O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

domingo, 17 de abril de 2011

A saga dos lixos não nos abandona....nem o seu efeito!

Luis Ricardo Patrício, militantemente, remeteu-nos esta carta, reclamação de um cidadão amigo de Armação, por si recebida.

A questão suscitada constitui um lugar comum nas impressões do turista que nos visita. Constitui também um lugar comum no resultado da negligência com que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal “zelam” pela praia, pela Vila, pelo destino turístico e pela economia da Vila.


Motiva esta realidade também uma palavra para os donos dos animais que se passeiam pela praia e pela Vila.

O amor que muitos cidadãos evidenciam pelos animais é estimável, mas a desconsideração a que votam os demais cidadãos, instituições administrativas, que suportam com os seus impostos e dos demais, a quem, com o seu comportamento anti higiénico e anti social, sobrecarregam com trabalho suplementar de limpeza, é desprezível.


Acusar a Junta de Freguesia e a Câmara de Silves é imprescindível e justo, pois a sua conduta é useira e vezeira pelos caminhos da irresponsabilidade de manter a sua incompetência à vista de todos.


Mas, não será por isso que deverá deixar de ser objecto de acusação, a conduta displicente dos donos dos animais.

Não se justificará, no interesse da eficiência e dos custos das incumbências da Junta e Câmara, desencadear uma campanha de sensibilização dos donos de animais para apanharem os dejectos que os seus animais deixam na via pública ou na praia?

Se não souberem como fazer, por não se tratar de uma campanha eleitoral, contactem as mesmas agencias publicitárias que elas fá-lo-ão com todo o prazer, certamente!


Eis a justificada reclamação:

Boa Tarde a todos,


Mais uma Páscoa se aproxima e com ela as férias tão desejadas por muitos, incluindo os comerciantes expectantes com a possibilidade de poder vir a ter uma facturação adicional que permita continuar com os estabelecimentos abertos e cumprir para com os seus compromissos.


Num momento de crise todos os esforços são poucos para tentar atrair pessoas a cada uma das muitas cidades do Algarve que disputam pela presença destes forasteiros que muito ou pouco sempre deixam algum dinheiro.

Albufeira embeleza os seus jardins, Portimão promove-se com campanhas de marketing impares e nós........

Este fim de semana levei os meus filhos à praia de Armação de Pêra e a verdade é que, não recorrendo a nenhum exagero, desde o passeio, na zona onde estacionei o carro, as ruas, o passadiço da praia e a própria areia da praia, encontrei dejectos de cão (muitos mesmo), fraldas, pensos, garrafas, baldes de lixo cheios......etc. ...

Ao confrontar algumas pessoas locais, disseram-me que a responsabilidade é da Junta de Freguesia.....é da Marinha....é da senhora (Qual senhora???) ....o certo é que é "MERDA" por todo o lado. E ver os miúdos brincar com canas e cócó de cão não é dos melhores cenários de ver garanto-lhes.

Junto algumas fotos.


Conclui que "nós" em Armação de Pêra não precisamos de promover, de nos embelezar, de vestir a melhor roupa para receber as visitas, porque elas bem ou mal tem que vir para aqui porque já cá compraram casa.

Boa, continuem assim, é esse o caminho.


Certamente que todos tem uma boa desculpa, ou porque ainda não é verão, ou porque estamos em crise, ou porque a junta tem a carrinha avariada......Não se esqueçam é que nos concelhos vizinhos também existe a crise e no entanto já estão todos prontos para receber visitas e proporcionar umas boas férias.


Tenho uma casa de férias em Armação de Pêra há 10 anos e para cá venho há 20 anos. Hoje, eu e a minha mulher, decidimos colocar a nossa casa à venda.

João Filipe

Almada

5 comentários:

Anónimo disse...

No inicio da época balnear a CMS e a Junta de Armação procede à limpeza da praia como todos sabem e o Sr Luís também devia saber pois faz parte da assembleia de freguesia.
Que interesse tem em levantar este assunto nesta altura?

Ricardo Cabrita disse...

Creio que a praia e a via pública são sítios de acesso público 365 dias por anos, logo não serà esperar pela época balnear para os limpar... Todos os invernos há sempre "aqueles" dias em que se pode dar um passeio na praia e não serà certamente agradàvel esta situação... Você só limpa a sua casa quando recebe visitas?

Luís Ricardo disse...

Senhor anónimo o interesse em levantar o assunto será desta e em qualquer altura. A praia é um local público que deve ser preservado e permanentemente limpo. Isto é tarefa dos órgãos autárquicos, dos cidadãos e sobretudo da pedagogia da cidadania na defesa, limpeza e dignificação da "nossa Praia de Armação de Pêra"
É ridícula essa da não mexer na merda agora e só o fazer quando há muito gente!! para além de hipocrisia é de tacanhez mental.

Anónimo disse...

Armação de Pêra só tem a praia e esta devia estar limpa o ano todo, até porque durante o ano todo se vê pessoas a passear na praia e por vezes também tomam banho fora dessa época balnear....Como sabem não é só a CMS e a Junta que têm de tratar do lixo. Nós todos temos o dever de não sujar qualquer que seja o local.Se por acaso tiver cãozinho começe a apanhar a sua merda, porque é apenas uma questão de hábito, a sério.Se tiver bebés não jogue as fraldas para o chão, nem deixe pensos higiénicos nas rochas, assim como também não deve cagar nestes sitios, mas isso eu já compreendo porque casas de banho publicas ainda não existem nesta vila...Se vier para Armação e for dar uma volta, traga sempre um saco suplente para o seu lixo e tome atenção onde depois coloca esse lixo.

Anónimo disse...

CASA DE BANHOS PUBLICAS EXISTEM NA LOTA. MAS...........QUEM LA ESTÁ NAO AS LIMPA NEM LHES DÁ A MANUTENÇAO NECESSARIA . SÓ SABE É AUMENTAR A ESPLANADA E OCUPAR CADA VEZ MAIS. E O QUE ERA DUCHES AGORA É ARRECADAÇAO DO SENHOR QUE LA ESTÁ.QUANTO AO LIXO CADA UM TEMOS O DIREITO DE APANHAR O NOSSO PROPRIO LIXO ,ASSIM NOSSA PRAIA ESTARIA BEM MELHOR.

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve