tudo e de todos.
Quem lá ver os espertos que as obras que foram feitas em Armação assim como por todo o concelho de Silves caíram do Céu.
Fundo Comunitários existem desde 1989, existem é pessoas com capacidade empreendedora e outros que o que sabem fazer é dizer mal dos outros.
Mas no dia 11 de Outubro vamos ver como é!

Anónimo disse...

Adelina,

Queria-te ver a defender Isabel Soares se não estivesses a defender o "tacho" da tua filha.

Isabel Soares já está fora de prazo, já fez o que tinha a fazer, venha o próximo.

Artur o Terrível

adelina pelo no cú disse...

é mesmo discurso de porca, não tem outro nome

Toninho disse...

Espero é que a D. Adelina não se engane, deve estar bastante preocupada, nomeadamente na estratégia que diga-se de passagem até tem pegado de que não há alternativa!!!

Ou votam na mesma ***** ou então ficamos na penuria, sem festas nem beijinhos e abraços, que é disso que o povo gosta. Não podemos dizer que nada foi feito, também era melhor, resta saber é se se pode aproveitar o que foi feito para o futuro.

Polidesportivos em Messines e agora Pêra que não têm as medidas regulamentares para a prática de actividades desportiva, esclareça D. Adelina se o Vice presidente não é Professor de Ed. Fisica, penso eu licenciado...

Não deveria o Sr. saber as medidas regulamentares dos campos???

Enquanto o Fernando Santiago sorrateiramente faz campanha contra os Amigos de Armação, sabe-se lá porquê!!!
A Sra. Presidente que ontem foi apanhar ar á Fortaleza, ao que parece nem uma rifinha foi comprar...

Campanha a quanto obrigas!!!

Bitoque disse...

A Soares e o seu staff de bajuladores, que inclui o Adelina Capelo, são uns medíocres... Tomara que os ventos da mudança se imponham nas próximas eleições, para escurraçar todos os mamões...

Tintim disse...

A Câmara de Olhão foi condenada pelo Tribunal Administrativo de Loulé a deixar os membros da associação cívica «Somos Olhão!» (SO!) aceder aos documentos cuja consulta requereram e lhes foi recusada. Ao mesmo tempo, o presidente da autarquia Francisco Leal foi condenado a pagar uma multa e considerado litigante «de má fé».

A associação olhanense, pela mão de alguns dos seus membros, entrepôs uma acção em tribunal, por não ter tido resposta ao pedido de consulta de «documentos públicos» da autarquia.

Em causa estão processos de diferentes departamentos da Câmara, planos de ordenamento e outros. Desde há muito que a SO! acusa Francisco Leal de a impedir de aceder a informação

Segundo afirmou Raul Coelho ao «barlavento», o Tribunal Administrativo de Loulé deu razão à SO! «em todas as queixas» apresentadas. Na sentença que o Tribunal Administrativo de Loulé proferiu, pode ler-se que o pedido de intimação feito pela SO! foi aprovado e que a Câmara de Olhão terá de responder às várias solicitações que lhe foram feitas «no prazo de 20 dias».

Caso não o faça, «pode incorrer em responsabilidade civil, disciplinar ou criminal e ser-lhe aplicada sanção pecuniária compensatória».

Ao mesmo tempo, o presidente da autarquia, que a «Somos Olhão!» acusou de ter agido de má fé, foi condenado ao pagamento de três unidades de conta.

A sentença considerava «verificada a litigância de má fé» por o executivo ter ocultado do tribunal o facto de ter recebido um parecer da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) que recomendava que facultasse à associação a informação pedida.

Os documentos que foram alvo de solicitação por parte da SO! e que a CADA considerou que poderiam ser consultados são relativos aos processos de edificações «em Moncarapacho, de um familiar do respectivo presidente da Junta de Freguesia», «em Quelfes, Monte Caeiro, do destacado dirigente político local Alberto Almeida» e «em Pechão, nas Areias, do principal sócio da empresa Barra e principal empreiteiro dos trabalhos de alcatroamento no concelho».

Também foram pedidos esclarecimentos sobre «a atribuição de 360 mil euros a um clube desportivo».

Pessoal, e que tal irmos à Câmara de Silves pedir à nossa simpatica Presidente uma cópia das facturas dos honorários da PLMJ no processo do apoio de praia?!?

Anónimo disse...

Ai, se os meus olhos contassem.....
Má fé em Silves,má que gêto?
Má fé só im Olhão.
O Xico é d'Olhão, mas vê pouco.

Anónimo disse...

Dona Adelina,
Se algumas pessoas não têm vergonha é porque assimilam na perfeição os bons exemplos recebidos dos seus líderes.
Bons e substânciais exemplos não faltam, não lhe parece.
A SENHORA é a verdadeira imagem do que se passa.
A SENHORA sabe o que é ter vergonha?

João da Ega disse...

Pessoal, não devíamos perder tempo a comentar os comentários da marioneta da Adelina, sim, porque ela não passa disso, uma marioneta destacada para bajular a sua madrinha e simultaneamente dispersar a nossa atenção do essencial, a péssimo serviço público prestado pela Sr.ª Soares em Armação de Pêra:

1)Ordenamento Urbanístico inexistente, onde qualquer espaço livre vale para edificar prédios e mais prédios! Espaços Verdes nem vê-los! Tudo isto faz de Armação de Pêra o exemplo paradigmático, dado em qualquer aula de urbanismo, de uma aberração urbanística, potenciada ao máximo pela nossa especialista em geografia e planeamento...

2)Um grande advento: Edificar no Areal da Baía de Armação de Pêra um apoio de praia!!! A Sr.ª está muito orgulhosa, basta ler a resolução fundamentada que apresentou em Loulé.

3)Entrega de Espaços Públicos a particulares sem concursos públicos e à borlix...

4)Esgotos a evacuarem para rua, o que em pleno Verão adocica o ar que se respira, digno de terceiro mundo! A isto chama-se potenciar a qualidade de vida de armacenenses e turistas. Com mais um mandato da Sr.ª Soares, superamos o Terceiro Mundo... Não esquecendo o esgoto a céu aberto na Praia do Olival...

5) Lixo e mais lixo e lixo por cima de lixo, lixo em todo o lado! Respeito os funcionários da câmara e da junta que fazem o seu melhor, mas eles mereciam mais respeito da Sr.ª soares que não lhes dá melhores condições de trabalho, talvez porque não sejam da familia da Adelina ou do partido, por isso não mereçam. Mas as principais vitimas, são uma vez mais os municipes que pagam taxas e taxas e mais taxas atrás de taxas e levam com o lixo todo na cara! Graças à Sr. soares vamos importar aterros e lixeiras da Indía para a nossa vila...

6)Pedonalização da vila gerida de uma maneira muito amadora por parte da Sr.ª Soares, em epoca de Verão, que fez com que muitos turistas estrangeiros não viessem a Armação de Pêra, prejudicando os comerciantes que pagam taxas e sobrevivem do turismo...

7)A Pedonalização é bem bonita, mas descendo para o interior da vila, vemos ruas com buracos, calçadas com burados onde a nossa terceira idade está farta de cair no chão! Haja mais respeito, era suposto nivelar a nossa vila com o resto da Europa, não com o terceiro mundo...

8) Não há bibliotecas em Armação, não há piscinas em Armação, não há campos de basquete, ténis, ringues de futebol, mesas de pingue pongue, públicos, em Armação... Mas, afinal de contas o que é que há em Armação de Pêra para que um turista ou um jovem da vila, que esteja farto de praia e de ver betão, possa fazer?!? Não há nada... Em dez anos de mandato, a Sr.ª Soares pode afirmar em uníssono connosco, que nesta matéria e nesta vila, não há nada...

Com mais respeito pelos cidadãos e pelos armacenenses, não te candidatavas nem tu Santiago, nem a tua Chefe Soares...

Zequinha disse...

Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada...

Quando se come sempre muito e bem, fica-se agarrado ao poleiro e faz-se tudo para não sair de lá...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve