O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

EM POLITICA, O QUE PARECE... É! (Oliveira Salazar)


Diário da República nº 255 de 6 de Novembro 2008

O Diário da República, chato de ler, em letra miudinha, esconde muitas vezes aquilo que visa expor a toda a gente e por isso mesmo a lei obriga a ser público.
Tem mesmo de ser um jornal que não motive a sua leitura. Caso contrário, se fosse um diário de leitura fácil e comunicação eficiente, uma boa parte dos males desta República, seriam do conhecimento geral e, nessas circunstâncias, “outro galo cantaria”, porquanto, habitualmente, o “Rei vai nu”...

Na verdade o DR existe para que sejam públicas as leis, regulamentos, concursos e outras publicações obrigatórias. Isto é, para que se cumpra uma obrigação dos eleitos que é aquela de comunicarem a todos, mediante instrumento de fácil e generalizado acesso, o que decidem em nossa representação e como gerem a coisa pública.

Isto é, havendo um instrumento que visa a transparência, apesar de não a prosseguir, a transparência na administração existe!

Como diria António de Oliveira Salazar:” Em politica, o que parece...é!

EXEMPLO 1

No aviso nº 11 466/2008 (2ª Série), declara-se aberto concurso no I.P.J. para um cargo de "ASSESSOR", cujo vencimento anda à roda de 3500 EUR (700 contos). Na alínea 7:...
"Método de selecção a utilizar é o concurso de prova pública que consiste na ... Apreciação e discussão do currículo profissional do candidato."

EXEMPLO 2

No aviso simples da pág. 26922, a Câmara Municipal de Lisboa lança concurso externo de ingresso para COVEIRO, cujo vencimento anda à roda de 450EUR (90 contos) mensais.

Método de selecção:

Prova de conhecimentos globais de natureza teórica e escrita com a duração de 90 minutos. A prova consiste no seguinte:

1. - Direitos e Deveres da Função Pública e Deontologia Profissional;
2. - Regime de Férias, Faltas e Licenças;
3. - Estatuto Disciplinar dos Funcionários Públicos.

Depois vem a prova de conhecimentos técnicos: Inumações, cremações, exumações, trasladações, ossários, jazigos, columbários ou cendrários.
Por fim, o homem tem que perceber de transporte e remoção de restos mortais.
Os cemitérios fornecem documentação para estudo. Para rematar, se o candidato tiver:

- A escolaridade obrigatória somará + 16 valores;
- O 11º ano de escolaridade somará + 18 valores;
- O 12º ano de escolaridade somará + 20 valores.

No final haverá um exame médico para aferimento das capacidades físicas e psíquicas do candidato.

ISTO TUDO PARA UM VENCIMENTO DE 450 EUROS MENSAIS!

Enquanto o outro, com 3.500!!! Só precisa de uma cunha.

POR ESTAS E POR OUTRAS, É QUE EXISTEM COVEIROS CULTOS E ASSESSORES INCOMPETENTES.

POR ESTAS E POR OUTRAS É QUE O 25 DE ABRIL CONTINUA COM MUITO POR REALIZAR.

(Recebido por e-mail)

8 comentários:

Anónimo disse...

Sabelinha

Até parece cópia dos concursos que fazes na câmara.
Moça resolve o problema do apoio de praia ou ainda vais perder as eleições.
Olha o ditado vão-se os anéis mas fiquem os dedos.
Fala a bem com moços do apoio de praia e és capaz de resolver as coisas.
Não tem perdão quem te meteu nestea alhada, corre com ele....

Anónimo disse...

Presidente da Câmara de Silves diz que obras não devem parar sete dias depois de assinar ofício a estipular o contrário
Edil contradiz despacho
"Disse que as obras não tinham de parar e não pararam". A presidente da Câmara de Silves, Isabel Soares, admite ter respondido assim à vereação quando interpelada sobre a construção polémica de um apoio de praia em Armação de Pêra, no passado dia 20. Sete dias antes tinha assinado um despacho a determinar a paragem das obras.




O despacho coincide com a data em que o tribunal administrativo de Loulé decidiu suspender a obra, ao abrigo de uma providência cautelar interposta pela Associação Amigos de Armação. Isabel Soares não soube explicar a contradição, mas garantiu que o apoio vai ser transferido em 2010 para a Praia dos Pescadores. E a obra continua

Anónimo disse...

What a pity!
What a coherence!

amigo do coração disse...

Isabelinha
Só te metes em trapalhadas.
Num dia dizes uma coisa no dia seguinte já dizes o contrário.
Com a desistência do homem já te via outra vez presidente, o povo já se esqueceu da Viga d ouro, as obras em Armação começaram, até parecia que as coisas te estavam a correr de feição.
Agora com a embrulhada do apoio de praia, já estou a ver outra no teu lugar.

Miga, Armação sempre votou em ti manda aquilo a baixo e és aclamada, continua com a asneira e vais desta para melhor.

Anónimo disse...

Maiores descidas verificadas no Carvoeiro e Armação de Pêra

Algarve: Ocupação hoteleira caiu 13,4% em Maio
A AHETA, Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, informou esta sexta-feira que a taxa de ocupação hoteleira no Algarve diminuiu 13,4 por cento no mês de Maio, relativamente a igual período em 2008.


A mesma fonte refere que o valor da ocupação média por quarto registado em Maio foi de 56,6 por cento, enquanto no mesmo mês do ano passado chegou aos 70 por cento.

A AHETA indicou que as maiores descidas verificaram-se na zona do Carvoeiro e Armação de Pêra, onde a ocupação caiu 31 por cento, na de Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago, com uma descida de 25,6 por cento, e na de Lagos e Sagres, onde se registou uma quebra de 14,2 por cento.

A associação sublinhou que a única subida ocorreu em Tavira, com a ocupação a aumentar 15 por cento.

A zona que registou a maior ocupação hoteleira do Algarve foi Monte Gordo e Vila Real de Santo António, com o valor de 67,1 por cento, e a mais baixa verificou-se em Faro e Olhão, com 47,2 por cento.

Quanto às categorias dos hotéis, as quebras registadas foram de 38,8 por cento nos de cinco estrelas, de 13 nos de quatro e de 15 nos de três estrelas.

Os que mais dormem nos hotéis algarvios são os britânicos, tendo representado 48 por cento das dormidas totais da região em Maio, seguidos dos portugueses com 13 por cento e dos irlandeses com 9,9 por cento.

adelina capelo disse...

Começou hoje a desenhar-se a grande vitória que vai acontecer em Outubro para a Dr.ª Isabel Soares.

Anónimo disse...

A competência, a seriedade e a honestidade intelectuel da Drª. Manuela Ferreira Leite conduziram a esta grande vitória a nível nacional.
A nível local..???.....??? a ver vamos.

Joaquim Santos disse...

Exª Senhores

Gostei do comentário apenas quero dizer que acredito mais num coveiro pelo menos teve de se esforçar e só por isso merece toda a consideração.
Em relação ao assessor pois basta ver as leis que temo se fossem elaboradas por coveiros e outros similares não tinhas mos as rectificações e alterações.

Com os melhores cumprimentos

Joaquim Santos

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve