O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sábado, 30 de dezembro de 2006

Corredores da política concelhia na blogesfera

Caro Concidadão e Snr Carneiro Jacinto, Temos acompanhado atentamente o seu blog (http://servirsilves.blogs.sapo.pt/) e, sobre algumas das intervenções gostaria de dar a nossa opinião. Começo pelos comentários a “Nove belas sugestões”: Percorre algumas das intervenções anónimas, o “Português no seu melhor”, na faceta comum do insulto puro e duro e muito provavelmente sem qualquer fundamento, em resultado de uma vertigem de acidez que historicamente é explicável pela produção dos ácidos estomacais em excesso relativamente ao volume de alimentos que tem para digerir. Numa palavra a pobreza! A pobreza que começou por ser essencialmente material, a qual por ter sido sistémica integrou o espiritual. No nosso entender, permita-nos a sugestão, não deverá: premiar o insulto com a condescendência da resposta! Ironicamente, ainda sugerimos que crie um espaço no seu blog para insultos, uma vez que estes, não carecendo de uma atenção especial, carecem no entanto de um tratamento adequado e, em época de separação dos lixos, será bom dar o exemplo. Quantas gerações serão necessárias para a aquisição, mais ou menos generalizada, da consciência cívica, da elevação da intervenção na coisa pública, da relevância da participação? Por outro lado, não apreciámos parte do conteúdo da sua última postagem! Achámos redutor e simplista o raciocínio expresso quanto ao facto da Presidente se ter socorrido de advogados de Lisboa para a assistirem no caso Viga D’Ouro, colocando como contraponto o dever de ter optado pelos juristas da CMS. Será que o meu concidadão Carneiro Jacinto quando tem uma gripe consulta ou serve-se dos préstimos de um ortopedista? Este, perdoe-nos a franqueza, é o tipo de intervenção politica que, não sendo um “chavão da propaganda politica nacional”, é, sem duvida um familiar muito próximo. Na verdade, a credibilidade da alternativa, conquista-se, permita-nos, com elevação. Caso contrário estará a concorrer no mesmo campeonato! Se calhar, permita-nos uma vez mais, com todo o respeito, seria melhor averiguar se deverá ser o erário público que terá suportar os custos de defesa da Senhora Presidente, sabendo-se que a responsabilidade criminal é individual! Quanto à restante matéria de despesas, mordomias, despesas de gabinete e avenças várias, estamos consigo, mas, perdoe-nos novamente, só depois de as revelar tornando-as públicas. A um jornalista será despiciendo dizer que um politico deve fazer afirmações fundadas. E divulgar opinião contundente sem exibir os fundamentos apesar de provavelmente os ter será de jornalista, não de quem quer alterar/melhorar a prática politica. Quando lhe falámos da “caça às bruxas”, defendíamos o primado do estado de direito com o respeito absoluto pelos direitos individuais os quais não podem ser ameaçados em função de uma qualquer espúria conjuntura politica, exactamente como no massacre social/cultural do MacCarthismo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Neste País vem sendo hábito sermos todos nós a pagar as asneiras que os políticos fazem. Pelo que não é de estranhar que seja o erário público a suportar as custas do processo da Srª Presidente da Câmara.
O recurso a advogados externos só vêm reforçar a minha ideia de que funcionário público é incompetente.

Manuel Ramos disse...

Duas achegas: em primeiro lugar a correcção ao título (blogesfera soa mal); depois para dizer que o recurso ao gabinete de advogados externo (tb.de maioria PSD) serviu (pelo menos) para duas situações muito específicas de que tenho conhecimento fundamentado. Saber se era possível parar com os pagamentos à firma Viga d'Ouro (parecer negativo, já que se encontravam já em cessão de crédito com o BCP,vulgo, factoring); formalizar (investigar?)o processo de queixa-crime contra desconhecidos por quebra de dever de sigilo quanto ao processo de inquérito relativo às obras mantidas com essa empresa.
Quanto aos pormenores da relação contratual com esta empresa, aguardam-se informações. Diga-se aliás que para além deste escritório de advogados, do Gabinete Jurídico e do Dr. João Aires, trabalha ainda para a autarquia o escritório do Dr. Bentinho (Lisboa).Tudo somado, a autarquia dispende mais em acompanhamento jurídico do que em habitação social no concelho ou em muitas outras rubricas de primordial importância...!

Eu Participo! disse...

Muito obrigado pela sugestão quanto à alusão no titulo da secção à blogsfera!
Lamentamos que rubricas orçamentais como a habitação social tenham dotações inferiores à assistência juridica!
Será que os custos com a mesma são exagerados, isto é, para além do necessário, ou a habitação social não é, decididamente uma das prioridade desta gestão autárquica?
Seria, porventura útil esclarecer!

Anónimo disse...

Ao senhor Carneiro Jacinto, ao Leitor Atento e a JJJ de A.Pera.
Li com atenção o que escreveram sobre denunciar o que se passa na Câmara Municipal de Silves e queria dizer aos três o seguinte:
Apenas com as pessoas que o rodeiam e que estão mais perto de si, senhor Carneiro Jacinto, não leva a água ao seu moinho. Veja bem com quem anda metido, quem o avisa…
O Leitor Atento devia ensinar ao senhor Carneiro Jacinto qual a melhor forma de obter informações para ele denunciar.
Concordo com JJJ de A.Pera ao dizer que a credibilidade da alternativa, conquista-se, com elevação. Sobre a “caça ás bruxas”…,etc, o senhor(a) só poderá tecer considerações; 1º se soubesse, no caso concreto da Câmara de Silves, quem são “as bruxas”; 2º como é alimentado o “sistema”, leia-se o eleitorado, os votos de Isabel Soares; 3º na Câmara de Silves “os direitos individuais”, só existem para pouco mais de meia dúzia.

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que o "sistema" é alimentado com subsidos, e assim se vai conseguindo um voto nesta colectividade outro na misericórdia etc, etc....

Anónimo disse...

Os "Porta vozes" e outros desempregados da política Nacional quando caiem em desgraça, escolhem sempre umas eleições locais para se "lavarem" fazerem um frete às direcções dos partidos, para depois arranjarem um novo "taxo".

Anónimo disse...

Os tentáculos do Polvo sempre foram difíceis de eliminar. Só com uma política muito radical. Anda para aí muito falso amigo, dando palmadinhas nas costas à espera do momento para "atacar" ...

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve